FILOSOFIA 10º ANO TEMAS/PROBLEMAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira.
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Exploração do CD-Rom Enciclopédia Universal Formação Cívica.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Como elaborar um texto Argumentativo
A análise e o Comentário de textos
Expressão Plástica Borboletas.
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
Auto da Barca do Inferno
Como elaborar um trabalho de pesquisa
APRESENTAÇÃO O Projecto Viver os Direitos Humanos» é uma parceria entre a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Secção Portuguesa.
Webquest elaborada pela professora:
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O solo e as rochas.
A História do Meio Local Santo António dos Cavaleiros
AS PLANTAS.
Os Astros.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
1. Sugestões para o trabalho individual
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Passo a Passo para a criação de uma conta na Plataforma Mahara. Não consegues? Nós ajudamos-te!
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA
WEBQUEST.
Escola Secundária da Portela
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
Faculdade de Educação de Costa Rica
GRITO ECOLÓGICO Intervenções inteligentes num mundo quase caótico.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
PARLAMENTO DOS JOVENS 2014/2015
Atividade avaliativa: Unificação ortográfica.
Webquest - Vulcanismo Março 2011.
E-Portefólios de aprendizagem – Fundamentos e Práticas
OBSERVATÓRIO DO CIDADÃO Portal de Cidadania CFCUL CÂMARA MUNICIPAL DO MONTIJO Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania Faculdade de Ciências.
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
ÁREA PROJECTO.
Meios de Transporte.
Uma adaptação por: Maria do Carmo Costa
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Apresentação do Trabalho Final Escola Secundária de Oliveira do Bairro
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Replicação Metas Curriculares de Português
Aspectos físicos de Portugal
À descoberta do ambiente natural
Como fazer um trabalho de pesquisa
Roteiro para Estudo.
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
O ROMANTISMO WEBQUEST – 11ºano
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
TAREFAPROCESSORECURSOSCONCLUSÃOAVALIAÇÃO Luz e cor são inseparáveis. Se não existir luz, não pode haver cor. INTRODUÇÃO.
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA 10º ANO TEMAS/PROBLEMAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Agrupamento de Escolas de Idanha-a-Nova Os direitos humanos e a globalização WEBQUEST ELABORADA PELA PROFESSORA: CELESTE GONÇALVES Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão

Os direitos humanos e a globalização INTRODUÇÃO A globalização é um fenómeno económico, político, social e cultural do mundo de hoje e a filosofia, enquanto saber radical, autónomo, universal e histórico, deve debruçar-se sobre ele. O tema da globalização suscita entre outros o problema de se saber se é favorável à expansão dos direitos humanos ou se, contrariamente, implica a erosão desses direitos. Proponho-te que alargues os teus horizontes e adquiras mais informação sobre este tema/problema. Porque este mundo também é teu, elucida-te, problematiza, discute e expõe as tuas ideias. Clica no menu tarefas Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão

Os direitos humanos e a globalização Publica o teu trabalho na página de filosofia em http://pensareser.wetpaint.com TAREFAS Para começar, é preciso querer saber mais e olhar atentamente o mundo . Combater a indiferença também é uma tarefa da Filosofia. O que pretendemos é discutir ideias e tomar uma posição sobre o problema: Será a globalização favorável à expansão dos direitos humanos ou, contrariamente, põe em risco esses direitos? O trabalho será desenvolvido ao longo de três aulas. O produto do teu trabalho pode ser: Uma exposição oral apoiada em Power Point. Um ensaio filosófico. Clica no menu processo e segue as instruções. Para saberes como fazer um ensaio filosófico consulta: Martinich, A. P. (1998)« A Estrutura de um Ensaio Filosófico».Trad.de Vítor Oliveira, in Críticahttp://criticanarede.com/html/filos_ensaiofilosófico.html. Polónio, Artur (2005) «Como escrever um Ensaio Filosófico», in CF-SPF,www.cef-spf.org/docs/ensaio.pdf. Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão

Os direitos humanos e a globalização PROCESSO Realiza uma pesquisa cuidada. Reúne e organiza a informação seleccionando as ideias essenciais inerentes ao tema. Utiliza a informação criteriosamente. O percurso passará pela reflexão sobre os seguintes itens: A emergência dos direitos humanos e a sua contextualização. Direitos humanos num mundo globalizado – perigos a que estão expostos. Possibilidade de compatibilizar globalização e direitos humanos. Clica no menu recursos Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão

