FILOSOFIA 10º ANO TEMAS/PROBLEMAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Agrupamento de Escolas de Idanha-a-Nova Os direitos humanos e a globalização WEBQUEST ELABORADA PELA PROFESSORA: CELESTE GONÇALVES Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão
Os direitos humanos e a globalização INTRODUÇÃO A globalização é um fenómeno económico, político, social e cultural do mundo de hoje e a filosofia, enquanto saber radical, autónomo, universal e histórico, deve debruçar-se sobre ele. O tema da globalização suscita entre outros o problema de se saber se é favorável à expansão dos direitos humanos ou se, contrariamente, implica a erosão desses direitos. Proponho-te que alargues os teus horizontes e adquiras mais informação sobre este tema/problema. Porque este mundo também é teu, elucida-te, problematiza, discute e expõe as tuas ideias. Clica no menu tarefas Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão
Os direitos humanos e a globalização Publica o teu trabalho na página de filosofia em http://pensareser.wetpaint.com TAREFAS Para começar, é preciso querer saber mais e olhar atentamente o mundo . Combater a indiferença também é uma tarefa da Filosofia. O que pretendemos é discutir ideias e tomar uma posição sobre o problema: Será a globalização favorável à expansão dos direitos humanos ou, contrariamente, põe em risco esses direitos? O trabalho será desenvolvido ao longo de três aulas. O produto do teu trabalho pode ser: Uma exposição oral apoiada em Power Point. Um ensaio filosófico. Clica no menu processo e segue as instruções. Para saberes como fazer um ensaio filosófico consulta: Martinich, A. P. (1998)« A Estrutura de um Ensaio Filosófico».Trad.de Vítor Oliveira, in Críticahttp://criticanarede.com/html/filos_ensaiofilosófico.html. Polónio, Artur (2005) «Como escrever um Ensaio Filosófico», in CF-SPF,www.cef-spf.org/docs/ensaio.pdf. Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão
Os direitos humanos e a globalização PROCESSO Realiza uma pesquisa cuidada. Reúne e organiza a informação seleccionando as ideias essenciais inerentes ao tema. Utiliza a informação criteriosamente. O percurso passará pela reflexão sobre os seguintes itens: A emergência dos direitos humanos e a sua contextualização. Direitos humanos num mundo globalizado – perigos a que estão expostos. Possibilidade de compatibilizar globalização e direitos humanos. Clica no menu recursos Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão
Os direitos humanos e a globalização Ver: A Rapariga do café, 2005, Reino Unido e EUA, direcção de David Yates. O filme recria uma hipotética sessão do G8, da qual participam os países mais ricos; transmite uma mensagem humanitária e a exigência de uma ética universalista. Ver: A Lista de Schindler, um filme de Steven Spielberg, vencedor de sete Óscares da Academia. É uma obra prima, sobre o Holocausto. Mostra como a acção de um homem fez a diferença no drama daqueles que sobreviveram a um capítulo negro da história da humanidade, salvos pelo seu esforço. RECURSOS WWW.angelfire.com/sk/holgonsi/lucianoribas.html Texto de Luciano do Monte Ribas, “ Identidade, Globalização e Direitos Humanos”. WWW.dhnet.org.br/direitos/textos/globalizaçao_dh/globalizacao_e_dh.html Paulo César Carbonari, “Globalização, Direitos humanos e Democracia”. http://WWW2.mre.gov.br/ipri/Papers/DireitosHumanos/Artigo15.doc Direitos Humanos no Século XXI Rio de Janeiro: Artigo 15 – Vicente de Paulo Barreto “Universalismo, multiculturalismo e direitos humanos” http://WWW.cjf.gov.br/revista/numero11/Artigo3.htm Artigo sobre direitos humanos http://WWW.Witness.org/?google2&gclid=CMKxurlhokCFRFhMAodiHevWA Site sobre direitos humanos WWW.benton.uconn.edu/hr/benetton.htm Imagens sobre direitos humanos. http://WWW2.mre.gov.br/ipri/Papers/DireitosHumanos/Artigo06.doc Direitos humanos no século XXI Rio de Janeiro:Artigo 06 –Ignacy Sacks, “ Desenvolvimento, direitos humanos e cidadania”. Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão
Os direitos humanos e a globalização Total: 200 pontos = 20 valores AVALIAÇÃO Critérios de avaliação a observar Participação e desempenho individual Autonomia 10 pontos Cumprimento das tarefas/responsabilidade Interactividade/cooperação Enquadramento da problemática: sentido, pertinência e quadro conceptual de suporte. 20 pontos Pesquisa documental em fontes diversificadas de informação. Selecção e tratamento pessoal dos materiais recolhidos, considerando: A formulação e a caracterização da problemática da globalização e dos direitos humanos. 30 pontos A análise e a exposição das diferentes teses, argumentos, razões ou provas avançados, relativamente ao tema/problema. A elaboração de uma resposta reflectida/argumentativa ao problema dos direitos humanos. Apresentação gráfica/criatividade Encadeamento do discurso e clareza da linguagem Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão
Os direitos humanos e a globalização Para saberes mais: Página oficial da unicef http://WWW.unicef.org Página oficial da organização RSF(repórteres sem fronteiras) http://WWW.rsf.org/ Portal da ONU dedicado aos direitos humanos: http://un.org/rigts/ Código de Hamurabi – sé. XVIII a.c http://WWW.angelfire.com/me/babiloniabrasil/hamur.html CONCLUSÃO Os direitos humanos foram-se afirmando no decurso do processo evolutivo da humanidade, exigindo constante desenvolvimento e aperfeiçoamento, que está longe de se encontrar terminado. Com este trabalho descobriste, certamente, que neste mundo multicultural e assimétrico o respeito pelos direitos humanos sofre frequentemente atropelos. Há temas associados que podes explorar, como o problema dos apátridas, os direitos das crianças, direitos das mulheres, direitos das minorias, etc. Muito há a fazer neste domínio e todos temos um papel a desempenhar. Lança mãos à obra, a participação cívica é importante! Na escola, podes ajudar a promover um debate sobre o tema. Podes colaborar na organização de uma exposição, com cartazes alusivos ao tema, ou até criar um blogue ou fórum. Tens uma palavra a dizer e o mundo conta contigo. Para descontraíres e ampliares os teus conhecimentos, clica aqui! Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão
Os direitos humanos e a globalização Livros: Johann Galtung, Direitos Humanos- Uma Nova Perspectiva, Ed. Instituto Piaget, lisboa Amnistia internacional, Primeiros passos: um manual de iniciação à educação para os Direitos Humanos, secção Portuguesa da Amnistia Internacional, Lisboa Apoio Internet – www.projectos.t.e.pt/links - para: Amnistia Internacional Enciclopédia Portuguesa dos Direitos Humanos online Gabinete de Docmentação do Direito Comparado ( Direitos Humanos) Observatório dos direitos Humanos Para momentos de descontracção e emoção, podes ver os filmes: Ghandi, de Richard Attenborough, 1982 Grita Liberdade, de Richard Attenborough, 1987 Amistad, de Steven Spieldberg, 1997 Terra Sangrenta, de Rolland Joffé, 1984 Transe, de Teresa Villaverde Cabral, 2006 O Paraíso de Agora, de Hany Abu-Assad, 2005