HUMANIZA CEPAC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Permanente como estratégia de gestão
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
A Enfermagem na Organização do SUS
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
ACOLHIMENTO. ACOLHIMENTO O que é acolhimento?
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Política Nacional de Humanização (PNH) - Marco conceitual e Diretrizes Políticas HumanizaSUS: humanização como eixo norteador das práticas.
POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS
Humanização Processo Pessoal, Interpessoal e Institucional
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
Projeto Político-Pedagógico
ACOLHIMENTO ENFERMAGEM DA FAMÍLIA.
Política Nacional de Humanização
Teresa Freire- Psicóloga/Sanitarista- SESAP
Cuidar e Educar: Papel de quem?
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Política Nacional de Humanização
Política Nacional de Humanização
Política Nacional de Humanização
Oficina - Humanização.
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
Dimensões da Rede de Atenção à Saúde:
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
O PACIENTE ONCOLÓGICO FRENTE A ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL: UMA VISÃO GLOBALIZADORA.
Tipos de Comunicação.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
ACOLHIMENTO HUMANIZADO
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
HUMANIZASUS Clarissa Duarte 2009.
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
A família tem uma função humanizadora
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
A Política Nacional de Humanização
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
APONTAMENTOS SOBRE REDES APONTAMENTOS SOBRE AS APRESENTAÇÕES DA OFICINA DE FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Processo de Produção e Processo de Trabalho em Saúde: a CIPESC como Ferramenta de Autonomia das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva Escola de Enfermagem.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS
Abordagem de Conflitos e Violências em espaços de trabalho do SUS-BH e construção de Cultura de Paz “ A Paz não pode ser mantida à força. Somente pode.
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

HUMANIZA CEPAC

É a proposta de uma nova relação entre usuário, profissionais que o atendem e os serviços. Todos juntos trabalhando para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil, com locais mais confortáveis; que atenda bem a toda comunidade.

A Humanização como política transversal na rede SUS. A Humanização vista não como programa, mas como política que atravessa as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS, implica: Traduzir os princípios do SUS na prática e no comportamento dos sujeitos Construir trocas solidárias e comprometidas com a tarefa de produzir saúde; Contagiar por atitudes e ações humanizadoras a rede do SUS, incluindo Gestores, trabalhadores da saúde e usuários.

PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PNH Redução das filas e do tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo; Todo usuário do SUS deverá saber quem são os profissionais que cuidam de sua saúde e os serviços de saúde que utiliza – vínculos solidários; Gestão participativa (gestores, trabalhadores e usuários) nas unidades de saúde; Educação permanente para os trabalhadores; Mecanismos de escuta aos usuários e trabalhadores.

HUMANIZAÇÃO Ambiência; Acolhimento; Mecanismos de escuta; Cuidado.

HUMANIZAÇÃO Discurso Na essência significa amar o que faz Comportamento Na prática significa ser Solidário

O QUE É AMBIÊNCIA? Humanização dos “territórios” de encontros do SUS. Tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais, que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana.

PONTOS RELEVANTES NA AMBIÊNCIA Confortabilidade possibilitar acesso dos usuários a bebedouros e às instalações sanitárias, devidamente higienizadas e adaptadas aos portadores de necessidades especiais; Iluminação e aeração; Privacidade e individualidade : a privacidade diz respeito à proteção da intimidade do paciente e a individualidade, entende que cada paciente é diferente do outro.

PONTOS RELEVANTES NA AMBIÊNCIA Arte como meio de inter-relação e expressão das sensações humanas; Cor estimulam nossos sentidos e podem nos encorajar ao relaxamento, ao trabalho, ao divertimento ou ao movimento; Tratamento das áreas externas jardins e áreas com bancos podem se tornar lugar de estar e relaxamento.

O QUE É ACOLHIMENTO? O acolhimento pressupõe a criação de espaços de encontros entre os sujeitos. Espaços de escuta e de recepção que proporcionem a interação entre usuários e trabalhadores, entre trabalhadores e trabalhadores.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO Processo de escuta; Atenção; Solidariedade, e Resolutividade.

O CUIDADO Cuidar é ... É uma atitude de escuta, de vínculos e afetos; É o jeito como estamos diante do outro e o enxergamos como ser humano; O quanto somos capazes de resgatar o nosso melhor lado; Olhar no olho do paciente para transmitir segurança, confiança; Saber usar a palavra certa na hora certa; Ser solidário.

O CUIDADO A equipe precisa ser cuidada para produzir cuidados. É preciso cuidar do cuidador.

PARA QUE AS RELAÇÕES SEJAM HUMANIZADAS PRECISAMOS REFLETIR... 1º cada um fazer a sua parte; 2º há poucas esperanças de mudarmos o mundo, se não modificarmos antes o nosso modo de pensar; 3º tudo funciona como uma engrenagem.

DETALHES QUE ALTERAM A QUALIDADE DAS RELAÇÕES HUMANAS Um sorriso; Um aceno com a cabeça; Um olhar; Um toque no ombro; Um aperto de mão; Uma voz suave; Enfim, tratar os outros como gostaria de ser tratado. Esses detalhes resgatam a dignidade do ser humano, porque as fazem sentir-se pessoas

O PAPEL DA EQUIPE NA HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO Qualquer relação para caminhar bem precisa começar bem. No contexto do trabalho em saúde, humanizar significa tornar humano: • Tratar os pacientes como gente; • Respeitá-los como sujeitos dignos; • Respeitar a pessoalidade e a dignidade do indivíduo.

Os avanços tecnológicos ajudam e muito a realização do trabalho, mas ... não substituem a atenção e o compromisso... Nada substitui o homem...

Referência Política Nacional de Humanização Humanização em todas as ações, projetos e serviços desenvolvidos na CEPAC Referência Política Nacional de Humanização