WebQuest Início e Formação do Universo !

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“CONHECENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS”
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Administração de Marketing 1
Pedagogia da pesquisa-ação
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Proverbs Janaina Vieira Mappa.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS
Webquest: História Professora: Fernanda
Colégio Objetivo/Osasco
WEB - Encontro de Ecologia no Pantanal
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Minha vida e minha bagagem cultural e religiosa
JARAGUA PEAK TOUR GUIDE WEBQUEST 6ºANO 2ºBIMESTRE 2009
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
ATIVIDADE 3.4- APRESENTAÇÃO HIPERTEXTUALCOM ESBOÇO DE ATIVIDADE UTILIZANDO UM DOS PRODUTOS QUE ENCONTROU. “PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL”
ENSINO FUNDAMENTAL II.
DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
A Ciência no cotidiano Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 9º ano. Disciplina : Ciências.
Universo, Planeta Terra e Vida
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Nossas atitudes constroem um mundo melhor!
CEAOK METODOS DE ESTUDO
Componente Curricular
Componente Curricular
Componente Curricular
2ª MOSTRA CIENTÍFICA 25/10/2013 E.F. II 6º Anos até aos 9º Anos 2013
Trabalhando em sala de aula
Webquest Interdisciplinar (História e Inglês) sobre o livro “Vozes Roubadas” 9º ano – 1º bimestre.
Formulado e editado por Régis Puppim.  Apresentação – 0 ~ 6 (Grupo)  Trabalho escrito – 0 ~ 2 (Grupo)  Participação – 0 ~ 1 (Individual)  Relatórios.
Sugestão de Atividade:
Webquest de Geografia e Inglês 7º ano – 1º Bim./2009 Prof as. Larissa, Maria Carmem e Sandra.
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Objeto e objetivos A revisão bibliográfica sobre o papel das imagens nas pesquisas sociais e nas sociedades fundamenta o campo de reflexão onde nos situamos.
“THE BIG BROTHER” “1984” George Orwell.
MÓDULO 12 A Construção do numero.
Bem-vindos!.
VULCÕES VIOLENTOS TRABALHO PARA 6º ANO.
WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos
Trabalho de História D. João Carioca
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Webquest Interdisciplinar (Artes e História) do livro “Ifá, o Adivinho” 6º ano – 1º bimestre.
Webquest da disciplina de Artes 9º ano – 2º Bimestre/2009 Profª Adriana Gomes O fotógrafo REFERÊNCIA.
BICHO DE ARTISTA Webquest da disciplina de Artes
Trabalho de Geografia - 9º ano 1º Bim Profª Maria Carmem Soifer
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
Nas ruas do Brás Webquest de Geografia 7º ano A – 2º Bim/2009 Profª Larissa.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
EMEF ALTINO ARANTES DRE- Ipiranga
NO TEMPO DE WARHOL Webquest de Artes 8º ano – 1º Bim/2009
Trabalho da disciplina Gerencia da Qualidade: 5 SENSOS
Instruções para painel de arte Colaborativa Tema: SOLIDARIEDADE Data de entrega: 12/06/2015. Use e abuse da sua criatividade para.
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Uma WebQuest de português para o 1º ano
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
EXPLORANDO O SISTEMA SOLAR
Trabalho Interdisciplinar e Projeto Aplicado
Transcrição da apresentação:

WebQuest Início e Formação do Universo ! Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 6º ano. Disciplinas : Inglês , Ciências e Geografia

Introdução Como se deu a formação do universo? Como ocorre a expansão do universo? E o funcionamento do Sistema Solar? São questões intrigantes que iremos abordar para entender melhor essa teoria discutida no meio científico.

Tarefa Os alunos farão uma visita monitorada ao CIENTEC/USP para obter informações sobre a expansão do universo, o sol e os planetas, órbitas e constelações, sob o comando dos professores de Ciências e Geografia. Os alunos produzirão painéis retratando todo o desenrolar da teoria do Big bang.Os painéis serão confeccionados em papel paraná e com giz de cera. Montarão um móbile representando o Sistema Solar. Farão a leitura do livro “The Amazing Universe”, sob orientação da professora de Inglês. Ao final, farão uma pesquisa a respeito das diversas representações de ET´s nos filmes. Em grupos, construirão imagens dos respectivos personagens ET´s, utilizando materiais de escolha dos alunos.

Processo Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho. O professor de Ciências iniciará o trabalho, primeiramente apresentado um documentário para a classe (DVD) sobre a origem do universo e a formação do solo e da terra.   Posteriormente os alunos visitarão o PARQUE CIENTEC-USP, com monitoração local, juntamente com professores de Ciências, Geografia e Inglês, para coleta de dados e informações sobre o universo, sistema solar, constelações, etc. A partir de então, trarão materiais para montagem de um móbile representando o sistema solar (os materiais necessários estão indicados na página 14, da apostila 1 de Geografia). A confecção do móbile será feita individualmente, sob orientação da professora de Geografia. Após a leitura do livro “The Amazing Universe”, farão pesquisa sobre os personagens alienígenas representados em diversos filmes. Deverão trazer imagens, recortes e, reunidos em grupos, farão cartazes, ilustrando os respectivos ET´s por eles pesquisados. Poderão usar papel duplex, triplex, cola, tesoura, papel cartão, glitter, canetinhas, lápis de cor, tinta acrilex.

Avaliação Os trabalhos serão avaliados numa escala de 0 a 10 pontos, distribuídos da seguinte forma: 3,0 pontos – Participação e colaboração com o grupo; 3,0 pontos – Organização e capricho na forma de apresentação do trabalho; 3,0 pontos - Conteúdo pesquisado e apresentação final; 1,0 pontos - Pontualidade nos prazos de entrega; DATA DE CONFECÇÃO DO MÓBILE (na aula de Geografia) – combinado em sala com a professora DATA DE ENTREGA FINAL DO MÓBILE (na aula de Geografia) – 24/03/09 DATA DE CONFECÇÃO DO PAINEL (na aula de Ciências) – combinado em sala com o professor DATA DE ENTREGA FINAL (na aula de Ciências) – 24/03/09 (alunos da manhã) 25/03/09 (alunos tarde) Os alunos deverão trazer o livro "The Amazing Universe" em todas as aulas de Inglês, durante o mês de Março. No dia 30/03/09 - Os alunos do 6o. ano A farão os trabalhos, em sala, durante as aulas de Inglês. Nos dias 27/03/09 e 03/04/09 - Os alunos do 6o. ano B farão os trabalhos, em sala, durante as aulas de Inglês.

Referência Apostilas da coleção OBJETIVO, vol 1 – Ciências e Geografia. Livro “The Amazing Universe”, da Penguin Books.  

Conclusão Sabemos que 2009 foi eleito o ano Internacional da Astronomia. Desta forma, é nossa intenção, através deste trabalho de pesquisas, aguçar a curiosidade do aluno a respeito das muitas dúvidas, estudos e questionamentos existentes em relação à formação, funcionamento, expansão e transformação do Universo. Através da construção do móbile e dos painéis, ele conhecerá particularidades a respeito de movimento das galáxias e constelações. Poderá trabalhar com o lado criativo e imaginativo ao confeccionar os cartazes retratando os personagens alienígenas dos filmes.

Créditos JOSÉ VALDIR E SILVA (Prof. de Ciências) MARIA CARMEM SOIFER (Profª de Geografia) SANDRA DE OLIVEIRA (Profª de Inglês)