EXPRESSÕES ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR TRABALHOS REALIZADOS NA AULA DE EXPRESSÕES DAS ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
TEATRO DE SOMBRAS Material: cartão reciclado + tintas + folha de papel de arquitecto + palitos grandes de madeira + papel celofane colorido + fita cola de papel TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
DESENHO CONTÍNUO Processo baseado no processo surrealista de desenho em grupo, “cadavre exqui”, ou DESENHO CONTÍNUO. TEATRO DE SOMBRAS, DESENHO CONTÍNUO, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
PROCESSO DE TRABALHO PARA REALIZAÇÃO DO TEATRO DE SOMBRAS Um primeiro aluno desenha, numa folha de grande formato, uma linha. O seguinte continua a linha do primeiro, a partir do ponto onde este a terminou e assim sucessivamente, até que o último fecha a forma, juntando a sua linha à do primeiro. Explicar como cada linha desenhada deve transmitir o que se pretende comunicar. A partir do caos gerado pelas linhas, evidenciar as formas fechadas criadas, preenchendo-as com cor. Procura de sentidos/identificação das formas. Desenhar individualmente algumas das formas encontradas. Análise dos resultados. Ampliação das formas para cartão. Pintura. Exposição dos personagens e criação de uma história a partir de palavras ou frases suscitadas pelas figuras criadas. Criar a estrutura para o teatro de sombras. Escolha ou criação de música. Exibição final. NOTA: As várias fases do trabalho serão reveladas aos alunos uma por uma, sendo apenas possível no final ter a percepção do todo. TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
MOBILE Material: palitos grandes de madeira + fio + material reciclado MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
MOBILE OS MATERIAIS MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
BONECO ROBÔ Realizado em coordenação com a actividade de inglês Material: cartão reciclado + cola quente + tintas BONECO INGLÊS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
BONECO INGLÊS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
CASA/VILA O processo recolector. Reorganização das caixas transformadas. Composição em volume e relações espaciais. O elemento individual face ao todo. Material: cartão reciclado + tintas CASA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
VILA, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
VILA, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
VILA, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
VILA, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
CADERNOS Objecto com função utilitária CADERNOS Objecto com função utilitária. Material: cartão da embalagem dos pacotes do leite distribuidos nas escolas CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
PRIMAVERA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO A partir de um tema geral, a PRIMAVERA trabalhar a autonomia de cada criança em termos conceptuais, formais e materiais.
PRIMAVERA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
PRIMAVERA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
PRIMAVERA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
PRIMAVERA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
PRIMAVERA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
PRIMAVERA, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
PRIMAVERA, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
DINOSSAURO Construção da estrutura: recorte e encaixe DINOSSAURO Construção da estrutura: recorte e encaixe. Revestimento: pasta de papel. Pintura. Material: cartãoreciclado (fino) + guardanapo + cola branca + tintas DINOSSAURO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
DINOSSAURO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
DINOSSAURO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
DINOSSAURO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
ADEREÇO –SAPATO Adereço para a apresentação musical da actividade de inglês SAPATO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
DINOSSAURO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
DINOSSAURO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
ADEREÇO – MOTA Adereço para a apresentação musical da actividade de inglês MOTA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
MOTA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
DIA DA MÃE DIA DA MÃE, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
DIA DA MÃE, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
DIA DA MÃE, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
DIA DA MÃE, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
BARRO Processos de trabalho: espontâneo e projectado, por acumulação e subtracção. A técnica. EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO
FIM