UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação.
Advertisements

UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Orientador: Caroline Kroning Feijó
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 meses, na UBS de Novo Horizonte, da zona rural do município de São Miguel do Gostoso/RN, 2015 Universidade.
Universidade Federal de Pelotas
Autora: Juliana Fiss Pothin Orientador: Simone Damásio Ramos
Juan Carlos Esquivel Guerra
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Especialização em Saúde da Família - EaD UNASUS - UFPEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Especializada: Vilma Juana Reynaldo Fernandez
Alana Maria Vasconcelos Parente
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Autora: Natália Bolson Dotto
Mari Lucia Alves de Castro Orientadora: Elenir Terezinha R. Anversa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Especialização em Saúde da Família UNASUS – UFPel
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
Orientadora: Elenir Anversa
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Especializando: Carlos Alberto Granadillo Fiol
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Cristina Beatriz Stein Langaro
ESF Centro de Saúde de Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Lukas Moura Alves de Carvalho Orientadora: Luzane Santana da Rocha
Aluna: Marina Muneroli Marin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Henrique Cesca Orientadora: Nailê Damé-Teixeira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde.
Andrea Nunes Lima Franco Barbosa
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da Atenção às Crianças.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA   Melhoria da atenção à saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializado: Yoanis Gonzalez Carmona
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
Aristócles Batista Pessoa Júnior Orientadora: Luzane Santana da Rocha
Universidade Aberta do SUS
Saúde da Criança.
Dr. Raul Delvis Garcia Martin
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na Unidade Básica de Saúde Maria Regina Sousa, no município de Beneditinos-Piauí Teresinha de Jesus Sepúlveda Sales Orientadora: Luzane Santana da Rocha

Análise Situacional Beneditinos - Piauí Dista 92 km de Teresina. Região Centro-Norte. 10.021 habitantes (IBGE, 2014). 63% da população reside na área urbana. SUS: 04 Unidades Básicas de Saúde (02 zona urbana e 02 zona rural), apoio do NASF e um Hospital Municipal.

Análise Situacional USF Maria Regina Sousa Localizada no centro do município Cobre: 05 bairros na zona urbana: Centro, Barrinha e Santa Teresa São Benedito e Boa Lembrança. 05 localidades na zona rural: Estrela, Limoeiro, Caraíbas, Barra e Poção. Totalizando aproximadamente: 4500 habitantes. ACS: 07 A funcionalidade da USF está comprometida. O foco é investir na funcionalidade da unidade através do aprimoramento dos registros, estrutura, equipamentos e sortimentos.

Análise Situacional USF Maria Regina Sousa Programa de Saúde da Criança Baixa adesão e acompanhamento Área de abrangência: 225 crianças (0 a 72 meses) Cobertura do programa saúde da criança: 79% Acompanhamento adequado em puericultura: 44,8% Acompanhamento em saúde bucal: 15% Necessidade da Intervenção para ampliar a atenção à saúde da criança através da melhoria da adesão, registro, qualidade, mapeamento e promoção da saúde.

Análise Estratégica - Objetivo Ampliar a atenção à saúde da criança na faixa etária de 0 a 72 meses inseridas na área de abrangência da UBS Maria Regina Sousa 1. Melhorar a qualidade do atendimento à criança 2. Melhorar a adesão ao Programa de Saúde da Criança 3. Melhorar o registro das informações 4. Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência 5. Promover a saúde das crianças

Análise Estratégica - Metodologia Definidas metas (19) para o alcance dos objetivos (05). Definidas ações nos 4 eixos pedagógicos do curso. Cobertura Qualidade Adesão Registro Avaliação de risco Promoção da saúde Apoio de toda a equipe de saúde e comunidade Capacitação da equipe. Manual técnico de saúde da criança do Ministério da Saúde, 2012. Implantação e aprimoramento dos registros e monitoramento Ações de promoção da saúde Intervenção: 12 semanas - outubro a dezembro/2014.

Relatório da Intervenção Capacitação da equipe Melhora na funcionalidade do serviço Atividades de promoção da saúde

Relatório da Intervenção Saúde bucal – Escola Cyntia Portela

Relatório da Intervenção Avaliação antropométrica - Escola Cyntia Portela

Relatório da Intervenção Campanha de Imunização – Bairro Barrinha

Resultados Meta 1: Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 100% das crianças entre 0 e 72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade saúde. Crianças na área adstrita: 225 Acompanhadas: 122 Cobertura de 54,2% Por mês: 18% de crianças acompanhadas

Não puderam ser consultadas: (02) Resultados Meta 2.: Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas. Nasceram: (09) Não puderam ser consultadas: (02) Justificativa

Resultados Meta 2.1:. Monitorar o crescimento em 100% das crianças. Meta alcançada! Meta 2.2: Monitorar 100% das crianças com déficit de peso. No 1º mês: 01 criança com déficit de peso não apresentava monitoramento adequado (83,3%). No 2º e 3º meses: a meta foi alcançada. Meta 2.3: Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. Meta 2.4: Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças.

Resultados Meta 2.5: Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. No 1º mês: 01 criança não estavam com a vacinação em dia (97,6%). No 2º e 3º meses: a meta foi alcançada. Meta 2.6: Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 24 meses. 1º mês: 18/14 (77,8%) 2º mês: 17/15 (88,2%) 3º mês: 22/8 (36,4%) Justificativa

Resultados Meta 2.7 Realizar triagem auditiva em 100% das crianças. 1º mês: 42/25 (59,5%) 2º mês: 39/30 (76,9%) 3º mês: 41/27 (65,9 %) Justificativa

Resultados Meta 2.9: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 a 72 meses Meta 2.10: Realizar a primeira consulta odontológica programática para 100% das crianças de 6 a 72 meses. Crianças na faixa etária: 87 71,3% do total. Receberam avaliação: 12 (13,7%) Realizaram consulta: 12 (13,7%) Justificativa

Resultados Meta 3: Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas. No 1º mês: 06 crianças faltosas, 05 (83,3%) foram buscadas. No 2º e 3º meses: a meta foi alcançada. Meta 4: Manter registro na ficha espelho de saúde da criança/vacinação de 100% das crianças que consultam no serviço. 1º mês: 42/41 (97,6%) 2º mês: 39/39 (100%). 3º mês: 41/36 (87,8%) Justificativa

Resultados Meta 5: Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa. 1º e 2º mês: 100% avaliadas. 3º mês: 97,6% avaliadas. Meta 6: Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de saúde da criança Meta alcançada! Meta 6.1: Colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta. Meta 6.2: Fornecer orientações nutricionais de acordo com a faixa etária para 100% das crianças. Meta 6.3: Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% das crianças de acordo com a faixa etária

Discussão Importância da intervenção: Equipe, serviço e comunidade. Incorporação da Intervenção à rotina do serviço. Mudanças para viabilizar a continuidade da intervenção.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Crescimento profissional Expectativas iniciais x Término do Curso Projeto de Intervenção: grande experiência Obstáculos enfrentados Apoio dos orientadores e da equipe de saúde

Obrigada!