Contagem Aula 2, ciclo 4.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Combinatória Fatorial de um número: n!=n.(n-1).(n-2) Definições especiais: 0!=1 1!=1.
Advertisements

CONTAGEM Princípios Básicos Permutações Arranjos Combinações.
MATEMÁTICA I Professor: Marcelo Silva Natal - RN, junho de 2013.
ANÁLISE COMBINATÓRIA EXERCÍCIOS PROPORSTOS PROF. ALISSONFERREIRA.
Segundo encontro do terceiro ciclo
Contagem Aula 2, ciclo 6.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Geometria 3° encontro.
Geometria Aula 3, ciclo 1.
Contagem – Permutações e Combinações
Terceiro encontro do segundo ciclo
Contagem Aula 2, ciclo 5.
Contagem – Permutações e Combinações
Segundo encontro do segundo ciclo
Podemos fazer 120 paisagens diferentes.
Contagem Aula 2, ciclo 3.
PROBLEMA 01: De quantas maneiras diferentes cinco pessoas podem fazer uma fila para entrar no ônibus? Para resolver esse problema, escolhemos a pessoa.
Segundo encontro do quinto ciclo
MdC e MMC Aula 1, ciclo 3.
Fatorial de um número natural
Exercícios.
RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 1 - Introdução a Teoria de Conjuntos.
Sistemas de Controle III N8SC3
Princípio Multiplicativo
Exercícios.
Contagem: Princípios multiplicativo e aditivo.
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Áreas e perímetros de polígonos
Divisão Euclidiana Aula 1, ciclo 4.
Contagem Aula 2, ciclo 4.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Fundamentos de Aritmética
Combinações simples • Escolher • Conjuntos.
ESTATÍSTICA Aula 5.
Semelhança de triângulos
Exercícios.
Fatoração, MMC e MDC usando Números Primos.
TRELIÇAS.
Números Complexos Definição: Um número complexo z pode ser definido como um par ordenado (x, y) de números reais x e y, z = (x, y) (1) sujeito.
Sistemas de Controle III N8SC3
Análise combinatória Profª Juliana Schivani
Contagem Aula 2, ciclo 1.
ÁLGEBRA LINEAR INDEPENDÊNCIA E DEPENDÊNCIA LINEAR (LI e LD)
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Simplificação ou redução de frações
Introdução à análise combinatória
Considere as situações: 1ª situação: Observe as dimensões da figura a seguir. Qual a expressão que representa a sua área? X x2 ou.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Semelhança de triângulos
Teoria dos Conjuntos.
Agrupamentos ordenados e não-ordenados
Professor : Neilton Satel
Função Profª. Carla S. Moreno Battaglioli
Unidade 1: Analise Combinatória 1.1 Conjunto e operações sobre conjunto 1.2 Factorial 1.3 Princípio fundamental da contagem ( princípio multiplicativo)
O que você deve saber sobre
Combinação simples.
Revisão: Potenciação e propriedades.
ANÁLISE COMBINATÓRIA FATORIAL 5! = = 120 4! = = 24
ANÁLISE COMBINATÓRIA REGRA DE CONTAGEM.
Combinação simples.
Princípio Fundamental da Contagem - PFC
O que você deve saber sobre
Observe as seqüências numéricas:
Princípio Fundamental da Contagem
Definições especiais:
Análise Combinatória Prof. Carla S. M. Battaglioli
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Contagem Aula 2, ciclo 4

Arranjo Sejam r e n números inteiros não negativos: Um arranjo (simples) de n elementos (distintos), tomados r a r, é qualquer maneira de listar ordenadamente r elementos, tomados dentre os n elementos dados. Escreveremos A n,r para indicar a quantidade de arranjos simples de n elementos, tomados r a r. adotaremos a convenção de que A n,0 = 1,

Exemplo 1. De quantas maneiras podemos organizar 7 pessoas em 3 cadeiras? Exemplo 2. Calcule o valor de A12,4.

Exemplo 1. De quantas maneiras podemos organizar 7 pessoas em 3 cadeiras? Exemplo 2. Calcule o valor de A12,4. A 12,4 = 12 · 11 · 10 · 9 = 11880.

Logo podemos escrever então, de modo mais compacto: Exemplo 3. Calcule o valor de A12,4. Usando a expressão (1)

Logo podemos escrever então, de modo mais compacto: Exemplo 3. Calcule o valor de A12,4. Usando a expressão (1)

Exemplo 4. Uma pessoa tem uma caixa com 10 livros guardados e possui uma prateleira onde cabem apenas 4 deles. De quantos modos ela pode escolher 4 dos 10 livros e organizalos em uma pilha sobre a prateleira?

