* DESEMPENHO ESCOLAR DOS EX-ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO A FREQUENTAR A ESCOLA SECUNDÁRIA DONA MARIA (2010/2011) - Análise comparativa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatística do 3.º Período Biblioteca Escolar
Advertisements

Serviço de Psicologia e Orientação
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Agrupamento S. Pedro do Mar de Quarteira Matemática divertida
Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
PROGRAMAS DE INGRESSO - UFJF
PROGRAMAS DE INGRESSO - UFJF
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
→ Média Aritmética Ponderada
43% 39% 27% 24% 14% 6% 14% 12% Ensino - Aprendizagem Faculdade e Universidade Relação Médico- Paciente Desenvolvimento profissional/carreira Não indicação.
INSCRIÇÃO / QUALIFICAÇÃO DE PROFESSOR
VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP USPUNICAMPUNESPUNIFESPUFSCARUFABC.
Arquivo atualizado em 29/set/13. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
Equipa de Apoio às Escolas Alentejo Central
O Desempenho Recente da Indústria Brasileira
Inscrição GDAE Equipe de Atribuição de Aulas - CELP/DRHU/SE 2011.
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Renda até 2 SM.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
1 CENSO ESCOLAR 2011 ORIENTAÇÕES SOBRE O CADASTRAMENTO DE DOCENTES - CADASTRO DE ALUNOS Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CIE - Centro de Informações.
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 05.
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
Oferta Formativa 2009/2010 Cursos Científico-Humanísticos
Decreto Legislativo nº 286/89, de 29 de Agosto
Oficina de Apropriação de Resultados
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Conselho Pedagógico 14/01/09 Análise Estatística das Classificações do 1º Período (08/09) E. S./3º Ciclo José Cardoso Pires.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Atualizado em 25/09/14. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
Mozart Neves Ramos O Desafio de Alavancar a Formação no Ensino Médio e Suas Repercussões no Ensino Superior: Alternativas.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Ensino Secundário Geral Ensino Secundário Superior
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
3º Ciclo do Ensino Básico 9º Ano
Secretariado de Exames
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
CURSO DE ARTES VISUAIS.
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
Transcrição da apresentação:

* DESEMPENHO ESCOLAR DOS EX-ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO A FREQUENTAR A ESCOLA SECUNDÁRIA DONA MARIA (2010/2011) - Análise comparativa 9º ano/10ºano - Análise comparativa 10º ano ( ex-alunos Eugénio de Castro/outros alunos) 1

Introdução Todos os anos um determinado número de alunos oriundos do Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro ingressa na Escola Secundária Dona Maria. Desde sempre esta Escola tem ficado colocada nos primeiros lugares do ranking nacional em termos de resultados escolares. É objectivo deste trabalho saber qual o desempenho escolar dos nossos ex-alunos. Para isso iremos proceder a duas análises comparativas : 1. do desempenho escolar dos alunos cuja formação ao nível do 3º ciclo foi obtida no Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro e o desempenho escolar obtido no 10º ano na Escola Dona Maria. 2. dos resultados escolares do 10º ano entre os ex-alunos da Escola Eugénio de Castro e outros alunos oriundos de outras escolas. Este estudo abrange todos os alunos que concluíram o 9º ano, no ano lectivo 2009/2010, e que ingressaram no 10º ano, no ano seguinte, na Escola Dona Maria, na área de estudos de Ciências e Tecnologias. 2

Grupos de estudo: Grupo 1: 26 Ex-alunos da Escola Eugénio de Castro que, tendo concluído o 9º ano no ano lectivo 09/10, ingressaram no ano lectivo seguinte (10/11) no 10º ano na Escola Dona Maria na área de Ciências e Tecnologias. Grupo 2: 104 alunos oriundos de outras Escolas do Ensino Básico e que ingressaram no 10º ano, no ano lectivo 10/11, na Escola Dona Maria na área de Ciências Tecnologias. Caracterização dos grupos de estudo Foram colocadas duas questões de investigação: 1. Existirá uma correlação entre os resultados escolares obtidos no 9º e 10º ano, pelos ex-alunos da Escola Eugénio de Castro? Em caso afirmativo, de que tipo e qual a sua magnitude? 2. Existirão diferenças estatisticamente significativas entre os resultados escolares obtidos no 10º ano pelos ex-alunos da Escola Eugénio de Castro e os alunos oriundos de outras escolas? 3

Na caracterização dos dois grupos de estudo importaria responder às seguintes questões: Grupo 1: 1.Qual a média global dos resultados escolares obtida pelos ex-alunos da Escola Eugénio de Castro, no 9º e 10º ano? 2.Quais as médias obtidas nas diferentes disciplinas pelos ex-alunos da Escola Eugénio de Castro, no 9º e 10º ano? Grupo 2: 1.1. Qual a média global dos resultados escolares obtida pelos alunos oriundos de outras Escolas no 10º ano? 2.2. Quais as médias obtidas nas diferentes disciplinas pelos alunos oriundos de outras Escolas no 10º ano? 4

