PROJECTO TECNOLÓGICO TEMA: PRODUÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOLUMETRIA.
Advertisements

Segurança Vidrarias Prof. Dr. Fernando Cruz Barbieri
O ambiente a saúde e O Amoníaco,.
Tipos de acidentes e procedimentos
Professor Marco Antonio Vieira Módulo II aula IV.
Profª. NORILDA Função Álcoois Profª. NORILDA
ÁLCOOIS.
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente.
Amoníaco: Transporte e Segurança Escola Secundária de Santo António Ano lectivo 2005/2006 Química 11º Ano.
Proteção Respiratória
Para muitos brasileiros, festa é sinônimo de cerveja
FUNÇÕES QUÍMICAS No Universo existe uma imensa variedade de substâncias químicas, incluindo aquelas que compõem os organismos vivos, consideradas naturais.
ÁLCOOIS São compostos orgânicos que possuem uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas diretamente a carbono(s) saturado(s).
PROPRIEDADES DE ALGUNS PRODUTOS QUÍMICOS
…a partir de óleo de fritura usado.
QUÍMICA GERAL Aula 09 – SOLUÇÕES E REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA
Química - A Funções Inorgânicas.
Capítulo 19 Química Orgânica II: Os Grupos Funcionais QGE 001 Prof
GRIPE “A” NA UNIVERSIDADE – Vamos cuidar de nossa saúde
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
QUÍMICA FLÁVIO SCHIFINO VESTIBULAR UFRGS
Antiga diversão inocente
À descoberta do LABORATÓRIO!!!.
Alunos do 3°C Bruno Hoepers Fernando Henrique Vanessa Dias
Reações de identificação dos cátions do grupo 1
Conhecendo as principais as funções Orgânicas
Alexandra Medeiros Karla Roseanny Leiliane Larissa lily Cristiane
Professora: Ana Carolina Braz
ÁLCOOIS.
QUÍMICA DESCRITIVA.
ÉTERES.
Resíduos de Pesticidas!
“O amoníaco, a saúde e o ambiente.”
MATERIAIS DE LABORATÓRIO
Ácidos Carboxílicos Química Orgânica 301Q
Ácido Súlfurico Ácido sulfúrico –
FUNÇÕES OXIGENADAS.
Profa: Nádia Fátima Gibrim
Identificação dos perigos  Não fazer chama ou faíscas;  Não fumar.  Ventilação;  Iluminação;  Não utilizar ar comprimido para enchimento, descarga.
ALDEÍDOS CETONAS ÁCIDOS CARBOXÍLICOS.
MATERIAIS SUAS PROPRIEDADES E SEUS USOS
Nomenclatura usual : um costume
João Victor Oliveira Bertolo Nº USP
REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA DE SOLUÇÕES
ÁCIDO CARBOXILICO ÉSTER ÉTER
Materiais x Equipamentos
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
À DESCOBERTA DO LABORATÓRIO
Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
CURSO DE SEGURANÇA QUÍMICA
ÉSTERES.
ÁLCOOIS I- CONCEITO II- UTILIDADES III- CLASSIFICAÇÃO
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
Reações de Eliminação Prof: Renê Machado. Reações de eliminação      C  C    C = C  + XY   X Y.
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
Escola de Educação Profissional Isaías Gonçalves Damasceno Ensino médio Integrado à Educação Profissional ao Curso Técnico em Redes de Computadores Nome:
RISCOS QUÍMICOS.
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA – PAREDES Coordenação do plano Avaliação das condições das instalações.
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
Óxidos Àcidos Bases Sais Cláudia Bacchi.
Metanol.
Álcool gel Turmas 300 Prof. Luiz Antônio Tomaz. Com o surto de casos de gripe A no Brasil, provocada pelo vírus H1N1, a demanda pelo uso de álcool em.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Tópico 4:
Transcrição da apresentação:

PROJECTO TECNOLÓGICO TEMA: PRODUÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO Ministério da Educação Instituto Médio Industrial de Luanda (I.M.I.L) PROJECTO TECNOLÓGICO TEMA: PRODUÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO O Docente: Avídio dos Santos

● HUMBERTO PEDRO ZAGE ● NÚMERO: 21 ● TURMA: QP13AN ● CLASSE: 13ª ● CURSO: PETROQUIMICA ● ANO LECTIVO: 2010

PRODUÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO

AGENDA ● CONCEITO ● ORIGEM ● IMPORTÂNCIA ● PROPRIEDADES FÍSICAS E QUIMICAS ● MÉTODOS DE OBTENÇÃO ● PROCESSO INDUSTRIAL ● SEGURANÇA ● CONCLUSÃO ● RECOMENDAÇÕES

CONCEITO A palavra acético provém do latim acetum=azedo. O ácido acético (IUPAC) é um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxílico), saturado e de cadeia aberta. A sua fórmula molecular é CH3COOH. Aparecendo algumas vezes abreviada como: HAC

ORIGEM O uso do ácido acético na química se estende na antiguidade. No século III a.C., o filósofo grego Theophrastos descreveu como o vinagre agia em metais e produzia os pigmentos úteis na arte. Os antigos romanos ferviam um saboroso vinho em um recipiente de chumbo para produzir um licor altamente doce chamado sapa. Sapa era rico no acetato de chumbo, era um açúcar também chamado doce de chumbo, o que acredita-se contribuir para a intoxicação de pessoas da aristocracia Romana.

