FORUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro de Intercâmbio Técnico Internacional em Educação Fiscal
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Políticas Públicas e Sociedade Civil
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
Profª Marcia C. de S. Silva
Lei seca Quando surgiu? A lei surgiu em 19 de julho de 2008 a nova Lei nº , trazendo alterações no Código de Transito Brasileiro,  e consequentemente.
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Aula 3 : Noções do Código de Trânsito Brasileiro
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
CRITÉRIOS PARA HABILITAÇÃO DOS CEO E LRPD
Faculdade de Medicina da USP
SEMINÁRIO Álcool: o grande desafio da segurança no trânsito 3 de setembro de 2007 PAINEL: Prevenção Engº. José Antonio Oka Cel.:
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
Contexto Acidentes do trabalho em 2004: Diversas formas de vínculo
A SEGURANÇA VIÁRIA NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Década de Ação pela Segurança no Trânsito
DPVAT 2012 – indenizações por morte.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Coelce. coelce Distribuição Geográfica CEARÁ Área de Concessão: Km² N° de Clientes: N° de Funcionários: 1360 N° Municípios: 184.
Atenção!!.
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
O Processo eleitoral da Sociedade Civil e a questão da representatividade Segmento Usuários.
Missão do IMPARH Ser instrumento de apoio à gestão do município de Fortaleza, através de suas atividades de Seleção, Formação e Capacitação de Servidores.
E XPANSÃO DO P ROJETO V IDA NO T RÂNSITO Goiânia, de novembro de 2012 Indicadores de Velocidade Indicadores de Associação entre Álcool e Direção.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Altinópolis.
“ PAINEL DE DEPOIMENTOS, EXPERIÊNCIAS E PROJETOS
FORUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO 3º SEMINÁRIO PORQUE OCORREM ACIDENTES DE TRÂNSITO PMSC.
FÓRUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
OS JOVENS E O TRÂNSITO Análise das pesquisas.
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
PROJETO VIDA NO TRÂNSITO
Coordenação Geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito (CGQFHT)
ÁLCOOL DAVID DUARTE LIMA UnB.
A indústria transforma a sua vida: Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria Florianópolis, 27 de julho de 2012.
Conferência Municipal de Educação
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
MINISTÉRIO DAS CIDADES
DROGAS NAS ESCOLAS AS DROGAS NAS ESCOLAS AULA 2.
CONCLUSÃO e ATIVIDADES 1AULA 03. CONCLUSÃO  Através do Sistema de Regulação (Lei nº , de 23 de agosto de 2006 – Lei das Drogas), o governo relaciona.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Projeto Educação no Transito. IMPACTOS SOCIAS E ECONÔMICOS  Um milhão de acidentes ao ano que custam R$30 bilhões  2º. lugar no ranking de problemas.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Os custos econômicos das mortes e incapacitação prematura provocadas pelos acidentes de trânsito CPES – Centro de Pesquisas e Economia do Seguro Escola.
Transcrição da apresentação:

FORUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO MUDANÇA COMPORTAMENTAL NO TRÂNSITO BRASILEIRO Fernando Pedrosa Programa PARE Florianópolis / Julho de 2005

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE Mortos em acidentes no mundo/ano 1.200.000 Feridos em acidentes no mundo/ano 50.000.000 RANKING DAS MORTES NO MUNDO 1990 2020 1º Infecções Respiratórias . . . . . . . . . . . . . . . Cardiopatia 2º Infecções Intestinais . . . . . . . . . . . . . . . . . Depressão 3º Transtornos Perinatais . . . . . . . . . . . . . . . . . Traumas de Trânsito 9º Traumas de Trânsito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Infecções Intestinais

NÚMEROS DO TRÂNSITO BRASILEIRO Condutores habilitados . . . . 38 milhões Veículos registrados . . . . 36 milhões Mortos p/ano . . . . 33 mil Feridos p/ano . . . . 400 mil Custo dos acidentes . . . . R$ 5,3 bilhões

RELAÇÃO ENTRE POPULAÇÃO, FROTA E ACIDENTES ANO HABITANTES Nº DE VEÍCULOS MORTOS  1960 71.868.000 619.048 3.300   2004 180.000.000 36.000.000 33.000  VARIAÇÃO 153% 5.800% 1.000%

FATORES DE INFLUÊNCIA NOS ACIDENTES DE TRÂNSITO

“ Conhecimento e prática da civilidade, polidez e cortesia. “ E D U C A Ç Ã O “ Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, visando a sua melhor integração individual e social. ” “ Conhecimento e prática da civilidade, polidez e cortesia. “ NOVO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA Aurélio Buarque de Holanda

DESVIOS DE COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO IGNORÂNCIA E DESINFORMAÇÃO - Ausência de abordagem pedagógica nos cursos regulares de 1º, 2º e 3º graus. - Precariedade e superficialidade na formação de condutores - Campanhas educativas episódicas e não permanentes.

Artigo 76 da Lei 9.503 – CTB “A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos do SNT e de Educação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação”.

DESVIOS DE COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO SAÚDE PRECÁRIA E COMPROMETIDA Cansaço, sonolência e fadiga Limitações dos sentidos Álcool e outras drogas Deficiência física e mental

DESVIOS DE COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO ADMISSÃO DELIBERADA DE RISCOS - Egocentrismo exacerbado - Confiança excessiva - Direção agressiva - Convicção da impunidade

DESVIOS DE COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO INCAPACIDADE E OMISSÃO - Estruturas precárias - Acúmulo de problemas - Carência de recursos

EDUCAÇÃO COMO SOLUÇÃO FORMAL - Com a efetiva implementação da transversalidade do tema trânsito no ensino básico, médio e superior. ESPECÍFICA - Coma efetiva capacitação dos instrutores e a plena aplicação dos conteúdos programáticos dos cursos de formação de condutores em cada categoria de habilitação. INFORMAL Com o planejamento e a execução de campanhas permanentes de comunicação e de mobilização social. INFRACIONAL Com fiscalização pontual, eficiente e justa que desestimule e reprima as situações de risco.

A INFRAÇÃO QUE ACABA NÃO DANDO CERTO ! ACIDENTE DE TRÂNSITO A INFRAÇÃO QUE ACABA NÃO DANDO CERTO !

TRÂNSITO & CIDADANIA Exercer a cidadania implica - antes de mais nada - em descobrir como o nosso talento pode contribuir para a construção de uma sociedade cada vez melhor . MUITO OBRIGADO Para encerrar essa breve apresentação, deixo aqui o lema que nós do Programa PARE adotamos para as nossas ações e que colocamos à disposição de todos que queiram realmente sair do “mesmismo” como bem definiu o Secretário Alex Oliva na abertura do Seminário de hoje.