Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma nº5

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MARIA YSABEL FROMETA COLUMBIE Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Especializando: Santiago de León
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Aluna: Olivia Parada Rondón Orientadora: Elenir Anversa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na UBS/ESF Jovelino Santana, Santana do Livramento-RS APRESENTAÇÃO:
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9  Melhoria da atenção as pessoas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma nº5 QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E/OU DIABETES MELLITUS NA UBS Nº35, MANAUS/AM Aluno: Lázaro Freire Cazañas Orientador: Thiago Santos Sousa   Manaus, 27 de Agosto de 2015

Introdução Manaus é um município capital do estado do Amazonas. É a cidade mais populosa do Amazonas e da Amazônia, constituída por 1.982.179 habitantes (IBGE, 2013); A nossa UBS é uma ESF urbana; população da área de abrangência (5000 habitantes); equipe formada por médico, enfermeira, dentista, ACS e recepcionista; O seu nome deve-se à sua localização e ao número de ordem em que foi construída. Esta UBS localiza-se na Rua Atlético Paranaense s\n, bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.

Introdução As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira, não existindo uma única causa para estas doenças, mas vários fatores de risco. Nesse sentido, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Diabetes mellitus (DM) contribuem substancialmente para o agravamento desta situação a nível nacional e internacional.

Objetivo Geral Qualificar a atenção aos usuários com hipertensão e/ou diabetes na UBS nº 35, Manaus/AM. Dados Pré-intervenção: Usuários com HAS – 339 (48%); Usuários com DM – 160 (79%).

Objetivos específicos Ampliar a cobertura aos hipertensos e/ou diabéticos. Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa. Melhorar a qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde. Melhorar o registro das informações direcionado aos hipertensos e/ou diabéticos. Mapear hipertensos e/ou diabéticos de risco para doença cardiovascular. Realizar ações de promoção da saúde voltada aos hipertensos e/ou diabéticos.

Metas Cadastrar 100% dos hipertensos e/ou diabéticos residentes na área de abrangência da UBS no Programa de atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes mellitus da unidade. Buscar 100% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos usuários hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na área. Garantir a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na área a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

Metas Garantir a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na área da unidade de saúde. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na área. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na área.

Metas Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na área. Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos usuários hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na área. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na área. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos.

Metodologia Ações realizadas EIXO: Monitoramento e avaliação. Monitorar o número de hipertensos e/ou diabéticos cadastrados no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Monitorar a realização do exame clinico apropriado dos usuários hipertensos e/ou diabéticos. Monitorar o número de hipertensos e/ou diabéticos com exames solicitados de acordo com o protocolo. Monitorar o acesso aos medicamentos da Farmácia popular.

Metodologia Organização e Gestão do Serviço Garantir o registro de hipertensos e/ou diabéticos cadastrados no programa. Garantir o acolhimento para os usuários portadores de hipertensão e/ou diabetes. Garantir o material necessário para a tomada da medida da pressão arterial e a realização do hemoglicoteste na unidade de saúde. Organizar a capacitação dos profissionais de acordo com os protocolos.

Metodologia Engajamento Público Informar a comunidade sobre a importância da medição da pressão arterial e o rastreamento da diabetes. Orientar a comunidade sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial e diabetes. Orientar a comunidade sobre a importância de realizar exames complementares.

Metodologia Qualificação da Prática Clínica Capacitar os ACS para o cadastramento de hipertensos e/ou diabéticos de toda área de abrangência da unidade de saúde. Capacitar a equipe para verificação da pressão arterial e a realização do hemoglicoteste. Garantir a solicitação dos exames complementares. Capacitar a equipe para seguir o protocolo adotado na unidade de saúde.

Intervenção – duração de 16 semanas. Resultados Intervenção – duração de 16 semanas.

Indicadores de cobertura HAS DM Mês 1- 59; Mês 2 – 119; Mês 3 – 171; Mês 4 - 215 Mês 1- 15; Mês 2 – 37; Mês 3 – 55; Mês 4 - 67

Proporção de Hipertensos e/ou diabéticos com exame clinico em dia HAS DM

Proporção de Hipertensos e Diabéticos com exames complementares em dia HAS DM

Proporção de hipertensos e diabéticos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico HAS DM

Hipertensos e Diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento HAS DM

Hipertensos e diabéticos com estratificação de risco cardiovascular HAS DM

Proporção de hipertensos e diabéticos com orientação nutricional HAS DM

Proporção de hipertensos e diabéticos que receberam orientação sobre higiene bucal DM HAS 100% em todos os meses

Discussão Podemos dizer que a intervenção realizada na UBSF 35 permitiu: Aumento da cobertura dos usuários portadores de hipertensão e diabetes; Atualização dos nossos registros com base no sistema E-SUS; Desenvolvimento de ações para um melhor controle destas doenças; Melhoria na organização do trabalho e no serviço; Estabelecer um fluxograma mais próximo da realidade e da dinâmica de trabalho, permitindo que cada profissional de saúde tivesse conhecimento das suas funções no tratamento integral de todos os usuários; Realização de ações centradas no usuário e não na doença.

Reflexão crítica sobre o projeto de aprendizagem O curso de maneira global foi ao encontro das expectativas que tinha no início do mesmo, já que me ofereceu a oportunidade de manter meu desenvolvimento professional no marco da universidade a distância; O curso propiciou uma nova dinâmica de trabalho, na nossa unidade, nomeadamente a incorporação da intervenção que serviu como base para estender os conhecimentos adquiridos a outros programas que são desenvolvidos na unidade.

“A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância.” “Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para conseguir.” Dalai Lama