O que é TPM? Tudo começou no Japão, na década de 70, época de grandes avanços na indústria, sobretudo na parte de automação. A manutenção preventiva já.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A gestão da manutenção industrial
Advertisements

Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
A ADMINISTRAÇAO JAPONESA – Filosofia da qualidade total
Metodologia e Ferramentas para a Melhoria da Qualidade
MANUFATURA PRODUTIVA TOTAL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
5S JEFFERSON BUENO.
Equipe: Augusto F. Comitti Jeison R. Eccel Luana de Oliveira
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Competência: Compreender as métricas de Software
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Edson Santos 03 de Outubro de 2012
Manutenção Produtiva Total - TPM -
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
2.Tipos principais de manutenção
Gestão da Manutenção 7 -Técnicas Preditivas.
Aula 4 Manutenção Produtiva (TPM – Total Productive Maintenence)
Aulas 20 Manutenção Autônoma Treinamento dos Operadores
WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS
4 - Planejamento e Organização da manutenção
5S – Um programa de Qualidade e Produtividade
O QUE É 5 S? 5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de.
História Conceito Total Profit Management
Manutenção Produtiva Total
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Planejando a Manutenção: Recursos Humanos e Materiais
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
Os cinco sensos (5S) Aureliano Magalhães Franklin Lima Isaias Santos Poliana Ferreira Rodolfo Queirós Instituto Federal da Bahia Departamento.
Manutenção como Estratégia de Competitividade
Lavratti.com Slide 1/4 Laboratório de Gestão II Kaizen Kaizen significa mudar para ficar melhor. Os principais elementos são: a)Qualidade; b)Esforço; c)Vontade.
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Gestão da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
Webcast Engeman® - nov/2014
Aulas 16 Gestão da Manutenção Manutenção Autônoma
5S’s Princípios e regras.
Gabriel Bastos Machado
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)
Gestão da Qualidade.
Profª Claudia Pedro Corrêa
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
7 FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE
TPM MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL
Equipe: Augusto F. Comitti Jeison R. Eccel Luana de Oliveira
Curso: Tecnologia em Fabricação Mecânica
MANUTENÇÃO.
5S's DA QUALIDADE EM BUSCA DA ISO
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
TPM MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE)
TPM.
5 passos para elaborar um calendário eficiente de manutenção
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Metodologias d a Qualidade Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bcalhau.
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
5 S.
TPM - Manutenção Produtiva Total Disciplina: Gestão da Qualidade Equipe: Brito Jacinto Jocenir Marcelo Cazelato Rute.
Brasil - junho de 2004 GESTÃO ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO Manutenção.
Representa cinco palavras japonesas que começam com a letra S. Seiri = Utilização Seiton = Ordenação Seisou = Limpeza Seiketsu = Saúde Shitsuke = Autodisciplina.
PROGRAMA 5S.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
Transcrição da apresentação:

O que é TPM? Tudo começou no Japão, na década de 70, época de grandes avanços na indústria, sobretudo na parte de automação. A manutenção preventiva já estava sendo aplicada em vários países, sendo reconhecidamente de responsabilidade da equipe de manutenção. Os japoneses então resolveram ampliar o processo e criaram uma cultura de gerenciamento: a TPM, Manutenção Produtiva Total.

O que é TPM? Um sistema de organização do trabalho que inclui todos os programas de manutenções disponíveis em uma empresa e cuja execução é da responsabilidade de todos: manutenção preventiva + reponsabilidade individual + responsabilidade coletiva = TPM

Qual é o objetivo geral? O objetivo é melhorar a estrutura da empresa proporcionando tanto o crescimento intelectual da equipe (com treinamentos e capacitações), quanto a conservação do maquinário, em plenas condições de uso. Lembrando sempre que as paradas inesperadas geram consequências graves: ansiedade na equipe e perda de tempo e dinheiro.

E o FOCO? O foco é o Rendimento Operacional Global. Para chegar lá: Capacite os operadores para que eles possam conduzir a manutenção diária, por vontade própria; Capacite os mantenedores para que atuem em equipamentos mecatrônicos; Capacite os engenheiros para projetarem equipamentos que dispensem manutenção; Incentive a todos a analisarem possibilidades de melhorias nos equipamentos; Aplique os 8s, sensos de organização e disciplina.

