Dificuldades de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SEIS SUBFASES DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR - Jean Piaget
Advertisements

O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
LIDANDO COM A MORTE Curso Técnico de Enfermagem
Distúrbios Psicomotores
QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS? QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ?
Controle esfincteriano
Surdez A Educação dos Surdos.
PSICOLOGIA.
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
O Início da Comunicação
A importância do leite materno nos primeiros seis meses de vida.
ENTREVISTA COM O PROFESSOR
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Plano de Ação Pedagógica
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
DIRETRIZES DIAGNÓSTICAS
Transtornos Invasivos do desenvolvimento
ESTUDO DE CASO.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais.
Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.
Teste da Orelhinha.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
ETEC DOUTOR RENATO CORDEIRO
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Colégio Nossa Senhora de Sion
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Fases do Desenvolvimento Psicossexual
Divisão (semana 6).
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Atenção Primária ao Desenvolvimento
Aprendizado depende de:
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
CARACTERÍSTICAS COMUNS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES MALTRATADOS
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.
PSICOMOTRICIDADE.
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,
A DISGRAFIA No âmbito escolar das séries iniciais do ensino fundamental Daiane Machado Ávila Christakis Paranaguá - PR.
Distúrbios alimentares
Baixa Produção de Leite
Cientistas mostram que aquele papo que você tem com o seu filho desde quando ele está em sua barriga estimula áreas do cérebro responsáveis pelas habilidades.
EIXO 4 TECNOLOGIA ASSISTIVA PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL O USO DO TREINAMENTO DE PAIS COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
Uma das organizações defensivas do tipo esquizofrênico
PEI – Programa Educacional Individualizado
MOTIVANDO OS JOVENS A ADQUIRIR CONHECIMENTO BÍBLICO
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Transcrição da apresentação:

Dificuldades de Aprendizagem Profª Esp. Dinamara Selbach Turma 401N

Existe uma grande confusão entre o que é problema e o que é distúrbio e, em meio aos dois, afinal, o que é normal. Para elucidar um pouco o assunto, veremos, a seguir, algumas características do considerado normal, problemático ou tendendo ao distúrbio. O QUE É NORMAL? O QUE É PROBLEMA? E O QUE É DISTÚRBIO? (No desenvolvimetno de crianças de zero a cinco anos)

NORMAL PROBLEMÁTICO DISTÚRBIO 1. No recém-nascido e até os seis meses de vida, o normal é que ele tenha domínio dos reflexos, chore ao sentir algum desconforto, reaja aos estímulos, como som, luz, carinho, etc. Consiga sugar durante a amamentação, tenha uma boa digestão, bom funcionamento intestinal e durma de forma tranquila. Estas são as principais características do bebê considerado normal. 1. Torna-se problemático quando o bebê apresenta dificuldades para alimentar-se e/ou apresenta constantes vômitos e/ou diarreias. Quando tem dificuldadades no sono, excesso de sucção, choro e irritabilidade excessivos e sem motivo aparente. 1. O problemático torna-se em distúrbio quando o bebê mostra-se apático ou indiferente, chora muito e de forma monótona, grita sem motivo, não suga, nem reage a qualquer estímulo.

2. Dos seis aos 24 meses, o desenvolvimento normal inclui maior estabilidade fisiológica, mais paciência e tolerância e certo controle dos instintos e da atividade motora, o que faz com que a criança consiga brincar bastante, distraindo-se com brinquedos por períodos longos sem tornar-se irritadiça ou chorona. Nesta fase, demonstra uma forte ligação com a mãe, distinguindo-a dos demais parentes e sabendo separar quem é conhecido e quem é desconhecido. Inicia sua fase de imitação e desenvolvimento da linguagem que, aos 18 meses, já tem um bom número de palavras utilizadas, ainda que simples ou até monossilábicas. 2. O problemático começa quando demonstra irritação, raiva ou chora em excesso e continuamente, torna-se totalmente intolerante por qualquer motivo, tem dificuldades no controle de evacuações, alimentação e sono. Tem tiques e/ou balança-se muito quando contrariada, chupa constantemente o dedo e/ou objetos diversos. 2. O distúrbio é considerado quando a criança apresenta crises temperamentais frequentes, perde o fôlego c om facilidade, apresenta convulsões, demonstra isolamento e/ou apatia, inclusive sem grandes ligações com a mãe. Passa maior parte do tempo chupando o dedo e/ou objetos e balançando-se e/ou batendo a cabeça em algum objeto (berço, paredes, etc).

