Colégio Estadual Olavo Bilac /Cambé

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção de saúde na comunidade surda
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O Mercado de Vending e as Tendências em Alimentação Saudável
Informação e a chave de tudo!
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
Alimentos. Área de Conhecimento: Ciências Área de Conhecimento: Ciências Nível: Ensino Fundamental Nível: Ensino Fundamental Série / Bimestre: 4ªsérie.
PROJETO SAÚDE.
ROSANE PRIGOL DOS SANTOS
Máscaras Africanas.
Autoridade se constrói
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
PROJETO : ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA
PROJETO VIDA SAUDÁVEL.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
COMBATE A FOME 6°B.
A GALINHA RUIVA Aluna: Marilene Silveira de Souza Disciplina: Saúde
Alimentação.
COLÉGIO ESTADUAL DE CALDAS NOVAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
A alimentação como prevenção para a Saúde
Caso Homero: Metodologia da problematização
Portifólio PIBID – Educação Física
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Cja- Colégio Jorge Amado
Está sujeita a três elementos fundamentais:
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Alimentação Milagrosa
Como utilizar o Programa Nutriamigos
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN Bioquímica Prof. Msc Brunno Macedo.
A importância de uma boa alimentação na Educação Infantil
Perguntas de Modelação
Colégio Estadual Augusto Meyer
Apresentação do Programa “Ação Saudável”
QUALIDADE DE VIDA ESCOLA JARDIM NAIPI
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Trabalho de Mídia-Educação: a leitura crítica dos meios da comunicação
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
MÓDULO – GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO UNIDADE 4 – ATIVIDADE 1 FÓRUM CLÁUDIO ROBERTO URBANSKI PRUDENTOPOLIS 08/10/2013.
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET Profª: Jane Mª Ferreira Rodrigues
Professor(es) Apresentador(es):
Professor(es) Apresentador(es):
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF “ Dr Airton Policarpo”
PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA
Como mudar totalmente a foto de sua família para todo o mundo com um corpo magro e saudável, sem sofrer, em apenas 90 dias.
O movimento do Abinv na Escola
Colégio Sergio Buarque de Holanda
NUTRIÇÃO E VIDA SAUDÁVEL UME LOURDES ORTIZ
Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
Softwares Educacionais
Análise da alimentação diária dos alunos da Escola Móbile e sua influência na vida cotidiana Helena Gualandi Verri; Jade Bertolotti Guarda; João Benício;
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGAÇÕES SOBRE SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA Objetivos da aula: 1. Discutir e registrar as etapas de uma investigação científica.
Projeto Alimentação das Escolas do Concelho de Portalegre Margarida Malcata Badajoz, 19 novembro 2013 Jornada final do Projeto Riteca II.
Transcrição da apresentação:

Colégio Estadual Olavo Bilac /Cambé Projeto Saúde Alimentação e Atividade Física

Projeto - Saúde Alimentação e Atividade Física coordenadora Mª Imaculada de Lourdes L. Mamprin Biologia Juliana Bengozi Matemática Elessandra Mª R. Góes Educação Física João L. Loni

Justificativa Diante da constatação de fatos como aparecimento de doenças como a hipertensão arterial, obesidade, níveis altos de colesterol etc, em jovens ou até mesmo em crianças, em decorrência de uma alimentação inadequada, sedentarismo, oportunizamos o desenvolvimento desse projeto como uma prática pedagógica de conscientização dos alunos participantes, como agentes responsáveis pela sua qualidade de vida

Objetivos Levar o aluno a compreender a importância de uma alimentação adequada à sua idade e às suas necessidades cotidianas. Desenvolver maior participação e motivação dos alunos. Facilitar a expressão de idéias e a socialização do conhecimento.

Objetivos Incentivar os alunos a prática de exercícios físicos. Despertar no aluno o interesse pela melhoria da sua qualidade de vida, ressaltando que para isso è necessária uma boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos.

Metodologia É de suma importância para o sucesso desse projeto conversar com os alunos, estimulá-los, pois são os mais interessados em sua saúde.Depois de despertado o interesse realizaremos as seguintes etapas: Pesquisar o que são , para que servem e em que alimentos são encontrados, os seguintes componentes básicos para a vida:

Proteínas, carboidratos, lipídios, água, vitaminas. Cada aluno vai relatar o que consome normalmente em um dia, dividindo em café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e os extras. Colagem dos rótulos dos alimentos que consomem. Fazer a contagem de calorias, primeiro por alimento consumido, depois com a soma total do dia.

Relatar se faz ou não atividade física, em caso afirmativo, quantas calorias gasta. Calcular o índice de massa corpórea (IMC).Para isso, previamente j[a mediu sua altura e registrou o seu peso. Diante dos resultados cada aluno fará a análise do que consome e do quanto de gasta de calorias. Cada aluno fará sugestões para mudanças na sua própria alimentação e sobre a necessidade de realizar atividades físicas.

Os alunos junto com o professor de educação física, farão um programa de exercícios físicos de acordo com a afinidade de cada um. Será feita uma mesa redonda onde colocaremos os resultados obtidos, as conclusões a que chegamos, as atitudes que vamos tomar e o que aprendemos.

Conteúdos Biologia: Composição química da célula, alimentação. Educação física: Programa de atividades físicas. Matemática: Cálculo das calorias e do IMC.

Recursos Humanos: Professores, alunos, bibliotecárias. Materiais: TV, vídeo, fitas de vídeo, livros para pesquisa, computadores. Físico: Sala de aula, biblioteca, pátio.

Cronograma Outubro/03 Fundamentação teórica. Relato do cardápio. Colagem dos rótulos. Contagem de calorias. Novembro/03 Cálculo do IMC. Análise e discussão dos resultados. Programa de atividades físicas. Conclusão.