Como é possível atingir o Rendimento Operacional Global? Como você já conseguimos observar, CAPACITAÇÃO é a palavra de ordem. Os operadores são treinados para atuarem como mantenedores e ficam aptos a fazer pequenas intervenções no equipamento, cuidar da limpeza, lubrificação, ajustes, pequenos reparos ou verificações. Dessa forma, os operadores entendem e ampliam os cuidados com os equipamentos com os quais trabalham e a equipe da manutenção fica responsável por prevenções, inspeções, revisões e reparos complexos. Esse é, sem dúvida alguma, um bom caminho para as manutenções preventiva e de rotina estarem em ação o tempo todo.

A TPM funciona com base em quê? O que sustenta a TPM são 8 pilares básicos (que variam um pouco, dependendo da literatura), mas a essência é a mesma: 1) Melhoria específica; 2) Auto reparo (manutenção autônoma); 3) Controle inicial; Tela Engeman® - Custo médio por tipo de manutenção

A TPM funciona com base em quê? 4) Educação e treinamento; 5) Áreas administrativas (integração); 6) Manutenção da qualidade (determinação do ciclo de vida); 7) Segurança e meio ambiente; 8) Planejamento (manutenção planejada). Tela Engeman® - Cronograma diário

Os pilares também têm a sua base! Os pilares foram pensados a partir de alguns princípios básicos: Implementar atividades que aumentem a eficiência dos equipamentos; Estabelecer um sistema de manutenção autônomo pelos operadores; Estabelecer um sistema planejado de manutenção; Estabelecer um sistema de treinamento técnico de pessoal; Estabelecer um sistema de gerenciamento do equipamento.

Ferramentas de apoio aos Pilares: Para que se consiga analisar a raiz dos problemas, evidenciá-los e aí sim executar a solução, uma equipe unida deve contar com algumas ferramentas que, embora pareçam simples, garantem bons resultados: Diagrama de Ishikawa: avaliação da causa e efeito. Analisa os fenômenos, a partir da identificação e análise das possíveis causas. É um diagrama conhecido como “espinha de peixe”, pois é dividido em 6 ramificações: máquinas, métodos, (matéria prima) materiais, mão de obra, medidas e meio ambiente que, voltadas para o centro formam o desenho que lembra um peixe.

Ferramentas de apoio aos Pilares: 2) O tal do Brainstorming: palavra que significa “chuva de ideias”. Aqui as ideias são sempre bem vindas e as críticas descartadas. Cada coisa no seu tempo. 3) Análise dos porquês: Faça 5 perguntas usando o porquê e questione a causa encontrada na pergunta anterior. A probabilidade de se encerrar os questionamentos com a causa raiz do problema é muito grande.

8S – os sensos capazes de melhorar o ambiente de trabalho A Manutenção Produtiva Total é um método japonês que soma o cuidado com a parte material de uma empresa, com a parte humana e que divide as reponsabilidades lembrando sempre que: o todo é responsabilidade de todos. Há um método acessório, também vindo da Terra do Sol Nascente, que pode ajudar muito no dia a dia das empresas que trabalham com a TPM. Observe: Método dos 8S Seiri: utilização – prime pela eliminação do supérfluo; Seiton: arrumação – deixe organizado tudo o que foi reconhecido como essencial; Seiso: limpeza – limpe o seu local de trabalho e evite sujá-lo; Seiketsu: padronização – estabeleça padrões de trabalho e a manutenção daquilo que já foi melhorado; Shitsuke: disciplina – mantenha a autodisciplina e o compromisso com as suas responsabilidades; Shido: treinamento – busque a capacitação pessoal; Seison: eliminação das perdas – reconheça onde há perdas e evite-as. Shikari Yaro: realização de atividades com determinação e união – é autoexplicativo!

