Agência Financiadora: Sarah Rossetti Machado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA Sinalizando a Saúde para Todos HIV/AIDS e pessoas com deficiência Rio de janeiro, 2005 Objetivo Geral Contribuir para a construção de kit com.
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Pesquisa Pesquisar Pesquisador
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Psicologia Institucional – Definições preliminares
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Currículo e Formação Docente
PRODUÇÃO RESENHA.
Naturalismo O discurso.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Daniela Leandro Rezende
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Valeria de Oliveiras Silva Margareth de Oliveira Olegário
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: saberes docentes e formação continuada A modalidade educacional que emerge com a cibercultura, a educação.
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Crítica da razão indolente: contra o despedício da experiência
METODOLOGIA DA PESQUISA
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Institucionalidade (s) da avaliação de políticas e programas públicos Lea Carvalho Rodrigues (UFC)
GÊNERO.
Vinte anos de políticas públicas
Conversando sobre Formação Integral.
Estrutura, estratificação e desigualdades sociais
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa.
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Práticas Investigativas
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Objeto e objetivos A “Quinta Universitária” foi criada por um dos donos dos bares da Praça João Pessoa. Teve como objetivo reunir pessoas para se divertir,
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
Política Educacional Brasileira
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ IV REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA XIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE JUVENTUDE INDÍGENA: ETNOGRAFANDO A ORGANIZAÇÃO.
Teorias do texto: discurso, enunciação, texto
Universidade Salvador - UNIFACS 4ª Jornada UNIFACS de Iniciação Científica - 4 ª JUIC Salvador, 18 a 20 de Outubro de Métricas para análise de complexidade.
Cidadania deliberativa como pressuposto da gestão social
Luiz Sanches Neto Leandro Pedro de Oliveira Luciano Nascimento Corsino
Escrita e Práticas Comunicativas
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Comunicação Científica
Introdução O objetivo da divulgação é buscar eficácia e funcionalidade na difusão do conhecimento para seu público interno e externo à universidade e,
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto V: Elementos Pós-Textuais Manual de Monografia.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
Filosofia / sociologia.  Discussão atual...  Biologia/genética define completamente ou adequadamente o gênero do indivíduo?
DIÁLOGOS ENTRE A FILOSOFIA E O CINEMA: O CINEMA COMO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leila Rosa Disciplina: Filosofia_ Conteúdo: Filosofia da arte (Estética)
Transcrição da apresentação:

Agência Financiadora: Sarah Rossetti Machado A emergência do “sadomasoquismo erótico”: literatura, discursos de legitimação, direitos sexuais e convenções sociais sobre gênero e sexualidade no Brasil da abertura Agência Financiadora: Sarah Rossetti Machado (email: sarah_rossetti@yahoo.com.br) Orientador: Profª. Drª. Regina Facchini INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS Pagu – Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp Objeto e objetivos: Este trabalho tem como objetivo a análise da relação entre ideários igualitários e as propostas de liberação sexual presentes entre praticantes e divulgadores de “fetiches” e de “sadomasoquismo erótico” nos anos 1970 e 1980, identificando as convenções de gênero, sexualidade, hierarquia e igualitarismo presentes em livros de conteúdo erótico produzidos no período, sendo eles: Tormentos Deliciosos (s/d), A Vênus de Cetim (1986), ambos de Wilma Azevedo e Manual do Podólatra Amador (1986) de Glauco Mattoso. Pretende também analisar, ainda que de maneira preliminar, a presença de discursos legitimadores associados a práticas eróticas relacionadas à erotização de hierarquias na produção textual citada, bem como discutir a relação entre esses discursos legitimadores e as classificações médicas e psiquiátricas. Metodologia: Esta pesquisa fez uso de técnicas qualitativas, integrando: 1) análise das convenções, categorias e do uso de categorias presentes em três livros brasileiros que tematizam “sadomasoquismo erótico”, publicados entre o final dos anos 1970 e meados da década seguinte; 2) análise de depoimentos e de material escrito/audiovisual disponibilizado na internet com praticantes/divulgadores de “sadomasoquismo erótico” e fetichistas que já se identificavam como tal no período analisado; 3) análise de discursos de legitimação nos livros pesquisados e seu diálogo com a produção de conhecimento no campo científico, especialmente com a sexologia e com a psiquiatria. Resultados e conclusão: A apropriação com sentido erótico da categoria sadomasoquismo tem se feito presente no Brasil desde pelo menos meados da década de 1980. Num primeiro momento, isso se dá por meio da produção de literatura erótica e pela comunicação entre praticantes através de