UFPA NPADC PPGECM Grupo de Estudo em Educação Amazônica e Cultura Amazônica Mestrando: Franciney Carvalho Palheta Seminário sobre o capítulo I (Natureza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
Advertisements

Em defesa da Família Tentacular
“Paradoxos”: O RACIONALISMO METODOLÓGICO
CULTURA ORGANIZACIONAL
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Teorias Pós-críticas do Currículo
A ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica.
Serão os valores morais universais?
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
ESTRUTURALISMO De um modo geral, o estruturalismo procura explorar as inter-relações (as "estruturas") através das quais o significado é produzido dentro.
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
FILÓSOFO POLÍTICO: Busca estabelecer princípios básicos que;
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
A CONDIÇÃO HUMANA.
Aula 15 – Sartre e o Existencialismo
Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Cícero paulino dos santos costa
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
Behaviorismo.
Professora Suraia Rahmé
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Em busca de uma compreensão
Relações de parentesco
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
IDENTIDADES Conceito de identidade Prof. Augusto Mugnai.
FILOSOFIA.
Somos realmente livres? Cap 19 – pág 236 a 245
Profª Karina Oliveira Bezerra
Antropologia Conceitos básicos
Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
A Psicologia ou as Psicologias
Transformações do pensamento sociológico ocidental
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Profª Karina Oliveira Bezerra
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Concepções de linguagem e ensino de português
IDEOLOGIA.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
O trabalho em Marx A ontologia do ser social
CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag )
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
ANTROPOLOGIA.
REVISÃO DE ANTROPOLOGIA
Surgimento do pensamento filosófico
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
História da Filosofia Contemporânea - II "Aula introdutória" Observações: Sentido e Significado Princípio de verificação Princípio de uso.
“ 0 SER HUMANO E A SOCIEDADE ”  O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural Visão natural  O homem se explica mediante sua essência  Defendida pela.
“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”
CULTURA: uma palavra muitas definições
Em busca da felicidade.
Mayara T. Santos - Sociologia
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Transcrição da apresentação:

UFPA NPADC PPGECM Grupo de Estudo em Educação Amazônica e Cultura Amazônica Mestrando: Franciney Carvalho Palheta Seminário sobre o capítulo I (Natureza e Cultura) do livro As estruturas Elementares do Parentesco de Levi- Strauss. Referência LÉVI-STRAUSS, C. As estruturas elementares do parentesco. Tradução: Mariano Ferreira. Petropólis: Vozes, 1982.

O estruturalismo e a antropologia Da Natureza à Cultura A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados. Confúcio O estruturalismo e a antropologia A estrutura da mente de Wilhelm Wund A lingüística de Sausurre O Estruturalismo antropológico Onde acaba a natureza? Onde começa a Cultura?

Da Natureza à Cultura A estrutura da mente de Wilhelm Wund Esta corrente usava a introspecção como metodologia para o estudo das estruturais mentais. A lingüística de Sausurre (1857-1913 ) Para o lingüista Saussure seria importante encontrar a infra-estrutura da língua, aquilo que é comum a todos os falantes e que funciona em um nível inconsciente.

Da Natureza à Cultura O estruturalismo virou "moda" intelectual nos anos 60 e 70, graças a Levi-Strauss. Mesmo sabendo da indiferença deste pensador pela história ("o etnólogo respeita a história, mas não lhe dá um valor privilegiado", in O Pensamento Selvagem, 1970, pag.292), pode-se entender a antropologia estrutural como um método de tentar entender a história de sociedades que não a têm, como é o caso das sociedades primitivas.

Da Natureza à Cultura Por influencia do Positivismo e da ciência racionalista do século XIX havia um desprezo total pela mitologia, a magia, o animismo e os rituais fetichistas em geral. O trabalho de Lévi-Strauss foi justamente de entender isto como recursos de uma narrativa da história tribal, no qual se vê expressões legitimas de manifestações de desejos e projeções ocultas, todas elas merecedoras de serem admitidas no papel de matéria-prima antropológica.

de preservar o tabu do incesto. Da Natureza à Cultura Para ele os mitos serviam muito para se entender o funcionamento da cultura que o gerou e perpetuou. Totem , um símbolo clânico. A mesma coisa aplica-se com o totemismo, poderoso instrumento simbólico do clã para reger o sistema de parentesco, regulando os matrimônios com a intenção de preservar o tabu do incesto.

Da Natureza à Cultura Cada totem está associado a um grupo social determinado, a uma tribo ou clã, e todo o sistema de casamentos é estabelecido pelo entrecruzar dos que filiam-se a totens diferentes. Com isso ele queria provar que os mitos têm uma estrutura idêntica em qualquer parte da Terra (mitema), como se houvesse uma estrutura mental da humanidade que é a mesma, independentemente da raça, clima ou religião adotada ou praticada.

