Questões sobre SFN.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Advertisements

“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
Planejamento Financeiro de Longo Prazo
Sistema Financeiro O que é: conjunto de instituições e instrumentos de intermediação de recursos financeiros. Função : transferência de recursos dos agentes.
CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS
Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos,
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
X Sociedades que nasceram do reconhecimento que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilização do equipamento e não da sua propriedade.
Sistema financeiro nacional
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Professor Nelson Guerra Ano 2012 – Aulas 100% presenciais
Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras Prof. Onivaldo Izidoro Pereira.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Introdução às Finanças Corporativas
Agência Nacional de Saúde Suplementar
Sistema Financeiro Nacional
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Instituições Financeiras do SFN
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
Estrutura do SFN – Sistema Financeiro Nacional (2ª parte)
$ Jogo do Milhão.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (primeira parte)
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência Prof.Nelson Guerra - Ano 2013 Londrina(PR) – Maringá(PR)
Sistema Financeiro.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS (Parte 1)
UNIP Ciências da Computação e Sistemas de Informação Sistema Financeiro Nacional Professor Luiz Roberto Kallas
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
MBA Gestão Estratégica de Pessoas
Programa de Certificação Continuada ANBID - CPA 10 / CPA 20
Investimentos . Suzana Habitzreuter Muller
MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
Mercado do Títulos Público
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Sistema Financeiro Nacional
Ana Paula Mussi Szabo Cherobim Antônio Barbosa Lemes Jr
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência
Mercado de Capitais Sistema Financeiro
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado Financeiro: noções
Sistema Financeiro Nacional
Professor: Cezar Augusto Pereira dos Santos SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 1.
MERCADO FINACEIRO.
Mercado Financeiro e Investimentos
O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
O seu próximo destino….  “Os pessimistas reclamam do vento. Os otimistas esperam o vento mudar. Os competentes ajustam as velas.” Adam Smith.
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
Moeda e Sistemas Financeiros - MBE/2007
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade III
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura do Sistema Brasileiro de Comércio Exterior.  Histórico.  Órgãos governamentais.
TODOS OS SLIDES FORAM EXTRAIDOS DO LIVRO Mercados Financeiros para a Certificação Profissional Anbid Adriano Leal Bruni
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
SFN Sistema Financeiro Nacional Economia e Negócios Prof. Wesley Vieira Borges.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS Parte 1 SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2015.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 10-0 O Conselho Monetário Nacional (CMN) É o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional. Foi criado pela.
Transcrição da apresentação:

Questões sobre SFN

1. Relacione as atribuições dos órgãos descritos abaixo à sua respectiva instituição, marcando um X em cada linha: Atribuições CMN CNSP CNPC Tem como competência regular, normatizar e coordenar as atividades das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Fundos de Pensão). Normatiza e regula as operações de seguros e resseguros. Possui como integrantes o Ministro da Fazenda, o Ministro do Planejamento e o Presidente do BACEN. Normatiza e regula as operações das Sociedades de Capitalização. É o órgão responsável pela fixação das metas da política monetária, creditícia e cambial do país. Substituiu o extinto Conselho de Gestão de Previdência Complementar (CGPC).

2. Relacione as atribuições dos agentes especiais à sua respectiva instituição, marcando um X em cada linha: Atribuição BB CEF BNDES Executa a política de preços mínimos agropecuários; Constitui-se no principal instrumento, de médio e longo prazos, de execução da política de financiamento do Governo Federal. Constitui-se no principal agente do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). É uma sociedade de economia mista, sendo a União a maior detentora das ações negociadas. Administrar, com exclusividade, os serviços das loterias federais. Para a consecução das suas atividades conta com recursos provenientes principalmente do PIS, do Pasep e de dotações orçamentárias da União.

3. Relacione as atribuições dos órgãos descritos abaixo à sua respectiva instituição, marcando um X em cada linha: Atribuições BACEN CVM Susep Previc Fiscaliza e supervisiona as atividades relacionadas com a previdência complementar fechada. Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro. Cria medidas que incentivem à canalização das poupanças ao mercado acionário. Fiscaliza todos os atos relativos à instalação, funcionamento e fusões de instituições financeiras. Oferecer proteção aos investidores, evitando modalidades de fraudes que objetivam criar condições artificiais de preço de valores mobiliários.

4. Relacione cada uma das funções do BACEN descritas abaixo ao seu respectivo significado: (a) Banco dos Bancos ( ) Financia o Tesouro Nacional, administra a dívida pública, depositário das reservas internacionais. (b) Gestor do Sistema Financeiro ( ) Emite e controla fluxos de moeda (c) Agente da Autoridade Monetária ( ) Compulsório, redesconto (d) Banco de Emissão ( ) Normatiza, autoriza, fiscaliza, intervém (e)Agente Financeiro do Governo ( ) Controla fluxos e liquidez monetários

5. Relacione as funções creditícias descritas abaixo às suas respectivas instituições: (a) Crédito de curto prazo ( ) Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (b) Crédito de longo prazo ( ) Bolsas de Valores, Bolsas de Mercadorias & Futuros, Sociedades Corretoras e Distribuidoras (c) Crédito Habitacional ( ) Bancos comerciais e múltiplos, cooperativas de crédito e financeiras (d) Intermediação de títulos e valores mobiliários ( ) Companhias de Leasing (e) Arrendamento mercantil ( ) Bancos de investimento e desenvolvimento

6. Relacione as instituições normatizadas pelo CMN ao seu respectivo grupo (a) Bancárias ( ) Sociedade de arrendamento mercantil e financeiras (b) Não bancárias ( ) CEF, bancos múltiplos, sociedades de crédito imobiliário e associações de poupança e empréstimo (c) Não Bancárias (fomento) ( ) Bolsas de Valores, corretoras e distribuidoras (d) Auxiliares ( ) bancos comerciais, bancos múltiplos e cooperativas de crédito (e) Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) ( ) bancos de investimento e desenvolvimento

7. Assinale verdadeiro ou falso: O Conselho Monetário Nacional integra o subsistema supervisor do Sistema Financeiro Nacional ( ). Ações e debêntures são exemplos de títulos e valores mobiliários fiscalizados pelo Banco Central ( ). A CVM estimula a formação de poupança e a sua aplicação em valores mobiliários ( ). É função do BACEN determinar e regular a forma de atuação das instituições financeiras bancárias e não bancárias ( ). A SUSEP e a PREVIC integram o subsistema normativo do Sistema Financeiro Nacional ( ).

I – Entidades Normativas II – Entidades Supervisoras III - Operadores 8. Correlacione os subsistemas com as respectivas instituições que os compõem: I – Entidades Normativas II – Entidades Supervisoras III - Operadores ( ) Bancos Múltiplos ( ) SUSEP ( ) BACEN ( ) IRB-Brasil Re ( ) BM&FBOVESPA ( ) BNDES ( ) CNPC ( ) SBPE ( ) CEF ( ) CVM

9. Correlacione a primeira coluna com a segunda: I – SFN ( ) vinculada ao Ministério da fazenda, fiscaliza as instituições do mercado de capitais. II - CMN ( ) vinculada ao Ministério da Previdência Social. III - BACEN ( ) estimula o fluxo de recursos entre poupadores e tomadores. IV - CVM ( ) Fiscalizar todos os atos relativos à instalação, funcionamento e fusões de instituições financeiras. V - PREVIC ( ) órgão normativo que não exerce nenhuma função executiva.