FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
8 DE OUTUBRO DE 2016 A Bíblia e o dinheiro Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da.
Advertisements

Lucas 24:13 a 35 Lucas 4 Princípios para entendermos o quebra cabeça AlicerceSequênciaTemasRelevância.
“Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.
CLICAR “Pois a palavra de Deus “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai.
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por...
LIÇÃO 4 - ADORAÇÃO COMO CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS Prof. Lucas Neto.
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
IDADE ESPIRITUAL.
OS QUATRO EVANGELHOS “EM QUEM TAMBÉM VÓS ESTAIS, DEPOIS QUE OUVISTES A PALAVRA DA VERDADE, O EVANGELHO DA VOSSA SALVAÇÃO; E, TENDO NELE TAMBÉM CRIDO, FOSTES.
A Divina Inspiração da Bíblia
O perigo da rebeldia 4 DE MARÇO DE 2017
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
PEDRO PAULO e OS DOIS MAIORES APÓSTOLOS.
Explosão Atos: A COMUNIDADE DO ÁGAPE!
01 O Espírito e a Palavra LIÇÃO de dezembro a 7 de janeiro
1 Coríntios 12:4-11 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de.
Prof. Mauricio Fernandes
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
JUDAS ISCARIOTES O TRAIDOR. JUDAS ISCARIOTES O TRAIDOR.
Orientações ao professor
JUSTIFICAÇÃO POR MEIO DA FÉ
Magnificat.
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
A ESPADA DO ESPÍRITO! CLICAR.
Evangelho de João.
LIÇÃO 12 - SABEDORIA DIVINA PARA A TOMADA DE DECISÕES
Orientações ao professor
ESTAR EM CRISTO.
Os Evangelhos. Os Evangelhos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora,
Orientações ao professor
CRISTOLOGIA.
Deus Está no Controle Por favor, ler com fé !!!.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O A M O R VERDADEIRO.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
A carta de amor que Deus enviou aos homens
2ª TIMÓTEO. 2ª TIMÓTEO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
JOEL - O ANÚNCIO DO PENTECOSTES
Seminário da Nova Igreja Batista
Lição 02 O reino de Deus e a missão
LIÇÃO 8 A LEMBRANÇA DA ESSÊNCIA DA ADORAÇÃO
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
E B D V I L A C A R M O S I N A DEUS É PACIENTE! 08/11/ :19.
CORAÇÃO O Mistério Revelado.
Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16.
Lição 01 A missão nasceu em Deus
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
Efésios 6:17b “...e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”
SENHOR Pela Redenção.
Profetas pós-exílio: Ageu Zacarias Malaquias
Como não ter medo em nossos dias
Orientações ao professor
Lição 08 O Espírito Santo na missão
Lição 13 A missão foi realizada
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
Deus Triúno Letra e música: Gean Carlos de Paiva Coelho
Medite, passe aos teus amigos SALMO 49
Lição 11 Um repouso sabático. Lição 11 Um repouso sabático.
UM MODELO DE VIDA COM ESPIRITUALIDADE & EXCELÊNCIA (1Tm )
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
SALVAÇÃO NA VIDA DE SANSÃO
Lição 12 Para sempre sábado. Lição 12 Para sempre sábado.
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
QUEM DOMINA A SUA MENTE 10 de fevereiro de 2019.
Promovendo a Fidelidade
Santidade e vida cristã
A VOLTA DE JESUS Atos
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS Templo Batista Bíblico

Inspiração das Sagradas Escrituras Bibliologia: Inspiração das Sagradas Escrituras

Introdução Objetivos: 1 – Firmar nossa crença de que a Bíblia que temos é confiável. 2 – Evidenciar nossa confissão de que a Bíblia que temos foi inspirada pelo Senhor.

Introdução A bíblia não é um livro comum, ela é Sagrada e digna de confiança. A bíblia não é um livro comum porque não foi escrito por homens comuns, mas homens inspirados pelo Espírito Santo.

Introdução Deus inspirou o texto sagrado para que o homem pudesse conhecê-Lo, conhecer a redenção e viver de forma que traga glória ao seu nome. Crer na inspiração é tão importante que nossa crença, fundamentos eclesiológicos, ética, esperança de salvação e uma infinidade de outros assuntos perdem sua lógica e razão, se ela assim não fosse.

1- O que é inspiração bíblica? Inspiração Bíblica ou Doutrina da Inspiração é a crença de que o Espírito Santo foi o verdadeiro “autor” e motivador para os Escritos que compuseram a Bíblia. O Espírito de Deus agiu em determinados homens no decorrer da história, os separando, algumas vezes sem que eles mesmo soubessem, para que Deus se revelasse. Deus inspirou estes homens e perpetuou Sua Palavra que chegou até nós.

1- O que é inspiração bíblica? Observe o testemunho de Pedro - 2Pe 1.19-21 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. I - Pedro confirma a Palavra profética (19).

1- O que é inspiração bíblica? Observe o testemunho de Pedro - 2Pe 1.19-21 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. I - Pedro confirma a Palavra profética (19). Isso significa que Pedro, o apóstolo, cria no conceito de que homens professaram por Deus. Em outras palavras, ele cria na autorização divina ao conceder capacidade aos homens para o revelarem nos escritos, e que isso seria completamente diferente de qualquer escrito ou conselho de sabedoria.

1- O que é inspiração bíblica? Observe o testemunho de Pedro - 2Pe 1.19-21 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. II - Pedro ressalta que Ela é digna de ser obedecida (19).

