EXPRESSÕES ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
Advertisements

Navegar com o Magalhães: vencendo desafios Esmeralda Oliveira 2011 Criar histórias animadas com o Photo Story Como transformar as suas fotografias ou desenhos.
O meio ambiente.
Visão Global do Projecto
A LINHA © antónio de campos, 2011.
A LUZ E A SOMBRA © antónio de campos, 2012.
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Solarengos Alcinda Maria da Costa Anacleto
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Terráqueos Alunos: Miriam Sara Raquel A caixa do forno solar possui a forma rectangular,
Relatório Disciplina – Educação Tecnológica
Relatório Disciplina – Educação Tecnológica Escola EB 2,3 de Lamaçães – Rua D.Egídio Guimarães, localidade de Braga Escalão – Apogeu Professor – Artur.
Universidade de Aveiro
Maria, Luma, Nicole e Magno
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Plano de Ação Pedagógica
PowerPoint 6ª série.
REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Formação interna Coimbra
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Orientações para PowerPoint
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Solar car – “Os Chocalhos”
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Uma Aventura…Literária 2013
6º ano 1º Volume.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Um Lugar Ao Sol Amélia Diaz Escola Secundária de Emídio Navarro
Desde 1999.
Colocando botões e ações
Página 21.
Cesta para rebuçados Com imagens que lembram histórias da bíblia.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Bases de Dados da exploração à construção Sessão de trabalho no Agrupamento de Ribamar 28 Junho 2006.
FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Desenvolvimento do conceito de número no 1.ºano
PIBID EEB São João Batista
Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB
Histórias em quadrinhosHistórias em quadrinhosHistórias em quadrinhosHistórias em quadrinhos.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Marcianos Alunos: Gonçalo Novais Rafaela Duarte Bruno Ferraz A caixa do forno solar.
Educação Visual e Tecnológica
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO ÁGUIA DA LUZ Alunos: Leandro Barros de Oliveira, Ricardo Pinto Castro, André Mota de Carvalho,
Teatro de Sombras.
QUAL É O SEU TALENTO.
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo possui a forma rectangular, e constitui-se como uma evolução do modelo apresentado.
Guião de Microsoft Word
UNIDADE 4: Processamento de texto
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
                                                                                                                                               Escultura.
FALANDO SOBRE ARTE Construção de um glossário ilustrado
Este forno é constituído por uma caixa delimitada por um vidro duplo. A caixa foi construída de madeira e isolada com poliuretano. DESENHO DOS ALUNOS DO.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tu_Barões do Sol PROFESSORES: Maria Cláudia Pereira (Ciências da Natureza e Matemática),
GRUPO 3 Semana:10/02 a 14/02 Atividade: Com a ajuda da facilitadora, os alunos pesquisaram sobre patos e assistiram um vídeo. Objetivo Pedagógico: Características.
CANTINHO DE MATEMÁTICA
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Vaso de caixinha de leite
Concurso Solar Padre Himalaya. Escalão Perigeu – Forno Solar Equipa CamilioSolar Equipa CamilioSolar Externato Camilo Castelo Branco Xabregas - Lisboa.
A Caixa Lúdica no AEE Recurso para mediações entre professores e alunos do Atendimento Educacional Especializado Danilo Flávio Stefani Neto Psicólogo.
Como utilizar materiais descartáveis em favor da educação?
Desenho Técnicas de desenho.
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
MOSAICOS ARTE BIZANTINA Disciplina: Metodologia do ensino de Arte
ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
RELEITURAS TARSILA DO AMARAL
Transcrição da apresentação:

EXPRESSÕES ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR TRABALHOS REALIZADOS NA AULA DE EXPRESSÕES DAS ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

TEATRO DE SOMBRAS Material: cartão reciclado + tintas + folha de papel de arquitecto + palitos grandes de madeira + papel celofane colorido + fita cola de papel TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

DESENHO CONTÍNUO Processo baseado no processo surrealista de desenho em grupo, “cadavre exqui”, ou DESENHO CONTÍNUO. TEATRO DE SOMBRAS, DESENHO CONTÍNUO, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

PROCESSO DE TRABALHO PARA REALIZAÇÃO DO TEATRO DE SOMBRAS Um primeiro aluno desenha, numa folha de grande formato, uma linha. O seguinte continua a linha do primeiro, a partir do ponto onde este a terminou e assim sucessivamente, até que o último fecha a forma, juntando a sua linha à do primeiro. Explicar como cada linha desenhada deve transmitir o que se pretende comunicar. A partir do caos gerado pelas linhas, evidenciar as formas fechadas criadas, preenchendo-as com cor. Procura de sentidos/identificação das formas. Desenhar individualmente algumas das formas encontradas. Análise dos resultados. Ampliação das formas para cartão. Pintura. Exposição dos personagens e criação de uma história a partir de palavras ou frases suscitadas pelas figuras criadas. Criar a estrutura para o teatro de sombras. Escolha ou criação de música. Exibição final. NOTA: As várias fases do trabalho serão reveladas aos alunos uma por uma, sendo apenas possível no final ter a percepção do todo. TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR TEATRO DE SOMBRAS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

MOBILE Material: palitos grandes de madeira + fio + material reciclado MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

MOBILE OS MATERIAIS MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

MOBILE, ESCOLA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

BONECO ROBÔ Realizado em coordenação com a actividade de inglês Material: cartão reciclado + cola quente + tintas BONECO INGLÊS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

BONECO INGLÊS, ESCOLA DR. SANCHES BRITO, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

CASA/VILA O processo recolector. Reorganização das caixas transformadas. Composição em volume e relações espaciais. O elemento individual face ao todo. Material: cartão reciclado + tintas CASA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

VILA, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

VILA, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

VILA, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

VILA, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

CADERNOS Objecto com função utilitária CADERNOS Objecto com função utilitária. Material: cartão da embalagem dos pacotes do leite distribuidos nas escolas CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

CADERNOS, 1/2ºA SOBRAL DA ABELHEIRA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

PRIMAVERA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO A partir de um tema geral, a PRIMAVERA trabalhar a autonomia de cada criança em termos conceptuais, formais e materiais.

PRIMAVERA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

PRIMAVERA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

PRIMAVERA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

PRIMAVERA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

PRIMAVERA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

PRIMAVERA, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

PRIMAVERA, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

DINOSSAURO Construção da estrutura: recorte e encaixe DINOSSAURO Construção da estrutura: recorte e encaixe. Revestimento: pasta de papel. Pintura. Material: cartãoreciclado (fino) + guardanapo + cola branca + tintas DINOSSAURO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

DINOSSAURO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

DINOSSAURO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

DINOSSAURO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

ADEREÇO –SAPATO Adereço para a apresentação musical da actividade de inglês SAPATO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

DINOSSAURO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

DINOSSAURO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

ADEREÇO – MOTA Adereço para a apresentação musical da actividade de inglês MOTA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

MOTA, 4ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

DIA DA MÃE DIA DA MÃE, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

DIA DA MÃE, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

DIA DA MÃE, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

DIA DA MÃE, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

BARRO Processos de trabalho: espontâneo e projectado, por acumulação e subtracção. A técnica. EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA IGREJA NOVA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

EXPERIMENTAR O BARRO, 3ºA ALCAINÇA, MAFRA, AEC, JOANA IMAGINÁRIO

FIM