IMPORTÂNCIA O ácido acético é importante e largamente utilizado na indústria química, usado na produção de politereftalato de etila (PET), sendo este utilizado em garrafas de bebidas, o acetato de celulose utilizado na película fotográfica, o acetato de polivinil utilizado na cola de madeira, também é utilizado para limpeza e desinfecção. Na indústria petrolífera é largamente utilizado na estimulação de poços de petróleo de altas temperatura. A demanda global do ácido acético é em torno de 6,5 Mt/a (milhões de toneladas por ano), cerca de metade do que é produzido nos Estados Unidos, Europeia e Japão. Os dois maiores productores de ácido acético são: Celanese e BP Chemicals.

PROPRIEDADES FÍSICAS As propriedades físicas do ácido acético são: ● Fórmula química ................................... CH3COOH ● Massa Molar ......................................... 60,04 g/mol-1 ● Estado físico (CNTP) ............................ Liquido ● Aparência ............................................. Incolor ● Odor ....................................................... Liquido forte e penetrante ● Densidade ............................................. 1, 049 g/cm3 (l)  

PROPRIEDADES QUÍMICAS As propriedades químicas do ácido acético são: ● Reage com álcoois produzindo ésteres CH3COOH(aq) + CH3OH(aq) → CH3COOCH3 (aq) + H2O (l) (1) ● Reage com bases originando sais orgânicos CH3COOH(aq) + NaOH(aq) → CH3COONa(aq) + H2O(l) (2)

MÉTODOS DE OBTENÇÃO 2CH3CHO + O2 → 2 CH3COOH (3) ● A PARTIR DE DERIVADO DO PETRÓLEO OXIDAÇÂO DO ACETALDEIDO Este continua sendo o método de fabricação, a segunda mais importante, embora seja competitivo com carbonilação de metanol. O acetaldeído pode ser produzido através da oxidação do butano ou de nafta leve, ou por hidratação do etileno. Em seguida a formação do ácido acético pela oxidação do acetaldeido: 2CH3CHO + O2 → 2 CH3COOH (3)

● A PARTIR DE NÃO DERIVADO DO PETRÓLEO DESTILAÇÃO DA MADEIRA A madeira, quando seca, aquecida a 250 °C em presença de uma corrente de ar origina quatro fracções. Uma delas é uma solução aquosa, o ácido pirolenhoso, que contém aproximadamente 10% de ácido acético.

PROCESSO INDUSTRIAL

SEGURANÇA SEGURANÇA O acidente, é um acontecimento imprevisto, tem causas conhecidas. Conhecendo as causas, é possível trabalhar para à minimização, afim de lhe reduzir a frequência e gravidade.   Esta acção, não só é possível como necessária porque em um dever para qualquer homem, e em particular para qualquer chefe responsável, fazer tudo o que estiver ao alcance para reduzir os sofrimentos físicos e morais dos seus semelhantes.

EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL ÁCIDO ACÉTICO / ACETALDEIDO Protecção Respiratória: Para ambientes com concentração superior de vapores, recomenda-se o uso de máscara com filtro específico para vapores orgânicos. Protecção das mãos: Luvas impermeáveis PVC   Protecção dos olhos : Protector facial ou óculos de segurança.

ETANOL Protecção Respiratória: Em baixa concentrações, usar respirador com filtro químico para vapores orgânicos. Em altas concentrações usar equipamento autónomo um conjunto de ar mandado. Protecção das mãos: Luvas PVC em actividade de contacto direito com o produto.   Protecção dos olhos: Nas operações onde possa ocorrer respingos, recomenda-se o uso de óculos de segurança ou protecção facial.

MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS ÁCIDO ACÉTICO / ETANOL Inalação: Remover a vítima para um local arejado. Se a víitima não estiver respirando, aplicar respiração artificial. Se a vítima estiver respirando, mas com dificuldades procurar assistência médica, levando o rótulo, sempre que possível. Pele: Retirar imediatamente roupas e sapatos contaminados. Lavar a pele com água em abundância. Procurar assistência médica imediatamente, levando o rótulo sempre possível. Ingestão: Não provocar vótimo. Se a vítima estiver totalmente consciente, de 1 a 2 copos de água para beber. Não dar nada para beber se a vítima estiver inconsciente. Procurar assistência médica imediatamente, levando o rótulo sempre possível.

ACETALDEIDO Inalação: Leva-se a vítima para um local arejado. Se a vitima tiver apresentar dificuldade respiratória, tosse e queimadura na boca. Encaminhe para o atendimento médico. Pele: Retire as roupas contaminadas e lave emediatamente com água e sabão, se aparecer sintomas de irritação. Leve a vitima para o hospital. Ingestão: Não induza o vótimo. Se a vítima estiver consciente 1 a 2 copos de água para diluir o reagente e emediatamente leve-o para o hospital.

CONCLUSÃO Durante o período de investigação, notei que o ácido acético, é tão velho quanto a civilização. Hoje, este ácido ocupa dentro da química orgânica um lugar preponderante, semelhante ao lugar que ocupa o ácido sulfúrico na indústria química pesada. Finalmente posso concluir que o ácido acético é um ácido orgânico de maior importância na industria petroquímica, para a produção de vários produtos úteis e utilizados frequentemente no nosso meio social.

RECOMENDAÇÕES Com a investigação e o projecto concluido, a produção do ácido acético é possível segundo vários critérios, que na qual recomendo o seguinte: ● Recomendo que crie condições e infrainstruturas para a produção de ácido acético a partir de derivados de petróleo.   ● Recomendo que devemos velar pelos aspectos ecologicos durante a produção do ácido acético na indústria petroquimica.

MUITO OBRIGADO ?