Aplicações e consequências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clonagem Escola EB2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo Paião
Advertisements

Gravidez de Risco Será que as consequências serão as mesmas em diferentes faixas etárias ? Joana Pires nº 11 Ricardo Pinto nº 19 Catarina Taborda nº 26.
SELEÇÃO ARTIFICIAL DA MOSTARDA
Alimentos Transgénicos
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Tecnologia do DNA Recombinante
O que é clonagem? A palavra clone (do grego klon, significa “broto”) é utilizada para designar um conjunto de indivíduos que deram origem a outros.
Revolução biotecnológica
Alimentos Trânsgênicos
Clonagem A palavra "clone" vem do grego "klón", que significa "rebento" ou "broto". Os cientistas removem o material genético de uma óvulo não-fertilizado.
APLICAÇÕES Ferramentas biotecnológicas Conhecimento científico MÉDICA
CRIAR INVENTAR X MODERNIZAR Perguntas sobre diferenças entre conceitos.
INTRODUÇÃO Conjunto de técnicas que utiliza
-Clonagem Reprodutiva
Ovelha Dolly.
DNA, GENES E CROMOSSOMAS
Escola Secundária Anselmo de Andrade
Revolução genômica: um caminho sem volta
Ciências Naturais 9º ano
Controvérsias Públicas
Células Tronco O que são?
QUANDO PENSAMOS EM BIOTECNOLOGIA, O QUE SURGE EM NOSSA MENTE???
REVISÃO CAP 7 E 8 Profª Emanuelle Grace.
Organismos geneticamente modificados
Biotecnologia O que é BIOTECNOLOGIA?.
Produção de alimentos e sustentabilidade
BIOTECNOLOGIA 1ª PARTE: OGM´s e Testes de DNA
BIOTECNOLOGIA.
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Clonagem.
Clones.
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Engenharia Genética.
Caso 6 - Aplicações ambientais
Fundamentos de Engenharia Genética
Agricultura Biológica
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
Clonagem.
TRANSGÊNICOS.
As características hereditárias podem ser manipuladas pelo homem?
1 2 Engenharia Genética e Saúde
Ciências Nome: Nuno Gonçalves, Ana Silva, Pedro Ruivo e João Loureiro.
O tema do nosso trabalho é “Clonagem”
Manipulação Genética.
Transgênicos O que são? Aspectos Positivos Aspectos Negativos
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Hereditariedade.
GENÉTICA Aula 7: Fundamentos das Tecnologias do DNA Recombinante
Transgênicos e Geneticamente Modificados.
Professor Carlos Eduardo Nicoletti Camillo
Evolução da população humana
Biotecnologia (II).
Técnica do DNA recombinante DNA Complementar - cDNA.
Transgênicos Universidade Federal do ABC Analívia Ramos
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Clonagem Humana Bernardo Monteiro, Diogo Prata,
Uso de vírus em engenharia genética
BIOTECNOLOGIA.
Controlo de PRAGAS Uma praga é a abundância de indivíduos de uma espécie indesejável que, invadindo as culturas ou explorações, competem com o.
CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS
A LIMENTAÇÃO, A MBIENTE E S USTENTABILIDADE Cultivo de plantas e criação de animais 1.
Crescimento e Regeneração de Tecidos vs Diferenciação Celular
Escola Dr. Pedrosa Veríssimo 2/3 ciclos Paião Trabalho realizado por: Daniela Pereira nº2 Daniela Pereira nº2 Daniela Sofia nª3 Daniela Sofia nª3 Ivo Palhais.
Crescimento e regeneração de tecidos VS diferenciação celular
Como produzimos organismos geneticamente modificados?
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Transcrição da apresentação:

Aplicações e consequências Engenharia genética Aplicações e consequências

Engenharia genética Ramo da biotecnologia dedicado à manipulação dos genes de um organismo, geralmente fora do seu processo reprodutivo.

