LINGUAGEM E PENSAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: um tema em três gêneros
Advertisements

Seminário de Metodologia PPGD - UFBA
Prof.ª Gláucia Lobo Sócio e Psicolinguística
Comunicação.
MÓDULO COMUNICAÇÃO INTERNA
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
I have a dream…. Belinda Maia.
Comunicação Empresarial O processo de Comunicação
Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em leitura na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference - for educators.
Prof. Everton da Silva Correa
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Os níveis básicos da leitura
LINGUAGEM E LÍNGUA “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves.
A Pré-História da Linguagem Escrita
Uso e normas da língua Linguagem
A linguística saussuriana
COMUNICAÇÃO.
Professora Suraia Rahmé
Introdução à Linguística
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Comunicação Entre Espécies O que podemos aprender com os animais? Sheila Waligora Sheila Waligora.
ESTÉTICA HISTÓRIA E ESTÉTICA DA ARTE
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Linguagem e cognição: contexto social, cultural e cognitivo
O brincar e a linguagem Professora: Eleida da Silva Arce Adamiski
FALAR EM PÚBLICO.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Filosofia O que é filosofia?.
LÍNGUA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Interpretando as Escrituras Sagradas
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Origem da Linguagem Aula introdutória
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Profª. Taís Linassi Ruwer
Como fazer a leitura de obra de arte?
O QUE É FILOSOFIA ?.
Pitágoras de Samos (570 – 490 a.C.).
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
LINGUAGEM.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Ambientes computacionais David Bianchini UNICAMP Fundamentos Teórico-Metodológicos sobre Ambientes Computacionais na Educação Matemática.
Gestaltismo ..
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Linguagem Natureza e Aquisição.
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
MITO 1: A língua de sinais é uma mistura de gesticulação e pantomima e não é capaz de expressar idéias e conceitos abstratos Na verdade os sinais são como.
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Comunicação e Redação Empresarial
O processo de comunicação
Fundamentos biológicos da linguagem
Semiótica e comunicação III
Elementos básicos da linguagem
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
A função da literatura Disciplina: Fundamentos da literatura Professor: Marcel Matias.
A pré história da linguagem escrita
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
TRABALHO COLABORATIVO
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Transcrição da apresentação:

LINGUAGEM E PENSAMENTO

Ferdinand de Saussure foi um filósofo da linguagem. A investigação filosófica da linguagem pode ser encontrada já nos textos de Platão, Aristóteles e autores estóicos.1

Filosofia da linguagem é o ramo da filosofia que estuda a essência e natureza dos fenômenos linguísticos. Uma das principais características da filosofia da linguagem é a maior diferença entre o ser humano e os outros seres que existem no mundo. Ela trata, de um ponto de vista filosófico, da natureza do significado linguístico, da referência, do uso da linguagem, do aprendizado da linguagem, da criatividade dos falantes, da compreensão da linguagem, da interpretação, da tradução, de aspectos linguísticos do pensamento e da experiência. Trata também do estudo da sintaxe, da semântica, da pragmática e da referência.

Devido a estas capacidades, para além da linguagem falada e escrita, o homem – aprendendo pela observação de animais – desenvolveu a língua de sinais adaptadas pelos surdos em diferentes países, não só para melhorar a comunicação entre surdos, mas também para utilizar em situações especiais, como no teatro e entre pessoas e não animais que se encontram fora do alcance do ouvido, mas que se podem observar entre si.

Vale lembrar que quando falamos "cérebro" estamos falando do importante órgão que temos dentro de nossas cabeças e que quando falamos de hemisférios estamos falando das duas partes que compõem esse órgão.  São dois hemisférios que compõem o cérebro: o lado direito e o lado esquerdo. Cada uma dessas partes, ou cada lado, serve para "decodificar" informações diferentes a respeito do mundo.

No caso deste teste, o comando é para que se fale a palavra e não a cor, mas a confusão se faz porque ler palavras é função do hemisfério esquerdo e "ler" cores é função do hemisfério direito. Por isso ficamos embaralhados e temos dificuldade em pronunciar somente as palavras escritas (ainda mais porque cada uma denomina cores diferentes das cores que estão pintadas).

Se pudéssemos traduzir em imagem a linguagem dos hemisférios, seria algo semelhante a esta figura. O hemisfério direito fica responsável por captar informações mais emocionais, como o tom da voz, a música, a melodia, a prosódia, a intuição, o pensamento simbólico, a criatividade... Já o hemisfério esquerdo é responsável por absorver informações mais lógicas, como a competência comunicativa, a leitura de palavras, o pensamento racional,... Remetendo ao teste, este lado direito estaria lendo as cores e o lado esquerdo as palavras.

Quando nascemos nós entendemos o mundo somente pelo hemisfério direito, ou seja, pela linguagem emocional! Pode parecer estranho imaginar o mundo neste universo pré-verbal, em que apenas os cheiros, tonalidade, músicas e cores tenham relevância. Mas não soa tão estranho falarmos com voz aguda e melódica com os bebês ou fazermos barulhinhos com a boca para chamar-lhes a atenção e extrair sorrisos. 

Toda essa sabedoria instintiva tem a ver com a verdade que é esse fato: desde que nascemos até mais ou menos os 3 anos de idade, entendemos o mundo pela linguagem do hemisfério direito. Em outras palavras, os bebês entendem o mundo por um universo em que chegam somente informações de prosódia e tom de voz, de cores, de músicas.

O que acontece é que quando nascemos o hemisfério direito está mais ”pronto” para captar informações do que o hemisfério esquerdo, por isso, as crianças entendem o mundo pela linguagem emocional e nós entendemos tão bem as crianças porque esta já foi nossa principal forma de comunicação um dia.

É somente a partir dos 3 anos de idade que o corpo está desenvolvido o suficiente para que o hemisfério esquerdo comece a entrar em ação e a comunicação ficar mais complexa, envolvendo a linguagem verbal e o processo de simbolização. Assim, não é somente o cheiro do cocô que a criança processa, mas também o entendimento simbólico de que este cheiro é ruim e representa uma coisa suja e nojenta. Não é só mais o tom da voz que importa, mas também o que se fala; permitindo, por exemplo, que a criança comece a entender fenômenos como a ironia e o sarcasmo.