Incêndio Florestal! Queimada Controlada!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palestrante: José Eustáquio Viola
Advertisements

Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema
INCÊNDIOS FLORESTAIS.
INCÊNDIO FLORESTAL.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
POLUIÇÃO AMBIENTAL. O termo poluição refere-se à presença concentrada no ambiente de determinadas substâncias ou agentes físicos (poluentes) que afetam.
Impacto Ambiental Incêndio. A maior parte dos incêndios é provocada pela ação do homem. Por isso, a melhor atitude é evitar que eles ocorram. Comportamentos.
IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre.
6° ano - Geografia. Ilhas de Calor Colégio Senhora de Fátima.
Fontes de energia renováveis: Biomassa
REVISÃO PARA EXAME Claudio Paris – Magrão 24/11/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULOS 10 a 14 APOSTILAS 3 e 4.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ.
ACIDENTE DE TRABALHO PROFESSORA ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE ENFERMAGEM DE NATAL DISCIPLINA: PROMOÇÃO.
Problemas Ambientais Professor : Jeferson Barros Melo.
Combustão: é toda reação química em Isabella Yamada Sinhorini
o trabalho informativo do mosquito da dengue
Domínios morfoclimáticos
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Poluição no Ar e Poluição do Solo
Biomas brasileiros.
RECURSOS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS
Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Estudando para o Enem de forma invertida
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Contratos e Cláusulas Ambientais
Formação e uso do solo.
Fabiane Lima de Oliveira
Nascentes Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou de cursos d’água.
Combustão 5º Ano A Combustão é o processo de queima, uma reação química entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente). Gabriela e João.
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Fatores de influência climática
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
Problemas Ambientais Urbanos
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
Legislação e Diretrizes para Projetos na Construção Civil Aspectos sociológicos do Plano Diretor Profª. Débora Siqueira.
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
QUEIMADAS Perigos ao homem e danos ao meio ambiente
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Projeto novos talentos
NÃO QUEIME A VIDA Irene Alvina Não deixe de ligar o som
AULA 02- Metodologia de projeto;
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Método de Kernel aplicado à análise espacial dos focos de queimada da Região Hidrográfica da Bacia do Paraguai Discentes: Camila Caroline Braun Da Cruz.
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
ESCOLHAS RESPONSÁVEIS
O Sol como fonte luminosa
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Camada de Ozônio é responsável por filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol que atingem a Terra.
LEI Nº , DE 25 DE MAIO DE O Código Florestal brasileiro institui as regras gerais sobre onde e de que forma o território brasileiro pode.
Grupo: Luisa, Mafe Bergamo,Mafe França Trabalho de Geografia – 2 ano Colegio Palavra Viva.
MEIO AMBIENTE É o conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente.
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
Ar.
O ar.
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
Vegetação do Brasil (Fitogeografia brasileira)
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Vegetações.
EXTINTOR DE INCÊNDIO: EXTINTOR DE INCÊNDIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
Espaço rural e espaço urbano
Prof: Marcus Ferrassoli
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2014.
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima. Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes.
Transcrição da apresentação:

Incêndio Florestal! Queimada Controlada! Saiba como proceder!

Incêndio Florestal O que é? É a propagação do fogo, em áreas florestais e de savana (cerrados e caatingas), normalmente ocorre com freqüência e intensidade nos períodos de estiagem e está intrinsecamente relacionados com a redução da umidade ambiental.

Os incêndios florestais podem ser causados por: Causas naturais, como raios, reações fermentativas exotérmicas, concentração de raios solares por pedaços de quartzo ou cacos de vidros em forma de lentes e outras causas; Imprudência e descuido de caçadores, pescadores, através da propagação de pequenas fogueiras feitas em acampamentos; Fagulhas provenientes de locomotivas ou de outras maquinas automotoras. Perda de controle de queimadas, realizadas para “limpeza de campos; Incendiários e/ou piromaníacos.

Danos Os incêndios florestais causam danos materiais, ambientais e humanos.

Os danos materiais são: Destruição das árvores em fase de crescimento ou em fase de utilização comercial, reduzindo a produção de madeira, celulose, essências florestais e outros insumos; Redução da fertilidade do solo, como conseqüência da destruição da matéria orgânica reciclável obrigando a um maior consumo de fertilizantes; Redução da resistência das árvores ao ataque de pragas, obrigando a um maior consumo de praguicidas.

