CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Manoel Messias Santos Alves
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7  Melhoria na atenção à detecção.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Orientadora Gabriela Studzinski
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO MELHORIA NA ATENÇÃO DO PROGRAMA DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA EUCALIPTOS, DE BENTO GONÇALVES, RS. CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO ORIENTADOR: JANDRO MORAES CORTES  

INTRODUÇÃO A prevenção ainda é a melhor estratégia na meta contra os cânceres de colo de útero e de mama. O presente trabalho buscou a melhoria na detecção precoce do câncer de mama e colo de útero, proporcionando um atendimento mais qualificado e humanizado.

Município Bento Gonçalves: População de 108. 151 mil habitantes Município Bento Gonçalves: População de 108.151 mil habitantes. É conhecida por ser ao mesmo tempo um polo vitivinícola, moveleiro e turístico, tendo atuação de destaque nacional e internacional nesses setores.

A Saúde do município conta com : - 11 Unidades Básicas de Saúde - 12 Unidades da Estratégia Saúde da Família –ESF - 02 Unidades Avançadas de atendimento em três turnos. - 01 Pronto Atendimento 24 horas - SAMU - CEO - NASF - Hospital Tacchini - Central de exames;

ESF Eucaliptos - Zona urbana; - 2 ESF Eucaliptos - Zona urbana; - 2.345 habitantes; - 780 famílias cadastradas; - Área física de 109 m2 (precária); - Atendimento à todas as faixas etárias;

ESF Eucaliptos

Composição da equipe

Saúde da mulher na UBS Busca ativa das faltosas Melhora nos registros Prioridade na faixa etária Promoção à saúde Trabalho em equipe Qualidade no atendimento

Objetivo Geral Melhorias na prevenção de câncer de colo do útero e de mama.

Metodologia - Duração da intervenção: 4 meses; - Material didático; - Público alvo; - Capacitação da equipe; - Definição de papéis de cada integrante; - Acolhimento com escuta qualificada; - Busca ativa de faltosas; - Qualificação dos registros; -Sensibilização da comunidade; - Análise dos registros realizados; - Identificação do cumprimento das ações previstas; - Transcrição de dados em planilha específica;

Objetivos,metas e resultados Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo do útero. Meta : Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 80%.

Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo do útero. Meta : Aplicar a periodicidade de rastreamento através do exame citopatológico de colo uterino recomendada pelo Ministério da Saúde a 80% das mulheres de 25 a 64 anos de idade que realizarem acompanhamento na UBS.

Objetivo: Melhorar os registros das informações Objetivo: Melhorar os registros das informações. Meta: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo uterino na planilha ou no registro específico.

Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero na UBS. Meta :Aumentar a coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo uterino em 80%.

Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero na UBS. Meta : Garantir a adoção de condutas terapêuticas, conforme fluxogramas adotados pela UBS para 80% das mulheres.

Objetivo: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero Objetivo: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero. Meta : Realizar avaliação de risco em 80% das mulheres nas faixas etárias-alvo.

Objetivo: Promoção da saúde Objetivo: Promoção da saúde. Meta : Orientar 80% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Objetivo: Promoção da saúde. Meta : Orientar 80% das mulheres cadastradas sobre fatores de risco para câncer de colo uterino.

Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS. Meta: Implantar ou implementar o programa de prevenção do câncer de colo uterino na UBS. . .

Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama. Meta: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 80%.

Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo. Meta: Aplicar a periodicidade de rastreamento através do exame citopatológico de colo uterino recomendada pelo Ministério da Saúde a 80% das mulheres de 50 a 69 anos de idade que realizarem acompanhamento na UBS. .

Objetivo: Melhorar a detecção de câncer de mama Objetivo: Melhorar a detecção de câncer de mama. Meta: Aplicar a periodicidade de rastreamento através damamografia recomendada pelo Ministério da Saúde a 80% das mulheres de 50 a 69 anos de idade que realizarem acompanhamento na UBS.

Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de mama na UBS. Meta: Garantir referência e contra-referência para 100% das mulheres com mamografia alterada.

Objetivo : Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero Objetivo : Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero. Meta: Realizar avaliação de risco em 80% das mulheres nas faixas etárias-alvo. O gráfico abaixo mostra o percentual de registros das informações nos 4 meses de trabalho.

Objetivo: Mapear as mulheres de risco para câncer de mama Objetivo: Mapear as mulheres de risco para câncer de mama. Meta : Realizar avaliação de risco em 80% das mulheres nas faixas etárias-alvo.

Objetivo: Melhorar registros das informações Objetivo: Melhorar registros das informações. Meta: Manter registro da realização da mamografia na planilha ou no registro específico.

Objetivo: Promoção da saúde Objetivo: Promoção da saúde. Meta: Orientar 80% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Objetivo: Promoção da saúde Objetivo: Promoção da saúde. Meta : Orientar 80% das mulheres cadastradas sobre os fatores de risco para câncer de mama.

Objetivo: Promoção da saúde Objetivo: Promoção da saúde. Meta: Orientar 80% das mulheres cadastradas sobre rotinas para detecção precoce de CA de mama.

Discussão A intervenção possibilitou: - Integração da equipe; - Qualificação do atendimento; - Aprimoramento dos conhecimentos; - Avanço nos registros; - Ampliação de vínculo com o usuário.

Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem pessoal Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem pessoal. O curso atendeu as expectativas na medida que possibilitou: - Visão ampliada do trabalho na atenção básica; - Expansão de conhecimentos de gestão e prática clínica; - Experiência prática possibilitando novas atuações; - Acesso a bibliografias antes desconhecidas;

Palestra na escola sobre sexualidade

Cantinho amamentação

Grupo de atividade física

Grupo HAS e DM

DIA DAS CRIANÇAS

Sala de espera Outubro Rosa

Novembro azul

Novembro azul

Referências Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA Referências   Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Resolução RDC- 332, de 07 de dezembro de 2004. Disposição sobre o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.   BRASIL. Ministério da saúde. Instituto Nacional do Câncer. Programa Nacional de controle de Câncer de colo de útero. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em<http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home. Acesso em: 12 de dezembro de 2012. BRASIL. Ministério da saúde. Instituto Nacional do Câncer. Programa Nacional de controle de Câncer de mama. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home. Acesso em: 12 de dezembro de 2012.   BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de atenção básica nº 13, controle dos cânceres de colo de útero e de mama. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2006. Diretrizes do câncer de colo de útero, Ministério da Saúde, 2011.   FEE - Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser. Porto Alegre 2011 – RS. http://www.fee.tche.br/sitefee/pt/content/resumo/pg_ municípios_ detalhe. php?município=Bento+Gon%E7alves .Acesso em 20 de dezembro de 2012.   Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2012: incidência de câncer no Brasil.Rio de Janeiro: INCA; 2011.   Ministério da Saúde, 2006 e Diretrizes para o Rastreamento do Câncer de Colo útero e mama, INCA. Programa Nacional do Controle de câncer de colo de útero, INCA, 2011

OBRIGADA!!!