Tutoriais de desenvolvimento para Android Projeto B – Imobiliária “Vende Distraído” Alexandre Cristian Lages de Araújo Artur Lima de Miranda Gustavo Lustosa Oliveira Silva Irvayne Matheus Sousa Ibiapina José Patrício de Sousa Filho Otávio Cury Costa Castro
Configuração do Ambiente de Desenvolvimento
Instalação do Android Studio IDE para desenvolvimento de aplicações Android. Características: Editor visual com boa usabilidade Sistema de build mais moderno Diversas utilidades e facilidades no desenvolvimento Integração com o Android SDK Templates de projetos para smartphone, tablets etc Atualizações e melhorias frequentes
Download Url para download: https://developer.android.com/studio/index.html
Escolha do local de instalação
Escolha dos componentes a serem instalados
Concluindo instalação
Escolha o tipo de configuração
Verificação de componentes
Criação do projeto
Nome e domínio da aplicação
Dispositivo alvo
Selecionar o Template da Activity inicial
Nome da Activity
Criação do emulador Para criar um emulador execute o aplicativo AVD Manager pelo menu Tools>Android>AVD Manager.
Finalizando
Implementação dos Principais Componentes de Aplicação Android
Componentes de Aplicação Android Activity Intent Content Provider
Activity É o elemento responsável pela exibição dos componentes gráficos(botões, imagens, texto e etc.) em uma tela da aplicação e pelo tratamento dos eventos a estes associados.
Criação da Activity
Layout(Modo Gráfico)
Layout(Modo Texto)
Inserindo Componentes Gráficos
Inserindo Componentes Gráficos
Ciclo de Vida da Activity
Principais Aspectos
Componentes e Eventos
Intent É o componente que manifesta uma intenção da aplicação em realizar alguma ação, como por exemplo, reproduzir uma música. Formalmente, uma Intent é uma mensagem enviada por um componente de uma aplicação(uma Activity, por exemplo) para o Android, informando a intenção de inicializar um outro componente da mesma aplicação ou de outra.
Implementação
Implementação
Utilização do SQLite
SQLite SQLite é um banco de dados Open Source. Ele suporta recursos de banco de dados relacionais padrão, como sintaxe SQL, transações, etc. SQLite suporta os tipos de dados TEXT (semelhante a STRINGS em Java), INTEGER (semelhante ao LONG em Java) e REAL (semelhante ao DOUBLE em Java) SQLite não validas as entradas
SQLite no Android O SQLite já vem incorporado em todo dispositivo Android É gerenciado automaticamente para você pela plataforma Android O db é, por padrão, salvo no diretório "DATA/data/APP_NAME/databases/FILENAME". Obs: As tabelas do banco de dados devem usar o identificador '_id'
Packages O pacote android.database contém todas as classes necessárias para trabalhar com bancos de dados. O pacote android.database.sqlite contém as classes específicas para o SQLite. Deve criar uma subclasse da classe SQLiteOpenHelper para manipular os dados. Com isso, criam-se os dois métodos mais importantes: onCreate() onUpdate()
Classe SQLiteDatabase SQLiteDatabase é a classe base para trabalhar com um banco SQLite no Android e fornece métodos para abrir, consultar, atualizar e fechar o banco de dados insert(), update() e delete()
Query As consultas podem ser criados através dos métodos rawQuery() e query() ou através da classe SQLiteQueryBuilder. rawQuery() aceita diretamente uma instrução SQL select como entrada. query() fornece uma interface estruturada para especificar a consulta SQL. Obs: SQLiteQueryBuilder é uma classe que ajuda a construir consultas SQL.
Cursor A consulta retorna um objeto Cursor. Um Cursor representa o resultado de uma consulta e, basicamente, aponta para uma linha do resultado da consulta. Desta forma o Android guarda os resultados da consulta de forma eficiente ao invés de carregar todos os dados na memória.
Utilização da API Google Maps
Uso do Google Maps Passos para o uso da API: Ter configurado o Google Play Services no seu Workspace; Obter uma chave de API através do Google APIs Console; Adicionar configurações ao seu AndroidManifest; Adicionar o map ao seu layout;
Configuração do Google Play Services O primeiro passo é instalar a biblioteca Google Play Services ao projeto. Adicioná-la ao projeto através do build.gradle
Obtenção da chave de API através do Google APIs Console O próximo passo é autorizarmos o nosso app a receber o maps
Adicionar configurações ao seu AndroidManifest: Configurar o arquivo AndroidManifest.xml
Adicionar o map ao seu layout Adicionar a tag com o mapa em seu XML de layout