1- O que é inspiração bíblica? Observe o testemunho de Pedro - 2Pe 1.19-21 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. II - Pedro ressalta que Ela é digna de ser obedecida (19). O apóstolo crê e defende que ela é digna de ser obedecida. Observe que obedecer a Palavra, neste contexto, é colocar em risco a própria vida, o que reforça a crença da origem divina.

1- O que é inspiração bíblica? Observe o testemunho de Pedro - 2Pe 1.19-21 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. III - Pedro testifica a aceitação da Palavra como divina – não humana.

1- O que é inspiração bíblica? Observe o testemunho de Pedro - 2Pe 1.19-21 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. III - Pedro testifica a aceitação da Palavra como divina – não humana.

1- O que é inspiração bíblica? Observe o testemunho de Pedro - 2Pe 1.19-21 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. IV - Pedro ressalva sobre a vontade humana.

1- O que é inspiração bíblica? Observe o testemunho de Pedro - 2Pe 1.19-21 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. IV - Pedro ressalva sobre a vontade humana. O apóstolo relembra que jamais uma profecia teve origem na vontade humana. Na maioria das vezes, o profeta se comprometeu integralmente ao revelar Deus.

1- O que é inspiração bíblica? Observe o testemunho de Pedro - 2Pe 1.19-21 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. V - Pedro relembra que homens já foram usados como “boca de Deus”.

1- O que é inspiração bíblica? Observe o testemunho de Pedro - 2Pe 1.19-21 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. V - Pedro relembra que homens já foram usados como “boca de Deus”. Para Pedro é uma crença natural, que homens santos foram escolhidos em determinados momentos para falarem sobre Deus e por Deus.

1- O que é inspiração bíblica? Observe o testemunho de Pedro - 2Pe 1.19-21 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. VI - Pedro reconhece a inspiração.

1- O que é inspiração bíblica? Observe o testemunho de Pedro - 2Pe 1.19-21 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. VI - Pedro reconhece a inspiração. Por fim, o apóstolo deixa claro a Doutrina da Inspiração, estes homens, a quem ele se refere, foram motivados pelo Espírito Santo.

2- Testemunho da Inspiração. Não é possivel afirmar que a Bíblia é digna de aceitação ou de ser obedecida sem concordar com a inspiração Divina. Se alguém negar a Inspiração bíblica, consequentemente, por lógica negará a própria Bíblia. Neste sentido, não apenas devemos afirmar a Inspiração, mas a ler, obedecer e viver sob sua autoridade, como sendo a própria “boca de Deus”. Observe que esta lógica se baseia no auto testemunho que a Revelação de Deus revela sobre ela mesma.

2- Testemunho da Inspiração. I – A Palavra de Deus é útil. Só é útil porque é inspirada – 2Tm 3.16-17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”   Paulo afirma a inspiração ao exortar Timóteo. Se as letras não fossem Sagradas Letras, inspiradas divinamente, até poderia ser útil (lucrativa) para outras coisas, mas não seria para aquilo que Paulo indica à Timóteo – sabedoria para salvação em Cristo (vs 15). e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.

2- Testemunho da Inspiração. II – Autores do Novo Testamento criam na inspiração. Mt 1.22 – “Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta” Mateus, ao citar sobre o nascimento de Jesus, registra que aconteceu para que se cumprisse o dito do Senhor, o profeta foi o meio pelo qual foi revelado, mas o dito é divino.

2- Testemunho da Inspiração. II – Autores do Novo Testamento criam na inspiração. Lc 1.68-70 – “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo, como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas” Lucas, ao relembrar o louvor de Zacarias, reconhece que os profetas foram apenas “boca” para que a revelação de Deus chegasse, e que agora se cumpria.

2- Testemunho da Inspiração. II – Autores do Novo Testamento criam na inspiração. At 1.16 – “Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus”   Pedro ao apresentar a profecia acerca de Judas, menciona que a profecia havia sido dada Pelo Espírito Santo, e não escrita pelo profeta. Observe que o profeta, neste caso, é somente o instrumento para que se conhecesse o dito divino.

2- Testemunho da Inspiração. III – O autor aos Hebreus conceituava o “dito pela boca de Deus” – Hb 4.12. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”   O autor aos Hebreus menciona que a Palavra que saiu da “boca de Deus” é viva. Ele certamente nunca ouviu o som que saiu da boca de Deus literalmente, mas ele traz um conceito de que uma Palavra, quando inspirada, torna-se Palavra do Altíssimo, logo ela julga, avalia, condena, etc.

2- Testemunho da Inspiração. IV – Jesus também testificou a Inspiração. Jo 7.38 - Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.   Neste texto, Jesus não menciona o profeta, mas coloca a Escritura como autoridade, assumindo a inspiração.

2- Testemunho da Inspiração. IV – Jesus também testificou a Inspiração. Jo 10.35 – “Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar” Já neste texto de Jo 10.35, Jesus afirma a infalibilidade das Escrituras assumindo que Elas foram inspiradas por Deus.

3- Confissões 1 – Cremos que as Escrituras Sagradas são a revelação de Deus, inspirada por Ele.

3- Confissões 2 – Cremos que toda a Escritura foi inspirada por Deus, que tudo que há nela representa a verdade de Deus.

3- Confissões 3 – Não cremos que haja outro texto, revelação ou profecia não registrada no texto inspirado (Bíblia) que seja digno de aceitação.

3- Confissões 4 – Cremos que a bíblia é digna de confiança devendo ser obedecida por se tratar da voz diretiva do próprio Deus.