Preservação da Madeira Agentes Xilófagos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANEJO DE IRRIGAÇÃO NA AGRICULTURA IRRIGADA DO PROJETO JAÍBA
Advertisements

- Branqueamento ou Crestamento da Folha
Liofilização Freeze-Drying Operações Unitárias
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
Animais da região sul do Brasil
SERES VIVOS.
Projeto Animais Marinhos
IRRADIAÇÃO DE INSETOS.
Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores de Qualidade de Água Laboratório de Ecologia de Bentos ICB/UFMG.
ARTRÓPODES UNIDADE 14.
DISCIPLINA: Preservação da Madeira
Alunos: Edivilson Rosá
UDESC Defeitos na forma do tronco
Existem cerca de espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos As aranhas distinguem-se dos insetos e crustáceos pelas.
Mudanças no ovo da galinha durante a incubação
Lixo Orgânico Componentes: Catarina Lima Daniel Lima
A água e células vegetais
Desrama das árvores de florestas cultivadas
BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI.
Identificação dos mosquitos capturados
Alunos: Vilmar e Pamela
Trabalho de Biologia Nome: Carlos Alberto Ossanes 1ºC
Floresta Amazônica Araucária Mangue Mata Atlântica Cerrado Caatinga Mata dos Cocais.
Ementa do curso Reconhecer os principais insetos potencialmente prejudiciais aos cultivares de espécies ocorrentes em florestas; Conhecer as relações entre.
FISIOLOGIA VEGETAL PROF. MAGRÃO.
Aspectos Nocivos da Pecuária Moderna
Trabalho de pesquisa O meu animal preferido
Trabalho de pesquisa-2ºperíodo
Os lémures Miriam Lage Março de
Geraldo J.N. Vasconcelos
Questões de Qualidade para Utilizações Finais
FISIOLOGIA VEGETAL PROF. MAGRÃO.
Parque Centenário.
Principais funções dos bichinhos!
A Flora da África.
Animais invertebrados
A Pasta de papel.
BORBOLETAS.
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
Insetos Luisa Curcio Matheus Bayer Clara Barros 7M3.
FISIOLOGIA VEGETAL – Condução e Transpiração
Trabalho Geo/Ciências
Professor: José Maria Inácio
Aula 3 Filo Artrópode.
Animais Invertebrados
Compostagem Agricultura familiar.
Perda de água na forma de vapor pelas plantas através das folhas
CLASSE: ANFÍBIOS.
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Mico-leão-dourado.
PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA
PERÍODO DE ATIVIDADE EXTERNA, CARREGAMENTO DE ISCA GRANULADA E CONTROLE DE Acromyrmex crassispinus EM FLORESTA DE Pinus taeda Stela de Oliveira Wilson.
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
Processamento e Conservação de Alimentos de Origem Vegetal - Cereais
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins
Pietrowski, 2010.
Pragas da cultura da erva-mate ERVA-MATE - Ilex paraguariensis St. Hil
PRAGAS GRÃOS ARMAZENADOS Douglas Junior Bertoncelli Kelly Pazolini
JACARANDÁ Jacaranda mimosaefolia Família: BIGNONIACEAE
GRÃO-DE-BICO Docente: Paulo Vília Discentes: Ana Rita Costa Nº 4264
CURSO: Agronomia Entomologia - Coleoptera
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA- UNIR
Espécie: Tunga penetrans
Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas
Prof. Gilton Luiz Almada
Filo Nematelminto   Ø    Características: Animal de corpo fino e tubular são triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral. Ø    Habitat: Animais.
INCÊNDIO FLORESTAL.
Cultura da Abóbora Universidade Federal do Acre
Transcrição da apresentação:

Preservação da Madeira Agentes Xilófagos Famílias Anobbidae e Cerambycidae Prof Arlindo Costa Clayton S de Oliveira

Família Anobbidae      São insetos pequenos, ovais ou cilíndricos, com o protórax cobrindo parcialmente a cabeça quando está deflexionada. As antenas, em geral, são formadas por 11 segmentos e, em algumas espécies, os últimos segmentos são maiores, os élitros cobrem completamente o abdômen.

Família Anobiidae Encontram-se em diversas partes do mundo em produtos armazenados secos de origem vegetal ou animal; muitos são broqueadores de madeira, por exemplo, o Anobium puncatum (Dgeer) pode ser encontrado em armazéns ou graneleiros com estruturas de madeira. Apenas duas espécies são importantes pragas de produtos armazenados: Lasioderma serricorne (F.), também conhecido com "bicho-do-fumo", e Stegobium paniceum (L.).

