GT Gestão Imobiliária Comitê de Meio Ambiente Reunião 27 de novembro de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
XII Encontro dos Associados da Apine
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Fórum de Responsabilidade Socioambiental do Setor Elétrico
Simone Paschoal Nogueira
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE AUDITORIA - CA
PROJETO DE ALTERAÇÃO DA LEI DE LICITAÇÕES
Profissão Docente: Parceria entre a Universidade e a Escola Pública
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Licenciamento Ambiental Federal de Pequenas Centrais Hidrelétricas
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Contratação de Agências de Viagens MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, 31 de maio de 2012.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
Vítor F. Alves de Brito EXPECTATIVAS PARA A RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES NA ÁREA DE ENERGIA Em 2015 encerrarão os prazos de concessões de 37 distribuidoras,
COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA
CONTRAPROPOSTA APRESENTADA PELA ADMINISTRAÇÃO E REJEITADA EM ASSEMBLEIA REALIZADA NO DIA 23 DE MAIO DE 2013.
Perspectivas para o Setor Elétrico Brasileiro Prof. Nivalde J. de Castro Coordenador do GESEL-UFRJ.
Regularização das Cooperativas de Eletrificação Rural Regularização das Cooperativas de Eletrificação Rural Brasília - DF 16 de novembro de 2004 Brasília.
Informes da Diretoria Executiva de Administração e Finanças
GT PROJETOS DE LEI E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL REUNIÃO DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE
Concepções Teóricas em Psicologia II
MODELO E OPORTUNIDADES COM A RENOVAÇÃO DAS CONCESSÕES
Audiência Pública n°. 017/2003 Revisão da Resolução n°. 505/2001
Renovação das Concessões – Cenário Atual David A. M. Waltenberg Rio de Janeiro, 22 de março de 2012.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
Prorrogação de Concessões do Setor Elétrico Brasileiro
Medida Provisória Nᵒ 579.
LICITAÇÃO Procedimentos (Lei 8.666/93).
AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Roteiro de condução da reunião
GT Projetos de Lei e Legislação Ambiental 4ª Reunião do Comitê de Meio Ambiente 27 de novembro de 2012.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
GT PREVIDÊNCIA.
1 Ministério da Educação Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Secretaria Executiva Sistema de Informações de Custos Histórico Outubro/2013 – Reunião.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
ASPECTOS GERAIS E PONTOS POLÊMICOS
SEMINÁRIO PRORROGAÇÃO DE CONCESSÕES DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO Seminário "Prorrogação de Concessões do Setor Elétrico Brasileiro” ABDIB e CNI César Ramírez.
Prof. Dr. Enio Giotto Departamento de Engenharia Rural
EXECUÇÃO/ MONITORAMENTO
GRUPO DE TRABALHO SEGURANÇA COM A POPULAÇÃO - GTESP PROJETO VIDA BRASIL.
MINUTA DE REGULAMENTO REUNIÕES REGIONAIS DA ANPED - EM DISCUSSÃO Apresentação Forpred Reunião FORPRED, RJ, 03 dezembro de 2014 Comissão: Coordenadores.
GT Fornecimento de Energia Elétrica em Áreas Protegidas 4ª Reunião do Comitê de Meio Ambiente 27 de novembro de 2012.
Comissão Metroferroviária 10ª Reunião do Grupo de Trabalho de Energia Coordenadora: Marcia Baptista (MetrôRio) Abril/2013.
MANUAL DE ORIENTAÇÕES OPERACIONAIS DA IMO
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Tarifação Horo-Sazonal
Atividades e atos administrativos
Painel I: Aspectos Jurídicos e Regulatórios São Paulo, 16 de outubro de 2012 David A. M. Waltenberg Prorrogação de Concessões do Setor Elétrico Brasileiro.
Sistema de Controle Interno - SCI
CIGRÉ/BRASIL – COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 – PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO APRESENTAÇÃO NA 3ª REUNIÃO DO COMITÊ TÉCNICO.
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
JOÃO JOSÉ MAGALHÃES SOARES
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Eng. Eletricista Ivo Pugnaloni Diretor Presidente da ABRAPCH e do Grupo ENERCONS 38ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria da Agência Nacional de energia.
PCH Legislação e Estudo de Caso
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS PROAA F RESOLUÇÃO N º 020/2013 CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM 22 DE NOVEMBRO DE 2013 Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria.
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
APRIMORAMENTOS RESOLUÇÃO NORMATIVA nº 451/2011 Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública - SMA.
Projeto Ser Competente Gerente do projeto: Henrique Fagundes Carvalho Patrocinador: Maria Cristina Gonçalves Discacciati Data de status: 04/12/
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. Polo Santarém (22 e 23/10/15) 2º Seminário.
Cenário do Setor Elétrico no Brasil Brasília - DF 19 de agosto de 2015 Romeu Donizete Rufino Diretor-Geral.
André Pepitone da Nóbrega Diretor-Ouvidor Brasília - DF 19 de agosto de 2015 A Política de Tarifas no Setor de Energia Elétrica Tema: Energia, Petróleo,
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
Coordenador: Eng. Ângelo Canavitsas Data: 06 maio ª Reunião do Grupo Ad Hoc Propagação de 2016.
LDAT 138 kV Carajás – Atlântico/Campinas Brasília 19/11/2015 José Moisés Machado da Silva Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade.
Forum Democrático de Desenvolvimento Regional 01/09/2008.
ENTREGAS EM FASE DE REPLANEJAMENTO Relatório de Acompanhamento de Projeto Estratégico Legenda: Marco ainda não iniciou. Marco com atraso. Marco dentro.
Potencial Hidroelétrico no Rio Araguaia Brasília - DF 16/09/2015 Mariana Sampaio Gontijo Vaz Especialista em Regulação.
Ampliação do Mercado Livre
Transcrição da apresentação:

GT Gestão Imobiliária Comitê de Meio Ambiente Reunião 27 de novembro de 2012

CALENDÁRIO DE REUNIÕES MêsData* AGOSTO14 OUTUBRO09 DEZEMBRO05 transferida para início de 2013 * As datas acima estão sujeitas à alteração.