Os direitos humanos e a globalização Ver: A Rapariga do café, 2005, Reino Unido e EUA, direcção de David Yates. O filme recria uma hipotética sessão do G8, da qual participam os países mais ricos; transmite uma mensagem humanitária e a exigência de uma ética universalista. Ver: A Lista de Schindler, um filme de Steven Spielberg, vencedor de sete Óscares da Academia. É uma obra prima, sobre o Holocausto. Mostra como a acção de um homem fez a diferença no drama daqueles que sobreviveram a um capítulo negro da história da humanidade, salvos pelo seu esforço. RECURSOS WWW.angelfire.com/sk/holgonsi/lucianoribas.html Texto de Luciano do Monte Ribas, “ Identidade, Globalização e Direitos Humanos”. WWW.dhnet.org.br/direitos/textos/globalizaçao_dh/globalizacao_e_dh.html Paulo César Carbonari, “Globalização, Direitos humanos e Democracia”. http://WWW2.mre.gov.br/ipri/Papers/DireitosHumanos/Artigo15.doc Direitos Humanos no Século XXI Rio de Janeiro: Artigo 15 – Vicente de Paulo Barreto “Universalismo, multiculturalismo e direitos humanos” http://WWW.cjf.gov.br/revista/numero11/Artigo3.htm Artigo sobre direitos humanos http://WWW.Witness.org/?google2&gclid=CMKxurlhokCFRFhMAodiHevWA Site sobre direitos humanos WWW.benton.uconn.edu/hr/benetton.htm Imagens sobre direitos humanos. http://WWW2.mre.gov.br/ipri/Papers/DireitosHumanos/Artigo06.doc Direitos humanos no século XXI Rio de Janeiro:Artigo 06 –Ignacy Sacks, “ Desenvolvimento, direitos humanos e cidadania”. Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão

Os direitos humanos e a globalização Total: 200 pontos = 20 valores AVALIAÇÃO Critérios de avaliação a observar Participação e desempenho individual Autonomia 10 pontos Cumprimento das tarefas/responsabilidade Interactividade/cooperação Enquadramento da problemática: sentido, pertinência e quadro conceptual de suporte. 20 pontos Pesquisa documental em fontes diversificadas de informação. Selecção e tratamento pessoal dos materiais recolhidos, considerando: A formulação e a caracterização da problemática da globalização e dos direitos humanos. 30 pontos A análise e a exposição das diferentes teses, argumentos, razões ou provas avançados, relativamente ao tema/problema. A elaboração de uma resposta reflectida/argumentativa ao problema dos direitos humanos. Apresentação gráfica/criatividade Encadeamento do discurso e clareza da linguagem Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão

Os direitos humanos e a globalização Para saberes mais: Página oficial da unicef http://WWW.unicef.org Página oficial da organização RSF(repórteres sem fronteiras) http://WWW.rsf.org/ Portal da ONU dedicado aos direitos humanos: http://un.org/rigts/ Código de Hamurabi – sé. XVIII a.c http://WWW.angelfire.com/me/babiloniabrasil/hamur.html CONCLUSÃO Os direitos humanos foram-se afirmando no decurso do processo evolutivo da humanidade, exigindo constante desenvolvimento e aperfeiçoamento, que está longe de se encontrar terminado. Com este trabalho descobriste, certamente, que neste mundo multicultural e assimétrico o respeito pelos direitos humanos sofre frequentemente atropelos. Há temas associados que podes explorar, como o problema dos apátridas, os direitos das crianças, direitos das mulheres, direitos das minorias, etc. Muito há a fazer neste domínio e todos temos um papel a desempenhar. Lança mãos à obra, a participação cívica é importante! Na escola, podes ajudar a promover um debate sobre o tema. Podes colaborar na organização de uma exposição, com cartazes alusivos ao tema, ou até criar um blogue ou fórum. Tens uma palavra a dizer e o mundo conta contigo. Para descontraíres e ampliares os teus conhecimentos, clica aqui! Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão

Os direitos humanos e a globalização Livros: Johann Galtung, Direitos Humanos- Uma Nova Perspectiva, Ed. Instituto Piaget, lisboa Amnistia internacional, Primeiros passos: um manual de iniciação à educação para os Direitos Humanos, secção Portuguesa da Amnistia Internacional, Lisboa Apoio Internet – www.projectos.t.e.pt/links - para: Amnistia Internacional Enciclopédia Portuguesa dos Direitos Humanos online Gabinete de Docmentação do Direito Comparado ( Direitos Humanos) Observatório dos direitos Humanos Para momentos de descontracção e emoção, podes ver os filmes: Ghandi, de Richard Attenborough, 1982 Grita Liberdade, de Richard Attenborough, 1987 Amistad, de Steven Spieldberg, 1997 Terra Sangrenta, de Rolland Joffé, 1984 Transe, de Teresa Villaverde Cabral, 2006 O Paraíso de Agora, de Hany Abu-Assad, 2005