revistas e classificados eróticos. Wilma Azevedo, autora de “A Vênus de Cetim” (1986) e de “Tormentos Deliciosos” (s/d), publicou seus escritos inicialmente em revistas eróticas e depois os compilou em livros produzidos a baixo custo. É considerada precursora/difusora do chamado sadomasoquismo erótico, pois ao tomar contato com praticantes que se comunicavam via classificados eróticos de revistas e jornais, passou a produzir escritos ficcionais que davam voz às fantasias e práticas dos integrantes desse meio. O livro “Manual do Podólatra Amador” (1986), de Glauco Mattoso, é um relato autobiográfico que incorpora referências literárias relativas ao fetiche por pés. Glauco é mais conhecido por sua produção como poeta e por ter participado de publicações alternativas no período da abertura, como o Lampião e o Pasquim. Os resultados preliminares dessa pesquisa indicaram a existência de uma relação entre praticantes/divulgadores do sadomasoquismo erótico e atores sociais envolvidos na luta contra a ditadura no Brasil e por liberação sexual. Nomes como Leila e Marcelo Liberalli, João Silvério Trevisan, Aguinaldo Silva, Peter Fry, Jean- Claude Bernardet, Henfil, entre outros, aparecem no livro de Glauco Mattoso associados aos jornais da imprensa nanica, ao movimento guei e ao grupo Somos e suas atividades. Nos livros de Wilma Azevedo, o cartunista Henfil aparece como o primeiro homem público a assumir a posição de masoquista no Brasil e dessa maneira ajuda muitos homens a se “libertarem do peso de ser Masoquista”. Esses dados revelam pontos de uma rede mobilizada nos livros e trajetórias dos autores e indicam algumas articulações dessa rede com grupos ativistas do Brasil e do exterior, produtores de artes e de literatura, não necessariamente relacionada ao campo do erótico, além de dialogar fortemente com a produção de conhecimento no campo científico, especialmente com a sexologia, a psiquiatria, a psicanálise, o direito e as ciências sociais. A literatura, especialmente a literatura erótica, aparece como uma conexão muito forte, por meio da qual muitas pessoas passam a se interessar ou se aproximam do meio, saindo da situação de isolamento descrita pelos autores, numa retórica que lembra bastante a dos ativistas homossexuais. A análise permite também observar uma relação entre a própria emergência da categoria sadomasoquismo erótico e a de convenções marcadas por um ideário igualitarista, que perpassa tanto os livros do período da abertura analisados neste trabalho quanto a noção de consentimento, sobre a qual se estruturam ambos, o sadomasoquismo erótico de Wilma Azevedo dos anos 1970 e 1980 e o BDSM dos anos 2000. Os livros acabam por criar espaço para narrativas que tematizam diretamente a validade e a legitimidade das práticas eróticas sadomasoquistas. Tal discurso legitimador é ancorado na noção de “consensualidade”, traçando uma linha divisória entre normalidade e patologia, de modo a confrontar o estigma relacionado à associação entre sadomasoquismo, fetiche e a noção de “perversão sexual”. Essa literatura erótica acaba por gerar uma “pedagogia” de caráter legitimador, amparada no enquadramento de práticas que erotizam a hierarquia a partir de uma lógica na qual os parceiros, apesar de ocuparem lugares hierarquizados nas práticas eróticas, mantêm na vida cotidiana uma posição igualitária que é pressuposto para que haja possibilidade de consentimento. Os resultados indicados sugerem investigar melhor as redes, sentidos e desenvolvimentos de tal prática de legitimação de condutas eróticas, tomando em consideração que difere significativamente dos rumos tomados pelo movimento homossexual. Nesse sentido, caberia perguntar: em que medida a linguagem dos contos e relatos eróticos articulada a uma “pedagogia” não se coloca como um modo alternativo de dar-se a ver e habitar o espaço público em busca de legitimação no caso dos adeptos do BDSM? Tratar-se-ia de uma estratégia de atuação específica que difere do caso paradigmático da luta por direitos sexuais tal qual se observa no movimento LGBT, esta última marcada por atuação institucionalizada e pautada pela visibilidade e pelo apelo ao “assumir-se”? Bibliografia Básica: AZEVEDO, W. Tormentos Deliciosos. São Paulo: Graphic Vision, s/d. AZEVEDO, W. A Vênus de Cetim. São Paulo: Editora Ondas, 1986. FACCHINI, R. Entre umas e outras: mulheres, (homo)sexualidades e diferenças na cidade de São Paulo. 2008. Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2008. FRY, P. Da hierarquia à igualdade: a construção histórica da homossexualidade no Brasil. in: ______. Para Inglês Ver: Identidade e Política na Cultura Brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, p. 87- 115, 1982. GREGORI, M. F. Prazeres Perigosos. Erotismo, gênero e limites da sexualidade. 2010. Tese (Livre-docêncis). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp, Campinas. 2010. MATTOSO, G. Manual do Podólatra Amador. 1ª Edição, revista e ampliada. São Paulo: All Books, 2006 [1986]. McCLINTOCK, A. Couro imperial: raça, travestismo e o culto da domesticidade. Cadernos Pagu, Campinas, n. 20, 2003. ZILLI, B. D. A perversão domesticada: estudo do discurso de legitimação do BDSM na internet e seu diálogo com a psiquiatria. 2007. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2007.