Da Natureza à Cultura Assim como o marxismo e o freudismo, o estruturalismo diminui a importância do que é singular, subjetivo, individual, retratando o ser, a pessoa humana, como resultante de uma construção, a conseqüência de sistemas impessoais. No marxismo o indivíduo é marionete do sistema capitalista; Na psicanálise, mesmo amparado pelo ego, ele é regido pelos impulsos do inconsciente; Na antropologia estrutural pelas relações de parentesco determinadas pelo totemismo .

Claude Levi-Strauss no Brasil, em 1934.

Onde acaba a Natureza? Onde começa a Cultura? No capítulo I, do livro ‘As estruturas do parentesco’ Levi-Strauss, faz um esforço para mostrar onde fica o natural e onde começa o cultural, o social. Assim como primeira tentativa ele propõe: “O método mais simples consistiria em isolar uma criança recém-nascida e observar suas reações a diferentes excitações durante as primeiras horas ou os primeiros dias depois do nascimento. Poder-se-ia então supor que as respostas fornecidas nessas condições são de origem psicobiológicas, e não dependem de sínteses culturais ulteriores [Levi-Strauss:1982, p. 42]”.

Onde acaba a Natureza? Onde começa a Cultura? Só é possível pensar no desenvolvimento da criança a partir dos estímulos que ela recebe, pois sem isso ela não se desenvolve. Segundo a lenda, os irmãos Rômulo e Remo foram amamentados por uma Loba. Levi-Strauss analisa ‘casos’ de crianças criadas isoladas da cultura humana.

Onde acaba a Natureza? Onde começa a Cultura? Como segunda tentativa ele propõe fazer uma comparação entre o comportamento humano e o comportamento animal, onde coloca o comportamento humano como cultural e o animal como biológico. Entretanto, hoje se discuti se os animais também fazem cultura.

Onde acaba a Natureza? Onde começa a Cultura? Assim ele procura o usar as relações sexuais (promiscuidade) entre os macacos antropóides. No qual ele observa que há tanto poligamia quanto monogamia e cita: “Esta ausência de regra parece oferecer o critério mais seguro que permita distinguir um processo natural de um processo cultural [Levi-Strauss:1982, p. 46]”.

Onde acaba a Natureza? Onde começa a Cultura? Édipo e a Esfinge (pintura de Gustave Moreau) Para ele a proibição do incesto é a regra que é comum a todas as sociedades. “Porque a proibição do incesto apresenta, sem o menor equívoco e indissoluvelmente reunidos, os dois caracteres nos quais reconhecemos os atributos contraditórios de duas ordens exclusivas, isto é, constituem uma regra, mas uma regra que, única entre todas as regras sociais, possui ao mesmo tempo caráter de universalidade [Levi-Strauss:1982, p. 47]”.

Daí ele conclui que são as regras que definem onde termina a natureza e onde começa a cultura, de modo que se conhecermos qual a regra comum a todas as culturas podemos identificar a origem da cultura. É permitido o casamento avuncular, entre os Araweté. O mito do Pássaro com a jararaca = primos paralelos. O mito do Gavião-real = primos cruzados. Caso de poliandria, no Himalaia, como o casamento de Rudarsín (noivo) com Momdebí (noiva), um casamento de 2 mulheres com 5 maridos.

Onde acaba a Natureza? Onde começa a Cultura? Para ele a proibição do incesto envolve um elemento natural (o ato sexual), e outro social (a regra). Portanto, a regra é o que define onde começa cultura. A partir desta regra é que se estabelece o matrimônio e a forma como as mulheres serão distribuídas entre os homens. Mulher indiana ocupa posição inferior na sociedade, o que é motivo para famílias preferirem desestimular o nascimento de crianças do sexo feminino

Onde acaba a Natureza? Onde começa a Cultura? O estruturalismo nasceu para se opor ao existencialismo de Paul Sartre. "A existência precede a essência”, ou seja: o homem é aquilo que faz. (1905-1980) Ele destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade, de forma que no existencialismo se considera cada homem com um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino. Nos anos 90 o Pós-estruturalismo passou a ser destaque como visão antropológica.

Onde acaba a Natureza? Onde começa a Cultura? Entre alguns dos pós-estruturalistas mais importante está Michel Foucault. (1926-1984) Os pós-estruturalistas continuam, de formas variadas, a sustentar a compreensão estruturalista do sujeito, concebendo-o, em termos relacionais, como um elemento governado por estruturas e sistemas.

Onde acaba a Natureza? Onde começa a Cultura? Essa nova concepção nasceu em razão de alguns pontos críticos do estruturalismo, entre eles o de ser considerado anti-humanista (afinal tudo fica a mercê da cultura) e etnocentrista. Mas, até onde vai nosso livre arbítrio? E como a cultura nos afeta? Claude Levi-Strauss, com 98 anos de idade, é considera o último grande sábio do Sec. XX ainda vivo. Obrigado!