Falamos do processo. Quais são as buscas mesmo? Podemos definir algumas metas que não só orientarão a manutenção, como também farão parte da redução de custos de todo o processo. Pense em um plano de ação que possa proporcionar: FALHA ZERO; Aumento da Disponibilidade e eficácia dos equipamentos; Tela Engeman® - Disponibilidade

Falamos do processo. Quais são as buscas mesmo? Realização de manutenção autônoma; Realização de manutenção planejada; Pessoal qualificado e Lucratividade (controle de custos) Tela Engeman® - Custo Mensal (Previsto X Realizado)

FALHA ZERO... isso é possível? A busca permanente pela falha zero é possível e saudável. A falha zero representa a compreensão de que mesmo que ocorra uma falha, um defeito, a origem será conhecida. Entenda melhor: A falha visível é sempre causada por falhas invisíveis. Veja alguns motivos que podem levar à falha: Motivos físicos: difícil acesso à máquina; paradas inviáveis que inviabilizem inspeções; Motivos psicológicos: falta de interesse ou de capacitação da equipe técnica. As inspeções não são feitas e não há a construção de históricos preditivos.

FALHA ZERO... isso é possível? Tela Engeman®: Análise de Falhas

Se é possível falhar cada vez menos, risquemos as perdas da rotina da manutenção da sua empresa. As empresas são assombradas por SEIS GRANDES PERDAS que devem ser evitadas a todo custo: Quebra de equipamento: que pode ser inesperada ou resultado de desgastes gradativos; Ajustagens nas preparações: quando há interrupções para a implantação de novas linhas de produção; Parada temporária: uma interrupção temporária qualquer; Redução da velocidade de produção: quando há readaptação de quantidades, problemas mecânicos, etc;

Se é possível falhar cada vez menos, risquemos as perdas da rotina da manutenção da sua empresa. Defeito na produção ou o famoso “retrabalho”: eliminação de produtos defeituosos e o mesmo trabalho sendo feito e refeito são perdas graves; Entrada em regime de produção: fatores diversos podem dificultar a estabilização do processo de produção: ferramentas inadequadas, ajustes... Afastando a presença das perdas e seguindo os passos que já mencionamos é hora de alcançar a meta das metas: PERDA ZERO. Tela Engeman® - Interferência no Processo produtivo

Já se pode falar de PERDA ZERO quando... ... se conhece profundamente o equipamento com o qual se trabalha e se estabelece: a estruturação das condições básicas; a obediência às condições de uso dos equipamentos – limites pré-definidos; a regeneração permanente do envelhecimento promovendo restauros, reparos... a correção de falhas percebidas no projeto; a capacitação técnica; a execução das regulagens simples e a aplicação da manutenção simples.

A manutenção produtiva total é uma boa? Sem sombra de dúvidas. A TPM inclui a manutenção preventiva e preditiva num mesmo plano. O melhor processo de manutenção é aquele que se distancia da permanente necessidade de consertar. É aquele que mantém o foco nos resultados efetivos, com correções eficientes de falhas, sem paradas emergenciais e sem perdas, com avaliação das previsões versus realidade e melhoria individual dos equipamentos para elevar a eficiência (os Indicadores de Manutenção). A manutenção bem feita AUMENTA A CAPACIDADE PRODUTIVA DA EMPRESA, melhorando a utilização do ativo, evitando desgastes desnecessários. Isso é, sem dúvida, um caminho seguro para que se aumente a lucratividade. Pense na manutenção como um investimento, jamais como apenas despesa.

Preciso de ajuda para implantar um método de manutenção? Ferramentas de gestão, como é o Engeman®, auxiliam muito na implantação de métodos como a Manutenção Produtiva Total. Essas ferramentas ajudam na construção diária de históricos de manutenção, processos mais organizados de almoxarifado, rastreamento de localizações e tantos outros aspectos da gestão da manutenção. A base das metodologias, como um todo, será sempre o envolvimento pessoal com o trabalho, com o ambiente onde se está inserido e com a organização eficiente dos processos produtivos.

REDES SOCIAIS Saiba que o Engeman® produz conteúdos relevantes para o seu dia a dia, em várias redes:

Fontes: http://engeman.com.br/pt-br/ http://engeman.com.br/pt-br/artigos-tecnicos/tpm-manutencao-produtiva-total/ http://www.mantenimientomundial.com/sites/mm/notas/TPMtotal.pdf http://sistemasdegestaointegrada.blogspot.com.br/2012/08/cinco-metas-da-tpm.html http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/tpm-manutencao-produtiva-total/45081/