Os danos ambientais são: Redução da biodiversidade; Alterações drásticas dos biótipos, reduzindo as possibilidades de desenvolvimento equilibrado da fauna silvestre; Facilitação dos processos erosivos; Redução da proteção dos olhos d’água e nascentes. Prejuízo na qualidade do ar; Alteração dos ciclos de chuvas; Destruição da camada de ozônio.

Os danos humanos são: Perdas humanas e traumatismos provocados pelo fogo ou por contusões; Desabrigados e desalojados; Redução das oportunidades de trabalho relacionadas com o manejo florestal; doenças respiratórias; Dores de cabeça, náusea, tonturas, tosse, alergia e intoxicação; Diminuição da visibilidade nas estradas que podem causar acidentes de trânsito.

O que eu posso fazer para evitar um incêndio florestal? Não jogue cigarros ou fósforo às margens de rodovias, Não acenda fogueiras; Não coloque fogo em terrenos baldios; Não abandone objetos refletores (vidros,latas e outros); Construa aceiros, que devem ser mantidos limpos e sem materiais combustíveis.

O que não fazer? Nunca tente combater um incêndio sozinho.

Queimada controlada o que é? É a aplicação controlada do fogo em combustíveis, tanto no estado natural como alterado sob determinadas condições de clima, de umidade do material combustível, de umidade do solo, entre outros, de tal forma que o mesmo seja confirmado a uma área pré-determinada e produza a intensidade de calor e a taxa de propagação para favorecer certos objetivos do manejo.

Conhecendo as queimadas: A queimada é uma antiga prática utilizada nas limpezas de terrenos que vão ser usados como pastagens e na agricultura. Ela não é proibida por lei, mas só pode ser feita com a autorização dos órgãos ambientais e seguindo técnicas que impeçam que o fogo se alastre. Queimadas feitas sem autorização são criminosas e podem resultar em grandes incêndios, provocando prejuízo ao meio-ambiente. Mas é bom lembrar que qualquer tipo de queimada faz mal à saúde do nosso planeta.

Onde as queimadas são proibidas Em área urbana: A 6 km de pistas de pouso de aeronaves; A 1 km de aglomeração de pessoas (cidades, vilarejos, e outros). Em área rural: A 100 m de subestação de energia; A 25 m de estação de telecomunicação; A 15 m da margem de rodovias, ferrovias e linhas de transmissão de energia.

Como fazer uma queimada controlada: Para fazer uma queimada controlada é preciso adotar diversos procedimentos, principalmente para evitar a proliferação do fogo que pode causar uma grande tragédia. Vamos aos passos.

Documentos necessários: Comprovante de propriedade ou justa posse do imóvel onde vai ser realizada a queimada; Cópia de autorização de desmatamento, quando necessária; Plano para realização da queima; Autorização de queima controlada emitida pelos órgãos competentes (Naturatins, Ibama).

Recomendações para realizar queimadas controladas: Faça aceiros com larguras mínimas de 3 m para impedir que o fogo se alastre. Em áreas próximo a florestas, áreas de vegetação natural e de preservação permanentes, faça aceiros de 6 metros. Evite queimar com o vento forte para não perder o controle e prefira os horários mais amenos, como manhã e início de noite;

Recomendações para realizar queimadas controladas: Avise os vizinhos e coordene a queimada de forma segura; Depois da queimada, mantenha o local em observação por pelo menos duas horas; Tenha sempre em mãos os equipamentos de combate; Respeite o calendário de queima de sua região.

É IMPORTANTE LEMBRAR: Usar o fogo para “limpar” terreno só empobrece o solo, polui o ar, prejudica a saúde e muda o clima; O fogo na vegetação causa danos:

Ademar Bomfim Rodrigues Pesquisa: Comitê de combate a incêndios florestais e controle de queimadas Ibama / prevfogo Naturatins Defesa civil Corpo de Bombeiros

Contatos: Brigada de combate a incêndio florestais de Dois Irmãos do Tocantins (63) 3362 - 1118 Comitê Estadual: (63) 3218 – 4732 Bombeiros: 193 Defesa civil: 199 Naturatins :(63) 3218 – 2690/2625 Denúncias: Linha verde: 0800 63 1155