* Resultados escolares obtidos pelos ex-alunos da Escola Eugénio de Castro, no 9º e 10º ano. Verifica-se que os resultados obtidos Poderão ser considerados bastante positivos: No 9º ano obtém-se uma média de 4,3 numa escala de 1 a 5. No 10º ano obtém-se uma média de 15.3 numa escala de 1 a 20. *A disciplina de EMRC não foi considerada por não ter continuidade no 10º ano. As disciplinas de opção da Componente Artística ( Teatro, Ed.Tecnológica e Pintura) foram agrupadas na designação Artes. As disciplinas de opção da Componente Específica (Biologia/Geologia e Geometria Descritiva) foram agrupadas na designação BG/GD. 5

Resultados escolares do 10º ano, obtidos pelos ex-alunos da Eug. de Castro e de outras Escolas Os resultados obtidos nos dois grupos de trabalho são muito próximos e poderão ser considerados bastante positivos: Numa escala de 1 a 20 os ex-alunos da Eug. De Castro obtém uma média de 15,3 e alunos de outras escolas obtém uma média de 15,7 6

Relativamente à 1ª questão apresentada no início deste trabalho: Existirá uma correlação entre os resultados escolares obtidos no 9º e 10º ano, pelos ex-alunos da Escola Eugénio de Castro? Em caso afirmativo, de que tipo e qual a sua magnitude? A resposta encontrada é … 7

Existe uma correlação forte e positiva. Verifica-se uma correlação positiva de.877 entre os resultados escolares obtidos no 9.º ano (Eugénio de Castro) e no 10.º ano (D. Maria), confirmando-se assim, existir uma relação forte entre estas duas variáveis. Resultados escolares altos obtidos na Escola Eugénio de Castro correspondem a resultados escolares altos na Escola Dona Maria. 8

Existirão diferenças estatisticamente significativas entre os resultados escolares obtidos no 10º ano pelos ex-alunos da Escola Eugénio de Castro e os alunos oriundos de outras escolas? A resposta encontrada é …. Quanto à 2ª questão apresentada no início deste trabalho: 9

Não existem diferenças estatisticamente significativas entre as médias escolares obtidas nos dois grupos de trabalho (nem nas médias globais nem nas disciplinas de continuidade avaliadas: Língua Portuguesa, Educação Física, Matemática A e Física e Química A). As médias obtidas nos dois grupos embora possam ser consideradas altas não se diferenciam de forma significativa. DIFERENÇAS ENTRE MÉDIAS (T- TEST) Escola de OrigemNMeanStd Deviation Std. Error Mean Sig.(2-tailed) Língua Portuguesa D. Maria (ex-Eug. Castro)2615,612,88,56.975(1) D. Maria (Outras Escolas)10415,592,17,21 Educação Física D. Maria (ex-Eug. Castro)2616,421,27, D. Maria (Outras Escolas)10416,801,52,14 Matemática A D. Maria (ex-Eug. Castro)2614,343,69, D. Maria (Outras Escolas)10414,913,02,29 Física e Química A D. Maria (ex-Eug. Castro)2615,073,13, D. Maria (Outras Escolas)10415,412,66,26 Média Global 10º ano D. Maria (ex-Eug. Castro)2615,282,28, D. Maria (Outras Escolas)10415,691,91,18 P<.05 Um dos pressupostos para realizar o T-Test foi violado (não havia homogeneidade de variância, no caso de Língua Portuguesa). Por essa razão, foi realizado o equivalente não paramétrico – U de Mann-Whitney- tendo-se verificado que não existem diferenças significativas entre os grupos. Grupos estatísticos 10

Conclusões 1.O desempenho escolar dos ex-alunos do Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro que prosseguiram os seus estudos na Escola D. Maria é considerado alto ao nível do 9.º ano (média global de 4,3), no ano lectivo 2009/2010, e mantém-se igualmente alto ao nível do 10º ano (média global de 15,3), no ano lectivo de 2010/2011, constatando-se uma correlação positiva e forte. 2.Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os resultados escolares obtidos pelos ex-alunos da Escola Eugénio de Castro e os outros alunos oriundos de outras escolas, todos a frequentar o 10º ano na área de Ciências e Tecnologias no ano lectivo de 2010/2011, na Escola D. Maria. No entanto, em ambos os grupos, as médias obtidas em termos globais poderão ser consideradas altas, respectivamente: - Grupo: ex-alunos Eugénio de Castro – Média Global de 15,3 - Grupo: alunos oriundos de outras escolas – Média Global de 15,7. 11

3. As médias obtidas por disciplina também poderão ser consideradas altas nos dois grupos de trabalho, verificando-se, no entanto, resultados ligeiramente mais elevados nas disciplinas de Língua Estrangeira, Educação física, Matemática A, Física Química A e Biologia Geologia/Geometria Descritiva no Grupo outros alunos. Os dois grupos obtêm iguais resultados nas disciplinas de Português e Filosofia. 12