Tânia Franck Garcia- SOE/2009

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Transcrição da apresentação:

Tânia Franck Garcia- SOE/2009 - LIMITES - DELIMITADORES DA TAREFA ESCOLAR Na relação dos pares educativos: Professor / Aluno; Pais / Filhos; Família / Escola Tânia Franck Garcia- SOE/2009

Professor / Aluno Limite de restrição N Ã O

Professor / Aluno Todos podem aprender!? S I M

Professor / Aluno Dar e tomar competência relacional O brincar é ação indispensável para que a criança aprenda a viver Dar e tomar competência relacional

não são sempre iguais, e não são para sempre. Limites de restrição não são sempre iguais, e não são para sempre.

A educação é arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por várias gerações. KANT, I. .

Família - mundo Aprendizagem Escola

Qual é o meu limite? Qual é o seu limite? Os terrenos avizinham-se, mas não são o mesmo. É preciso haver respeito mútuo.

A cegueira do conhecimento: o erro e a ilusão

Professores pensam que alunos são adultos, mestres, sabedores. Alunos pensam que o professor é da turma, da galera. Alunos desrespeitam a autoridade do professor. Professores e alunos ficam mais próximos.

Vivemos uma crise de autoridade e F R O N T E I A S Vivemos uma crise de autoridade e de autores; de pensamento e de ação; de responsabilidade; de compromisso...

F R O N T E I A S Também vivemos a possibilidade de nos aproximarmos; de nos ajudarmos; de nos entendermos em nossa igualdade humana e em nossa diversidade pessoal, cultural, e histórica.

LIMITE DE SUPERAÇÃO

De idade, de tempo, de espaço, de habilidades e outros... L I M T E S M SUPERADOS: De idade, de tempo, de espaço, de habilidades e outros...

É preciso, também, criar marcas a serem superadas.

...mas é muito chato !!! Todo mundo tem!!! ...eu quero agora! Linha que marca o fim de uma extensão – superação. ...mas é muito chato !!! Todo mundo tem!!! ...eu quero agora! Geração Delivery

A criança explica o adulto Limite que pode... inspirar confiança: A criança explica o adulto

Que tempo eu tenho de Educar?

Depois eu vejo... Depois eu faço... Depois te ligo... Depois te pego... Depois eu faço... Depois eu vejo...

Novos Tempos... Nova Organização da Família Modelo... TV Tempo Sossego

A criança se constrói Em/na relação Funcionamento Família...cada um tem uma!

Funcionamento Família...cada um tem uma!

A modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos – um amor líquido. A insegurança inspirada por essa condição estimula desejos conflitantes de estreitar esses laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos BAUMAN, Z. 2004

determinam a construção O Eu e o Outro e suas diferenças e inter-relações determinam a construção do Eu e das aprendizagens wallon

QUEM ORGANIZA? QUEM Laura Monte Serrat Barbosa QUEM DÁ AS REFERÊNCIAS? QUEM ORGANIZA? QUEM Laura Monte Serrat Barbosa

Construção da identidade

Expectativa da escola .

Tempo...atenção... Currículo Burocracia Sistema Desconhecimento Estresse Desinteresse Planejamento Currículo Tempo...atenção...

A sala de aula é um espaço democrático

Queixa CULTO AO “LAUDO”!

APRENDIZAGEM “Aprender é apropriar-se da linguagem; é historiar-se, recordar o passado para despertar-se ao futuro; é deixar-se surpreender pelo já conhecido. Aprender é reconhecer-se, admitir-se...Crer e criar. Arriscar-se a fazer dos sonhos textos visíveis e possíveis..” Alícia Fernandéz, 2001.

Agir expressivamente favorece as aprendizagens

ESCUTA...ATENÇÃO! As crianças sofrem de falta de atenção por não receberem atenção! Dr. Outeiral, 2003 ESCUTA...ATENÇÃO!

As crianças sofrem de falta de atenção por não receberem atenção. Dr As crianças sofrem de falta de atenção por não receberem atenção! Dr. Outeiral, 2003

“Cuidado...seu filho pode acreditar em você” Nathaniel

LIMITEs Um organizador

O limite que despotencializa é diferente do limite que organiza.

Auto-estima é um sentimento desenvolvido durante toda a vida e decorrente da qualidade das relações interpessoais que a pessoa estabelece

Os sentimentos constituem se a partir das relações afetivas que a criança estabelece

A falta de limites gera dificuldades COM a aprendizagem

A criança precisa acreditar em si mesma para aprender

Uma avaliação criativa Avaliar para intervir Intervir para modificar Uma avaliação criativa

possibilidade de poder construir e reconstruir pessoas e formas Ser professor é viver a possibilidade de poder construir e reconstruir pessoas e formas diferentes e competentes de viver e conviver. Isabel Parolin

Educar é um ato de amor e dedicação e requer tempo e disponibilidade.

Quem tem tempo de educar?