Todo mundo brinca se tu brincas! Leni Vieira Dornelles

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autonomia e governo de si
Advertisements

Criançar: ética e os infantis
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital São Paulo, 9 de junho de 2011 Coletivo virtual de educadores.
Título principal Modelo_3 Texto Práticas de Cuidado e Acolhimento.
Maria Castanha e Manuel Castanho procuram abraços…
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Tema: Brincadeira de criança Turma: 4ª Série Disciplina: Interdisciplinar Duração: 10 a 15 horas/aula JUSTIFICATIVA Vivemos em uma sociedade em que os.
A idade de ser feliz existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos.
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Se desejas integrar a fileira dos redentores do mundo, através da palavra escorreita e dos gestos brilhantes, não te esqueças da caridade ao próximo.
Informativo #13 – Outubro de 2016.
Relações Humanas Proteger e ser protegido Marcelo Luiz 5EF A Manhã Sul
AGIR DA CF 2017 O Texto-Base da CF 2017 apresenta várias formas de se comprometer com a defesa do Bioma Caatinga e seu povos. Apresentamos aqui algumas.
Hoje é sexta-feira, 3 de novembro de 2017
felicidade dos simples
Oficina 2 Conteúdo: Alterações ambientais e impactos (extinção de plantas e animais, desastres ambientais) Recursos e metodologias: vídeos, dinâmicas.
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Os bonecos e a subjetivação
O primeiro semestre se foi. Voando!
BENVINDOS AO MUNDO DA LITERATURA INFANTIL!
Energia Divina Sharon Taphorn.
"Na incerteza do amanhã aproveite o hoje para ser feliz."
Minha História em Quadrinhos
Características do melhor pai
PRAZERES DA VIDA! Luiza Gosuen Inês Vieira Automático.
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
EMRC E A FAMÍLIA.
O Desenvolvimento do Imaginário, do Lúdico na Educação Infantil
Elessandra Lira Roseli Maria Rubiana M. Souza
Frases Carmesim 124ª Semana Extraídas do Site:
Amigo (a)! Mais uma vez, estamos vivendo o clima...
Meu nome é Felicidade.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO
Professor Handel – História
A maior fonte sobre Cultura-Pop da internet
O maior empreendedorismo de sua vida é:
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
Tenha cuidado com teus pensamentos; podem se tornar palavras.
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
POR QUE CONHECER O PASSADO ?
Cronograma.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Consumismo e Tecnologia
Conteúdo Metodológico e Prática de Ensino em Creche e Educação Infantil Revisão 1 Cláudia Yazlle.
:28: :28:03 Não tenho tempo.
Um bom dia para ser Feliz.
Recreação Lúdico-Pedagógica
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
O primeiro semestre se foi. Voando!
CONCEITUAÇÃO DE FAMÍLIA
O primeiro semestre se foi. Voando!
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Economia e Gestão da Saúde
O cotidiano na Educação Infantil Bolsista : Micaela M Fagundes
Minha Oração Final do ano no.
Desenvolvimento do Ciclo de Vida
Projeto : Literacia no Bairro dos Navegadores
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
Homenagem a você, criança!
Visitamos a Casa de Deus
Mãe, posso dormir na casa da vó, hoje?.
O Papel educativo do quadro de apoio na Educação Infantil
O Lúdico, a cidade e a aprendizagem
O Papel educativo do quadro de apoio
Transcrição da apresentação:

Todo mundo brinca se tu brincas! Leni Vieira Dornelles

Criançar e devir Agora eu era o rei Era o bedel e era também juiz E pela minha lei A gente era obrigada a ser feliz E você era a princesa Que eu fiz coroar E era tão linda de se admirar...

Traçando caminhos:         crianças na grande aldeia crianças na família crianças na instituição saberes sobre a criança e saberes sobre as infâncias

Brinquedos e brincadeiras Século XV: cavalo de pau; cata-vento; Século XVI: Jogos com arcos e varas; jogo de argola; cavalo de pau dos carrosséis; quintana (montado à cavalo acertar o alvo de madeira); arremessos de barra; lutas; corridas com saltos; crianças que cavalgam barris em vez de cavalos; Século XVII: jogos e brincadeiras comuns a adultos e crianças; réplicas do cotidiano para decoração; bolas de bexigas, etc.

Jogos e culturas Saquinhos de ossos; amarelinha; bola de gude; bola e pião (Portugal). Lendas de cucas, bichos-papões, bruxas e sacis, boitatá, boto rosa, salamandras e cobras grandes. O jogo e a brincadeira caminham juntos desde o momento que se tem registro e lembranças de uma criança que brinca. Atividades que renovam-se em cada cultura.

Final do século XX e as culturas infantis Desenhos, filmes, revistas, games, chats, livros eletrônicos, site de histórias infantis, e-book, CD-rom, video games, sites fashion, weblogs, orkut, MSN, etc... Locais para brincar: shopping center (liga do yu-gi-oh); quartos informatizados, lan house, etc.

As múltiplas infâncias hoje a infância de rua: com suas crianças que vivem e sobrevivem sem a proteção do adulto... a infância hospitalizada a infância trabalhadora: das crianças nas carvoarias, plantações de cana, colheitas de cizal, prostituição das ruas... a infância cyber: das crianças que brincam com as novas tecnologias de games, internet, televisão à cabo, lan houses, orkut,ipod,etc.

Normalizando o cuidar de ontem e de hoje Ontem: invenção do anormal  Hoje: Cuidar e educar inclui: * organização do espaço * organização dos sujeitos * organização dos materiais

Educar e cuidar Cuidar e educar são indissociáveis num projeto educativo infantil, pois, incluem, participação e produção dos sujeitos infantis em uma experiência cultural própria de um grupo social, numa interação entre um ambiente de cuidado, afeto e recursos materiais.

Brincar cuidando numa experiência que supere o disciplinamento o silêncio a submissão a obediência a servidão

Uma experiência que possibilite o Criançar as mudanças acontecem ao longo das infâncias; direitos estão sendo negados às crianças; as crianças pensam diferente dos adultos; a criança não é o adulto e podemos inventar com ela novas possibilidades da vida infantil.

Criançar em defesa da criança-poeta, da criança-artista, da criança-pintora, da criança-cantora, e, principalmente, da criança-brincante. Inventarmos com elas a vida com capacidade de criançar e sobretudo de criançar-se.

Um criançar que possibilite: o sonho a novidade a fantasia a invenção a brincadeira a espontaneidade o lugar para a emoção a solidariedade o lugar para o desejo o prazer o gosto pelo belo a criatividade a sensibilidade a subjetivação a expressão a generosidade a curiosidade a paixão a convivência fraterna com o outro

Acima de tudo viver intensamente Com muita generosidade o criançar - o devir-criança - como uma ética de afirmação da vida.