Aplicações: Organismos geneticamente modificados (OGMs) Produção de medicamentos Melhoramento de alimentos Aplicações ambientais Procedimentos médicos Clonagem

Clonagem Consiste na criação de organismos geneticamente semelhantes a outros Dolly, com o cientista responsável pelo processo de clonagem: Ian Willmut

Clonagem da ovelha Dolly Insere-se o núcleo do ser que se pretende clonar no interior de um ovócito do ser portador. Após a fusão, desenvolve-se um embrião que será dado à luz pela ovelha portadora, mas que é geneticamente semelhante a outro.

Ovelha Dolly com a sua mãe Apesar de a ovelha que a deu à luz ser de face negra, a Dolly possui os genes da ovelha dadora, a qual foi efectivamente clonada, pois o material genético encontra-se no núcleo da célula, e não no citoplasma do ovócito.

O que aconteceu a Dolly? Dolly nasceu a 5 de Julho de 1996 e foi gerada a partir das células mamárias de uma ovelha adulta de 6 anos. Teve uma vida normal de ovelha e deu à luz dois filhotes saudáveis, sendo sempre cuidadosamente observada. Em 1999 os cientistas anunciaram que Dolly sofria de envelhecimento precoce, o que iniciou uma acesa discussão sobre a influência da clonagem no processo de envelhecimento. Em 2002, foi anunciado que Dolly sofria de artrite degenerativa e em Fevereiro de 2003 foi abatida, para evitar uma morte dolorosa por uma infecção pulmonar incurável. O seu corpo foi empalhado e está em exibição no Royal Museum of Scotland, em Edimburgo.

Organismos geneticamente modificados São organismos nos quais foram inseridos genes estranhos com a finalidade de os levar a adquirir uma determinada característica.

Técnica do DNA recombinante Insere-se o gene que se pretende num plasmídeo bacteriano. As bactérias modificadas pode depois infectar uma cultura de células que passam a adquirir a característica codificada pelo gene

Aplicações Produção de medicamentos Melhoria da qualidade alimentar Aumento do valor nutritivo Resistência a doenças e pragas Resistência a condições ambientais Melhoramento da qualidade (aspecto, sabor) Aplicações ambientais Bactérias que degradam o crude da água Cana do açúcar que produz biogás

Tomateiro resistente ao parasita do mosaico do tabaco Tomateiro resistente ao parasita do mosaico do tabaco. As plantas da esquerda são geneticamente modificadas, as da direita são normais. Ambas foram infectadas.

Planta do tabaco resistente à seca Planta do tabaco resistente à seca. Estas plantas são uma boa solução para as regiões áridas de África, onde não se consegue uma boa agricultura. Couves resistentes ao sal. Podem ser cultivadas em terrenos onde os níveis de sal são muito elevados Planta com maior capacidade de absorver azoto do solo. Não necessitam de adubação. Podem ser cultivadas em solos pobres em nutrientes.

Planta de algodão resistentes às lagartas. Reduz a necessidade de utilização de pesticidas. Os gastos de produção diminuem e a poluição ambiental também é reduzida. Golden Rice. Arroz geneticamente modificado que contém um gene que codifica a produção de β-caroteno. Foi produzido para evitar que as populações pobres da Ásia adoecessem por avitaminoses.

Problemas Resistência a antibióticos Introdução de genes nocivos indesejados Perda de controlo da dispersão dos genes Passagem dos genes de resistência a espécies infestantes Monopólio da produção de comida por um número reduzido de empresas Questões éticas Cfr. Ficha Informativa n.º 4

Outras aplicações Fecundação in-vitro Diagnóstico pré-natal Procedimentos médicos

Planeamento familiar Fecundação in-vitro Diagnóstico pré-natal Permitem aos casais ter filhos saudáveis com recurso à engenharia genética, nomeadamente análise do genótipo quer dos pais, quer do feto.

Procedimentos médicos Com base em células embrionárias, é possível reconstituir órgãos e tecidos humanos. Permite salvar vidas, pois reduz o tempo de espera e o risco de rejeição de um transplante.

Apesar dos inegáveis benefícios da engenharia genética, muito há ainda por fazer. A discussão sobre os riscos e os problemas éticos continua acesa Fim