Estrutura da Área Patrimonial de FURNAS – Expositora: Isabel Cristina Rivero Gomez Lintz DUP - Audiência Pública ANEEL sobre a Declaração de Utilidade Pública, Para Geração, Transmissão e Distribuição de energia elétrica. Com a presença do Dr. Vilson Christofari Resultado: Enviadas as contribuições para ANEEL em nome das Associadas Assuntos discutidos em 2012 Com relação ao tema Gestão e controle patrimonial no sistema SAP Robinson Frutuoso da empresa Netpartners recomendada pela associada Light, fez uma exposição sobre a gestão patrimonial e imobiliária com o sistema SAP – RE

Assuntos discutidos em 2012 Quanto à questão do georreferenciamento dos imóveis ao redor dos reservatórios por solicitação da Aneel, Fernanda Ferreira Amaral técnica da Cemig expôs acerca dos pontos a serem discutidos sobre o georreferenciamento face a Resolução 501/2012 que em seu artigo 3º e parágrafo único estabelece os procedimentos para o mapeamento dos bens imóveis e das áreas vinculados à concessão de usinas hidrelétricas e a necessidade de georreferenciamento de algumas usinas face MP 579/2012 que dispõe sobre as concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, sobre a redução dos encargos setoriais, sobre a modicidade tarifária, e dá outras providências e no artigo 1º, § 9 o da MP 579, diz que vencido o prazo das concessões de geração hidrelétrica de potência igual ou inferior a 01 MW, aplica-se o disposto no art. 8 da lei 9074/95 RESULTADOS -REUNIÃO COM ABRAGE em 30out – Ana/ Rede Energia

Assuntos discutidos em 2012 Quanto à utilização de áreas paradigmas de indenização de benfeitorias reprodutivas e não reprodutivas dos proprietários afetados pelos empreendimentos, serão levantadas as questões, orientações acerca das praticas de percentuais de indenização para elaboração de um manual de referencia. Luzay da CTEEP informa que para as negociações vai com preço fechado, mas se o proprietário não aceitar, leva o caso para juízo. Maria Odalia da CEEE informa que a empresa tem um manual de como pagar, e assim tem êxito de 98%nos casos de negociação para passagem das servidões. Diogo da Copel informa que a qualidade de avaliação dos imóveis é ótima e na Copel foi realizado um curso de pos graduação acerca do tema.

Assuntos discutidos em 2012 Guilherme da CEMIG foi convidado e aceitou coordenar o manual que será elaborado pelo GT acerca das melhores práticas para indenização de servidões dos empreendimentos de energia elétrica – GTD. Cada empresa fará uma apresentação nas próximas reuniões sobre o tema, sendo as primeiras a CEMIG, CESP, COPEL e CEEE. Encaminhamentos: Luzay enviou o Projeto de Lei de Deputado do Espírito Santo que visa estabelecer uma indenização mínima de 20% do valor da terra nua no caso da instituição de servidão administrativa para a implantação de LT ou de distribuição de energia elétrica em área rural e ABCE encaminhou ao GT e CMA para conhecimento. Maria Odalia verificará sobre a possibilidade de disponibilizar o manual da CEEE para os demais membros do GT. ABCE enviou solicitação para CEEE e convite formal para Guilherme Cemig. Aguardamos retorno. A CEEE convidou GT para reunião na sede.

(CEMIG) Georreferenciamento dos imóveis ao redor dos reservatórios por solicitação da Aneel; Plano de Gestão sócio patrimonial das áreas de preservação permanente ao redor dos reservatórios, com elaboração de um plano a ser enviado para a aprovação da Aneel; Utilização de áreas paradigmas de indenização de benfeitorias reprodutivas e não reprodutivas dos proprietários afetados pelos empreendimentos, com elaboração de um manual; Implantação dos estudos de viabilidade fundiária dos empreendimentos; Alienação de Imóveis através de pregão eletrônico. SUGESTÃO DE TEMAS

Dr. Braz da Cesp levantou alguns pontos: A Usina de três irmãos já venceu a concessão Outras empresas vencem em 2015 Questão da topografia Problemas em obter a cota maximorum Ajuste de dados cartográficos muito antigos com pontos georreferenciados em campo Cotas de projeto Hoje de fato tem perímetro georreferenciado, mas terá que fazer das APPs, etc. Questão da alienação Aqueles imóveis que não são vinculados a concessão deverão ser alienados, a exemplo dos canteiros de obras, etc. Áreas destinadas para APP não podem ser disponibilizadas. SUGESTÃO DE TEMAS

ENCAMINHAMENTOS ?