Exemplo 4. Uma pessoa tem uma caixa com 10 livros guardados e possui uma prateleira onde cabem apenas 4 deles. De quantos modos ela pode escolher 4 dos 10 livros e organizalos em uma pilha sobre a prateleira? A10,4 = 10 · 9 · 8 · 7 = 5040. Observando a fórmula (1), obtemos os seguintes casos notáveis: An,1 = n, An,2 = n ·(n − 1), An,3 = n ·(n − 1) ·(n − 2).

Combinação adotaremos a convenção de que C n,0 = 1, Uma combinação (simples) de n elementos (distintos), tomados r a r, é qualquer escolha de r elementos dentre os n elementos dados. Em uma combinação, apenas o conjunto dos elementos escolhidos é relevante, de modo que a ordem em que eles forem tomados não importa. Escrevemos Cn,r para indicar a quantidade de combinações de n elementos, tomados r a r. adotaremos a convenção de que C n,0 = 1,

Exemplo 5. Dentre um grupo de 7 pessoas, de quantas formas podemos montar uma equipe de 3 pessoas para realizar uma tarefa?

Exemplo 5. Dentre um grupo de 7 pessoas, de quantas formas podemos montar uma equipe de 3 pessoas para realizar uma tarefa? Assim como no Exemplo 1, temos aqui um conjunto de 7 elementos e gostaríamos de escolher 3 elementos distintos dentre eles. A diferença fundamental é que, agora, a ordem em que os 3 elementos são escolhidos para participar de equipe é irrelevante. Seria 7 · 6 · 5 = 210, mas note que dessa forma não porta se escolhermos João, Maria e José, ou Maria, José e João que seria a mesma equipe, logo devemos eliminar o número de vezes que as mesmas pessoas podem formar uma equipe.

Exemplo 5. Dentre um grupo de 7 pessoas, de quantas formas podemos montar uma equipe de 3 pessoas para realizar uma tarefa? Ai vem a seguinte pergunta, de quantas formas diferentes podemos ordenar João, Maria e José em cargos diferentes? 3 · 2 · 1 = 6 E isso vale para todas as equipes formadas pelas mesmas 3 pessoas, então pra terminar dividimos o total pelas repetições. 210 / 6 = 35 Equipes diferentes!

Dessa forma, a quantidade de conjuntos com r elementos, escolhidos independente de ordem dentre os n elementos dados, é igual a An,r/r!. Concluímos, então, que: Dados inteiros não negativos n e r, com 0 ≤ r ≤ n, o número binomial n escolhe r, representado abaixo, tem o mesmo valor de Cn,r , ou seja,

Exemplo 6. Destacamos aqui como fica a equação (2) nos casos em que r = 0, 1, 2, 3, já que estes valores aparecem com bastante frequência:

Exemplo 7. Em um campeonato de futebol com 6 times, cada time jogou exatamente uma vez contra cada um dos outros. Quantos jogos aconteceram?

Exemplo 7. Em um campeonato de futebol com 6 times, cada time jogou exatamente uma vez contra cada um dos outros. Quantos jogos aconteceram?

Exemplo 8. Um Professor elaborou uma lista de exercícios com 10 questões e pediu que um aluno escolhesse 7 delas para resolver. De quantas formas o aluno pode escolher o conjuntos de questões que vai resolver?

Exercícios Exercício 1. De quantos modos 6 pessoas (João, Maria, Pedro, Janete, Paulo e Alice) podem ser divididas em 3 duplas?

Exercício 2. Uma sala tem 25 alunos Exercício 2. Uma sala tem 25 alunos. De quantas maneiras diferentes podemos escolher os grupos a seguir nesta turma? Um monitor e um representante; Dois monitores; Três monitores.

Exercício 3. De quantos modos é possível dividir 15 atletas em três times de 5 atletas, denominados Esporte, Tupi e Minas?

Exercício 4. Considere um grupo formado por 7 homens (entre os quais José) e 5 mulheres (entre as quais Maria), do qual se quer extrair uma comissão constituída por 4 pessoas. Quantas são as comissões: Possiveis?

Exercício 4. Considere um grupo formado por 7 homens (entre os quais José) e 5 mulheres (entre as quais Maria), do qual se quer extrair uma comissão constituída por 4 pessoas. Quantas são as comissões: b) Formadas por 2 homens e 2 mulheres? c) Em que José participe, mas Maria não?

Exercício 5. Estão marcados 10 pontos em uma reta e 11 pontos em outra reta paralela a primeira. Com estes pontos é possível formar quantos? Quadriláteros; Triângulos.