Criando espaços e materiais para a Educação Infantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais são os nossos objetivos?
O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
Dinamizando o atendimento na Biblioteca Comunitária de Petrópolis Socorro Chaves O Projeto visou automatizar e organizar.
CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2011.
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
11º Encontro Paraense de Ensino de Química
Deficiência Sensorial
Orientação & Mobilidade
VER sentir MOVER criar DESCOBRIR
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
MODELOS DE BRINQUEDOS E JOGOS PARA CRIANÇAS A PARTIR DE SUCATAS
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
CONSTRUÇÃO DE UM TEODOLITO ALTERNATIVO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
ATIVIDADE 3.4- APRESENTAÇÃO HIPERTEXTUALCOM ESBOÇO DE ATIVIDADE UTILIZANDO UM DOS PRODUTOS QUE ENCONTROU. “PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL”
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
Percepção do Espaço Pela Criança
Os sentidos.
Como apresentar a lição
"A grande contribuição de Maria Montessori à moderna pedagogia foi a tomada de consciência da criança", percebendo que estas respondiam com rapidez e entusiasmo.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Rafa Cunegundes Slides.
APRESENTAÇÃO NAVEGAR Clique aqui !!!.
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Materiais e Equipamentos Pedagógicos
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Objetivo Geral : O Projeto pretende contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus cinco sentidos. Nessa fase as.
Ana Luiza Barbosa Maciel (Uergs) Roselei da Silva (Uergs)
Portfólio Jan/Fev Acad. Bolsista: Juliana Pedroso. Pedagogia
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
Caixa de Texturas Macio Áspero Duro Enrrugado.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
Colégio Estadual Augusto Meyer
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Portfólio Junho Acad. Bolsista: Juliana Pedroso. Pedagogia. Coord
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
TRABALHANDO COM O CORPO
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Sandy Mary Azevedo Bonatti Taiana Valêncio da Silva
APOIO: COLANDO SEM COLA Andréia Blanco Bettoni Marli Pereira de Andrade Araújo PUBLICO ALVO O projeto foi desenvolvido com.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Proposta de aula Nome: Danielle P. Silveira Moreira.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Vaso de caixinha de leite
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
9ª e 10ª Aulas Artes Manuais. 9ª e 10ª Aulas Artes Manuais.
Prefeitura de Itanhaém
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Como utilizar materiais descartáveis em favor da educação?
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Juliane B. Lehm e Vera Guizzo EMEIEF Prof. Nicolau de Moraes Barros
Socialização dos Estágios da Licenciatura em Educação Especial – VI Transtorno Global de Desenvolvimento/ Altas Habilidades-Superdotação Professora: Claudia.
O computador como Meio e como Fim...
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
Transcrição da apresentação:

Criando espaços e materiais para a Educação Infantil PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE SUB - PROJETO: PEDAGOGIA (EDUCAÇÃO INFANTIL); Criando espaços e materiais para a Educação Infantil Nome: Mara Regina Gularte Villalba Coordenadora: Cintia Metzner de Sousa

JUSTIFICATIVA: O ambiente destinado a Educação Infantil necessita de materiais que estimulem o desenvolvimento integral da criança. Para isso é necessário materiais que estimulem todos os sentidos da criança como: tato, olfato, audição e paladar, desse maneira faz-se necessário espaços apropriados, com diversidade e quantidade de brinquedos.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Quais as dificuldades encontradas pelos professores, se tratando de materiais e espaços na educação infantil? Quais os principais objetivos propostos pelos professor nas atividades da educação infantil?

OBJETIVO: Criar a partir da necessidade apresentada pelo CEI Emilia Froriani, materiais para a educação infantil, que estimulem todos os sentidos das crianças na faixa etária de 0 a 3 anos de idade, em que foi observado um déficit muito grande de materiais.

METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, em que a partir das necessidades de materiais (brinquedos) que estimulem a faixa etária de 0 a 3 anos, vez necessário a confecção de brinquedos.

Criando materiais pedagógicos:

Criando materiais pedagógicos: Túnel: Objetivo: explorar diferentes tipos de texturas, estimulando dessa forma o desenvolvimento do tato. Material utilizado: Caixa de papelão, tela de naylon, tecido de pelúcia, encapado com papel contact (pode ser usado outros objetos que estimulem o tato ou olfato).

Cortina: Objetivo: criar “cantos” dentro da sala de aula separados por cortinas. Material necessário: caixas de leite, tesoura e barbante.

Tapete das sensações: Objetivo: o tapete desperta sensações e estimula os bebês a engatinhar, deitar, rolar e caminhar por toda a sua extensão, para sentir cada textura. As superfícies são lisas, grossas, ásperas, finas, duras, macias, dependendo os materiais usados na confecção de cada ficha. Material necessário: 4 metros de tecido, quadrados de papelão de 40 x 40 cm com texturas variadas (lixa, bolas de gude, areia, algodão, EVA, cordão, papel celofane etc.), velcro e cola quente

Confecção: 1. Costure o tecido fazendo o acabamento. 2. Recorte as fichas de papelão. 3. Cole as texturas no papelão. 4. Cole um pedaço de velcro em cada ficha e no tecido para ir trocando as texturas

Calça para posicionamento de bebês: Objetivo: possibilitar as crianças um posicionamento ideal para a realização das atividades e para o desenvolvimento de uma posturas adequada, sendo também indicado para crianças com disfunção motora e ou sensorial. Material necessário: Calça jeans, estopas ou pedaços de espuma e linha e agulha para costurar as aberturas.

Na confecção deste material pode ser colocado materiais de cheiro costurados na calça, materiais que façam sons, tecidos com diferentes texturas, entre outras para a estimulação da criança.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Estes materiais serão confeccionados para atender a necessidade do CEI Emilia Floriani, pois, a partir de observações realizadas, foi possível detectar a falta de materiais pedagógicos para as crianças de 0 a 3 anos de idade.

REFERÊNCIAS: http://paraalmdocuidareducaoinfantil.blogspot.com.br/2009/05/confeccao-de- material.html http://jucimarsidney167.blogspot.com.br/2011/10/calca-para- posicionamento-de-bebes-e.html http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/87/artigo181527- 3.asp