PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
Advertisements

Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
Países desenvolvidos e subdesenvolvidos e em desenvolvimento ● Trabalho de geografia ● Alunas: Joana,Jully,Liriel e Natália da Silva ● Professora: Inês.
RECUPERAÇÃO ANUAL DISCUSSÃO CENTRAL DO BIMESTRE: DESENVOLVIMENTO Conceito dominante: DESENVOLVIMENTO = CRESCIMENTO ECONÔMICO 1º BIMESTRE.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
POPULAÇÃO DA AMÉRICA. NATALIDADE SETORES DA ECONOMIA.
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Desenvolvimento Econômico Professor(a): Mayne Ramos Almeida.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
A Outra Europa – Noruega, Islândia e Suíça..  O país destaca-se na pesca – bacalhau e salmão – sendo um dos grandes produtores mundiais.  Apesar do.
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE. AULA DE REVISÃO 1º SEMESTRE.
CAPÍTULO 4 – INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Regionalização.
Fundamentos do Comércio Exterior
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Japão Prof. Amanda Cunha.
Novos Países Industrializados N.P.I
Os setores da economia A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos.
INDÚSTRIA NO MUNDO GEOGRAFIA - 3EM.
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
CAPÍTULO 1 – QUE PAÍS É ESSE?
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Tigres Asiáticos.
Fundamentos do Comércio Exterior
Atividade Revisão Caracterize as pirâmides etárias do(s) país(es):
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
Bruna Nº 4 hestefane Nº12 Lídia Nº14
2. Compreender o grau de desenvolvimento dos países com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e em outros Indicadores Compostos 2.1. Caraterizar.
América Porção Norte 8º Ano.
A Divisão Internacional do Trabalho
Espaço Geográfico e industrialização
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Panorama Econômico Mundial 2014
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Estados Unidos.
Industrialização nas Américas
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Atividade de Revisão para AFE
6º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 1
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (DIT) PROFESSOR MARCIANO DANTAS.
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
Os diferentes níveis de desenvolvimento
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Espaço Agrário Mundial
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
Industrialização brasileira
O socialismo científico e seus desdobramentos
O que é região? Regionalização
Professora Patricia Matsuda
O MUNDO ATUAL PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DIVISÃO POLÍTICA DO MUNDO ATUAL
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA.
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Seção Estrutura de análise macroeconômica
Um relatório da ONU divulgado em julho deste ano relata que o Brasil passou da 80ª para a 79ª posição no ranking anual de desenvolvimento, medido pelo.
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
3° Revolução Industrial. O que é? Também chamada de Revolução Digital ou Revolução Técnico- Cientifica-Informacional É o momento que a indústria começa.
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PARTES DE UM MESMO PROCESSO
“ O CONTINENTE AMERICANO  É o segundo continente mais extenso do mundo com 42 milhões de km2;  Faz fronteira com os Oceanos Atlântico e Pacífico;
ECONOMIA / GESTÃO: COMO CHEGAR AO CRESCIMENTO ECONÓMICO ?? PIB = CONS. PRIVADO +CONSUMO PÚBLICO +INV TOTAL +EXPORT – IMPORT Para que o PIB aumente é necessário.
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Transcrição da apresentação:

PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO CAPÍTULO 3- O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO

DIFERENTES REGIONALIZAÇÕES P. 41 Critério ideológico: países capitalistas e socialistas. Critério do desenvolvimento econômico: países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Desenvolvidos eram aqueles que apresentavam elevados índices socioeconômicos, economia avançada, população com grande poder de consumo e boa qualidade de vida, indústrias de ponta. Subdesenvolvidos eram aqueles dependentes de importações de bens e recursos financeiros, carência na qualidade de vida.

CAUSAS HISTÓRICAS DO SUBDESENVOLVIMENTO P. 41 Colonização com o pacto colonial. Dependência econômica. Carência em habitação, saneamento básico, saúde e educação. Dependência de capital e tecnologia. O subdesenvolvimento não é causado por fatores naturais como o clima. O subdesenvolvimento não é apenas uma etapa do desenvolvimento.

UM PLANETA, TRÊS MUNDOS P. 42 Divisão inspirada pelo demógrafo Alfred Sauvy em 1952, com a expressão “terceiro mundo”. Adotada durante a Guerra Fria. Primeiro Mundo: países capitalistas desenvolvidos. Segundo Mundo: países socialistas com economia planificada. Terceiro Mundo: países subdesenvolvidos, em sua maioria capitalistas. Com o fim do socialismo soviético em 1991, o Segundo Mundo caiu e essa denominação entrou em desuso.

DIVISÃO NORTE E SUL P.43 Divisão utilizada após a Guerra Fria. Considera o grau de desenvolvimento dos países. Tem como referência o Trópico de Câncer para dividir os países do Norte dos Países do Sul. Os Países do Norte possuem um maior grau de desenvolvimento. Os Países do Sul possuem um menor graus de desenvolvimento. Nesse segundo grupo, temos os países menos desenvolvidos ou emergentes que são aqueles que estão passando por um intenso processo de industrialização.

Essa divisão sofre muitas críticas, pois a localização geográfica não é critério para o desenvolvimento, pois observamos que Austrália e Nova Zelândia por exemplo, mesmo estando ao sul na localização, a linha imaginária torna esses países do Norte.

PAÍSES CENTRAIS E PAÍSES PERIFÉRICOS P. 45 Países Centrais são aqueles exportadores de bens industrializados e de tecnologia com grande valor agregado, investem alem de suas fronteiras controlando a economia e informação global, são detentores de multinacionais. Países Periféricos são especializados na produção e exportação de matéria-prima ou de produtos industrializados com baixo valor agregado, possuem grande dependência econômica dos países Centrais.

As multinacionais de Países Centrais se instalam em países Periféricos para explorar a mão de obra e matéria-prima barata, crescente mercado consumidor, incentivos fiscais, fragilidade nas leis trabalhistas e ambientais.

INDICADORES PARA CLASSIFICAÇÃO DOS PAÍSES PELO CRITÉRIO SOCIOECONÔMICO P. 46 PIB – Produto Interno Bruto é a soma de toda a riqueza de um país, estado ou município durante um determinado período. O PIB indica o desenvolvimento econômico de um país. Um elevado PIB significa que está havendo uma grande produção em todos os setores, mais consumo,mais emprego, mais impostos, mais investimentos.

Quem calcula o PIB no Brasil é o IBGE. IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. O PIB não analisa a qualidade de vida da população. O IDH avalia a qualidade de vida, saúde, educação. O IDH avalia o desempenho socioeconômico com base na renda per capita (rendimento), escolaridade (educação) e expectativa de vida (saúde). O IDH varia de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, mais elevada é a qualidade de vida, quanto mais próximo de 0, menor é a qualidade de vida.