Lasioderma serricorne   é um inseto pequeno e de cor castanho-avermelhada; o corpo, recoberto por pêlos bem claros, é de forma ovalada e mede de 2-3 mm; a cabeça é parcialmente coberta pelo protórax e as antenas são formadas por 4 a 10 segmentos de forma cerrada. Os élitros cobrem todo o abdômen e não são estriados. As larvas, logo depois da eclosão, são ágeis, abrem galerias cilíndricas nas folhas do fumo e, quando desenvolvidas, consomem áreas extensas das folhas. As fêmeas ovipositam em pequenas fendas nos fardos de fumo ou nos charutos, nunca nas folhas de fumo no campo. O número médio de ovos por fêmea está em torno de 40 a 50, e o ciclo completo, de 60 a 90 dias. O adulto quando em repouso ou perturbado por qualquer motivo dobra a cabeça e recolhe as patinhas. Além de praga primária do fumo, o adulto é capaz de perfurar embalagens de plástico, causando sérios problemas em produtos alimentícios, entre eles, frutos secos, grãos, farelos, farinhas e rações

Lasioderma serricorne

Stegobium paniceum Chamado de gorgulho-da-farinha, é um inseto semelhante ao "bicho-do-fumo". Quando adulto, é de forma ovóide, cor castanho-avermelhada, mede de 2-3 mm e é coberto de pilosidade. A fêmea oviposita aproximadamente 40 ovos, que, dependendo das condições ambientais, podem tardar mais de três meses para se transformar em adultos. Seu ciclo biológico é de 40 dias, a 30oC e 60-90% de umidade relativa; é capaz de se desenvolver entre 15o e 34oC e umidades relativas inferiores a 35%. As larvas são esbranquiçadas, cobertas de pilosidade e não muito móveis. São espécies cosmopolitas, mas preferem climas temperados e tropicais. As características que o diferenciam de L. serricorne são os élitros estriados e os últimos três segmentos das antenas maiores. Alimentam-se de grande quantidade de produtos armazenados como cereais e subprodutos, pão,  sopas e pastas, tortas de oleaginosas, frutas secas, sementes,  vegetais desidratados, condimentos secos, coco ralado etc. Não é considerado praga primária de grãos sadios, limpos e secos.

Stegobium paniceum

Família Cerambycidae

Cerambycidae Essa família constituem um dos maiores grupos de coleóptera, com aproximadamente 35.000 espécies descritas no mundo. A maioria, na fase larval,é composta por espécies fitófagas com amplo espectro de fonte de alimentação, principalmente madeiras mortas, mas também podem ocorrer em plantas vivas, sementes e raízes.

Cerambycidae Com esse tipo de hábito alimentar, os cerambicídeos desempenham um papel muito importante na reciclagem da matéria vegetal morta, reduzindo-a a pó, ao passo que as galerias abertas pelas larvas facilitam a penetração no interior da madeira, de água e microrganismos decompositores. Por outro lado, esses insetos tornam-se causadores de prejuízos quando habitam o agroecossistema e atacam as plantas de interesse agrícola.

Estudo de caso Comportamento da larva e prejuízos na Citricultura Larvas Diploschema rotundicolle (broca dos ponteiros) e Macropophora accentifer (broca do tronco) observadas na citricultura têm atacado ramos com diâmetro de até 5 centímetros. Quando elas atingem a metade do seu desenvolvimento biológico (± 3 cm de tamanho) realizam um corte em espiral no ramo entre a casca e o lenho do vegetal, o que interrompe o fluxo da seiva, provocando a murcha (50 a 70 frutos/ramo) e a perda dessa parte da planta, constituindo-se em elevados prejuízos para o citricultor. Normalmente nos pomares de ocorrência desse inseto, têm sido retirados entre 5 a 10 ramos atacados por planta o que tem proporcionado uma perda de 250 a 700 frutos para cada planta.

Cerambycidae

Cerambycidae

Referências Sites: http://sgrl.csiro.au/storage/insects/beetles_moths/Stegobium_paniceum.html http://www.koleopterologie.de/gallery/fhl08/lasioderma-serricorne-foto-koehler.html http://www.acervodigital.ufrrj.br/insetos/insetos_do_brasil/conteudo/tomo_08/53_anobiidae.pdf http://www.absoluteastronomy.com/topics/Anobiidae http://www.cerambyx.uochb.cz/ http://www.insecta.ufv.br/norivaldo/ http://www.abanorte.com.br/noticias/noticias-da-pagina-inicial/artigo-ocorrencia-de-uma-especie-de-besouro-cerambycidae-ibidionini-como-uma-nova-praga-para-a-citricultura-paulista/