3. No período entre os dois e cinco anos, a criança desenvolve bem a fala, conseguindo expressar-se com frases completas. Consegue autonomia nas funções corporais completas. Consegue autonomia nas funções corporais (comer, beber, evacuar) e identifica-se com pais, irmãos, amigos, colegas. Demonstra coordenação em exercícios que envolvem pulos, corridas, etc. Já consegue fazer pinturas, desenhos, recortes e pequenos trabalhos manuais. Ainda demonstra dependência materna e medo de separar-se da mãe, mas também presta atenção às outras pessoas que a rodeiam. Torna-se mais sociável, curiosa, inclusive quanto à sexualidade e pergunta muito para satisfazer sua extrema curiosidade. 3. Torna-se problemático demonstra pouca ou nenhuma coordenação motora, problemas na linguagem, gagueira, troca excessiva de letras. Demonstra dificuldades para dormir, fazer sua higiene pessoal, insiste em usar chupeta e/ou recusa-se a largar a mamadeira, preferindo-a a outros alimentos. Está sempre irritada, tem frequentes crises temperamentais, mostra-se impossibilitada de separar-se da mãe e, se o faz, entra em pânico, mostra medo excessivo de estranhos e desinteresse por crianças da mesma idade. 3. O distúrbio ocorre quando a criança demonstra hiperatividade ou passividade extrema, muita sonolência, fala pouco ou não fala, não se expressa, não reage às pessoas, nem responde às perguntas, não controla fezes e urina, masturba-se com muita frequência ou nunca se masturba, demonstra comportamento destrutivo, como cortar, rasgar, queimar brinquedos e objetos diversos, age de forma cruel com animais ou irmãos mais novos, parecendo sentir prazer nisto.

Todas essas características juntas assinalam o normal e o problemático Todas essas características juntas assinalam o normal e o problemático. Apresentando uma ou duas características do problemático, não há motivo para pânico, pois pode ser apenas uma característica da personalidade do bebê, mesmo assim, consulte um pediatra para avaliar seu desenvolvimento. Aliás, o acompanhamento pediátrico é essencial mesmo em bebês considerados com desenvolvimento normal.

No caso da criança apresentar uma ou mais características do distúrbio, já é motivo para atenção especial a esta criança e, certamente, o pediatra irá avaliar suas características e encaminhá-la, se necessário, a outros profissionais. Se reunir todos os sintomas de distúrbio, deverá certamente ser encaminhada ao psiquiatra.

distúrbios – neurológico) De uma forma simples, podemos compreender isso tudo, a partir do ESQUEMA, abaixo: DIFICULDADES PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM DEFICIÊNCIA (Todos temos em algum momento) (Intelectiva, Visual, Física, Auditiva) TRANSTORNOS (Chamados também de distúrbios – neurológico)  

O Q U E É A P R E N D I Z A G E M? É a capacidade e a possibilidade que as pessoas têm para perceber, conhecer, compreender e reter na memória as informações obtidas. É este o cortejo que leva à ampliação e ao enriquecimento das experiências anteriormente vividas; trata-se de um processo complexo que possibilita a criação e o desenvolvimento de novos conhecimentos. É por meio do aprendizado que se modifica o comportamento intelectual e social dos indivíduos. Portanto, o aprendizado é um processo fundamental na vida do ser humano.

Q U A I S A S E S T R U T U R A S Q U E E S T Ã O E N V O L V I D A S N O P R O C E S S O D E A P R E N D I Z A D O?

O aprendizado necessita de estruturas cerebrais íntegras, devidamente maturadas, isto é, mielinizadas, para que as funções específicas sejam elaboradas de modo adequado e eficiente. Q U A I S A S E S T R U T U R A S Q U E E S T Ã O E N V O L V I D A S N O P R O C E S S O D E A P R E N D I Z A D O?

Não apresentar deficiências auditivas e visuais; O Q U E S I G N I F I C A A D I F I C U L D A D E E S P E C Í F I C A D O A P R E N D I Z A D O? Não apresentar deficiências auditivas e visuais; Receber estímulos adequados para aprender e estudar; Apresentar inteligência suficiente para um desempenho escolar melhor que o demonstrado; Trata-se do quadro clínico que é diagnosticado em um número pequeno de crianças que apresenta progressos limitados no aprendizado escolar, apesar de terem as condições necessárias para um bom rendimento no aprendizado, como:

Estar motivado para o aprendizado. Frequentar escola com todas as possibilidades de oferecer bom nível de ensino; Estar motivado para o aprendizado.  

O Q U E É D I S T Ú R B I O D O A P R E N D I Z A D O E S C O L A R? Considera-se distúrbio do aprendizado escolar como sendo um processo que interfere ou impede a evolução adequada da criança nas diversas atividades escolares. Por conta dessa dificuldade, o aluno mantém-se defasado, se compará-lo com os outros colegas do seu grupo. Deve-se salientar que o comprometimento do aprendizado pode estar

  O Q U E É D E F I C I Ê N C I A N O A P R E N_ D I Z A D O E S C O L A R?   De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em qualquer país, em tempo de paz, a população de indivíduos deficientes é de 10%, distribuídos pelos cinco tipos: fisica, mental, visual e auditiva.

1 – FAGALI, E.Q (Org.). Múltiplas faces do Aprender: novos paradigmas da pós-modernidade. São Paulo: Unidas, 2001. - TOPCZEWSKI, Abram. Aprendizagem e suas desabilidades: como lidar? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. OLIVIER, Lou de. Distúrbios de Aprendizagem e de Comportamento. Rio de Janeiro: WAK Editora, 4ª edição, 2008.