Vidro Constituído essencialmente por: Sílica (SiO 2) Por arrefecimento lento origina: Por arrefecimento rápido origina: Quartzo Vidro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
Advertisements

Aula 4 Indústria do Vidro.
SERÁ QUE OS METAIS TAMBÉM REAGEM?
Como se faz Cerâmica Artística? Viviane Cristina Albarici.
ROCHAS E MINERAIS.
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
O Vidro.
Vidros Profa. Graça Porto
Estados de agregação da matéria
Filipa Vicente. No estudo da Química do 7º Ano fizemos uma primeira classificação das substâncias Substâncias ElementaresCompostos No estudo da Química.
Para ter acesso a esse material acesse:
Para ter acesso a esse material acesse:
Curso Técnico Integrado em Informática Eletricidade Instrumental Leis de Kirchhoff Resistores e Código de Cores Prof. César Augusto.
Aula 16 – Ligas não ferrosas
Alunos :Douglas Gomes Guilherme Rodrigues João Leandro Freitas Luis Felipe do Nascimento.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física GARRAFA TÉRMICA.
Transmissão de calor. Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre.
ALOTROPIA LIGAÇÃO METÁLICA LIGAS METÁLICAS PROF. CÉSAR.
ROCHAS MAGMÁTICAS Características 1. Formação de Minerais A formação dos minerais resulta do arrefecimento e da solidificação do magma. Se o arrefecimento.
Impressão 3D com o uso de materiais de moldagem inorgânicos Projeto de Ferramentas I Bianka Simones Pauli Fonte: Revista Fundição e Serviços - Setembro,
Mudanças de Estado Físico Aulas 6ª e 7ª Ponto de Fusão O ponto de fusão é o ponto ao qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Substância.
Espectros, Radiações e Energia Adaptado de Corrêa, C. (2007), química, Porto Editora por Marília Peres 2007/2008.
TRABALHO REALIZADO POR: HEYDER LUAN IVANILDA MORAES MARINALDO PEREIRA ROBSON LOBATO SHIRLENE SANTOS Principio dos 3Rs: REDUZIR REUTILIZAR E RECICLAR.
 Não possuem um arranjo atômico regular e sistemático ao longo de distâncias atômicas relativamente grandes;  São chamados de amorfos ou líquidos super.
Mudança de estado físico e densidade
Cultura de Tecidos Vegetais
Professora Paula Melo Silva
Ligações Química Bruno Santana lima.
DESCARTE DE RESÍDIOS SÓLIDOS E RECICLAGEM DE LIXO
Sangue.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
Estudo dos Materiais Cerâmicos
A utilização do vidro na indústria da construção
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Ligação metálica.
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Reciclar é mesmo a solução?
Exploração de recursos minerais e energéticos na América
PRODUTO FINAL Grupo 4 Andréia Claudio Mandacaru Fabio Biondi
Substâncias e Misturas
Coagulação / Floculação
ROCHAS E MINERAIS. ROCHAS As rochas podem ser classificadas de acordo com a maneira como se formaram na natureza. Tipos: rochas magmáticas, rochas sedimentares.
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA MORALLES & BILL GERENCIAMENTO AMBIENTAL.
Discordâncias e Mecanismos de Aumento de Resistência
AMONÍACO Joana Reis, nº 11 Margarida Mendonça, nº 15
A Política Dos 3R`s (Reduzir, Reciclar, Reutilizar).
Leticia Martelo Pagoto (Mestrando, UNESP, Brasil.)
Aplicações das matérias do ano letivo na indústria automotiva
Análise Imediata Alvernes Cruz.
ROCHAS E MINERAIS.
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
MEIO AMBIENTE É o conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos.
BIOMATERIAIS E BIOMECÂNICA TQ-064 Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Depto de Engenharia Química Prof. Dr. Mário José Dallavalli.
Ciência e Tecnologia dos Materiais Introdução. Um objeto familiar que pode ser fabricado a partir de três tipos de materiais diferentes é o vasilhame.
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
MASSAS MEDIDAS
RECICLAGEM E ECOPONTOS
Reciclagem.
MATERIAIS DAS FERRAMENTAS DE USINAGEM Componentes: Hugo Brian de C. Cortez Fabricio Fragoso Santos Wilton Nunes Gomes da Silva.
UESB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DQE-DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS DISCIPLINA: ANÁLISE QUÍMICA DE ÁGUAS E EFLUENTES DOCENTE: Dra. ANAILDES.
Caminhos do lixo.
OS CAMINHOS DO LIXO -DI=O LIXO AO LUXO
EM240 Estrutura e Propriedades dos Materiais MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I Materiais Cerâmicos PROFESSOR MARINALDO JUNIOR1.
MUSCOVITA “Vidro da Moscóvia”
Composição Química das Forrageiras Forragens de alta qualidade, devem fornecer energia, proteína, minerais e vitaminas. A composição química é utilizada.
RECICLAGEM. O QUE É RECICLAGEM Reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou.
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
Transcrição da apresentação:

Vidro Constituído essencialmente por: Sílica (SiO 2) Por arrefecimento lento origina: Por arrefecimento rápido origina: Quartzo Vidro

1 Preparação da mistura 2 Fusão 3 Fabrico das peças 4 Acabamento e decoração

Materiais inorgânicos Transparentes ou translúcidos (à temperatura ambiente) Brilhantes Quebráveis Recicláveis Tornam-se baços com a fricção Muito densos Fundem a temperaturas muito elevadas

Sílica ( areia siliciosa) Substâncias químicas (Óxidos de cálcio, de sódio e de chumbo) Corantes ( Compostos de cobre, ferro crómio e manganês)

Brilho Transparência Dureza

Aumentar a dureza – óxido de potássio; Conferir resistência térmica – óxido de Boro; Melhorar a resistência mecânica – óxido de magnésio; Melhorar a resistência química – óxido de cálcio; Melhorar a resistência térmica – óxido de Magnésio; Aumentar a transparência – óxido de chumbo;

 Vidro laminado - é composto por camadas alternadas de vidro e plásticos.  Ex: Pára-brisas para automóveis  Vidro de Segurança (á prova de bala) – é um vidro laminado, mas mais espesso (vidro tipo sanduiche). Ex: Portas brancos; blindagem de automóveis  Vidro Temperado – Depois de aquecido, é submetido a um arrefecimento rápido, que lhe dá a resistência ao calor e ao choque. Ex: Polibans; Portas de segurança

 Vidro comum - Vidro mais vulgar. Ex: Janelas das casas  Vidro impresso – Contém desenhos na sua superfície. Ex: Utilizado em vitrais.  Vidro colorido – Existem vidros de todas as cores. Ex: Fabrico de objectos e Vitrais.

Retirar os componentes adicionais como rolhas, tampas, invólucros, etc. Lavar as embalagens. Atenção: Não se deve misturar as embalagens de vidro com: loiça, cerâmica, cristais, lâmpadas, etc.

RecicláveisNão-recicláveis Garrafas de bebidas Frascos em geral Potes de produtos alimentícios Outros Espelhos, vidros de janela, lâmpadas, utensílios de mesa de vidro temperado Vidros de automóveis Tubos de televisão

Diminuição de resíduos sólidos; Diminuição dos custos de produção; Diminuição da emissão de gases; Diminuição da quantidade de subprodutos; 100% reciclável: 1 Kg de vidro quebrado = 1 Kg de vidro novo; Tecnologia simples e barata que contribui para a redução de energia; Podem ser reciclados infinitas vezes.