Oportunidades de Investimento para Emigrantes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO PREDIAL E AS QUESTÕES FISCAIS
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
Projeto Qualified Curriculum
O novo website da Sulzer Equipe Internet | Julho 2012.
Comparação entre Plataformas
C, T & I PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO PRINCIPAIS AÇÕES DA SECRETARIA SEESP – 11/12/2008.
M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro Observatório das industrias de transformação dos produtos agrícolas e florestais Área.
Nuno André Santos Nov Análise Situação Setembro de 2000: 1. Produto de Alta Qualidade 2. Preço Competitivo 3. Pequena % do mercado mundial Reflexão.
Rational Unified Process
Visão Geral Portal das Finanças. Declarações Electrónicas Portal das Finanças Agregação e evolução Portal das Finanças Agregação.
Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
“Evolving From Value Chain to Value Grid” Frits K
INSPIRE Bases para a renovação da Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica Rui Pedro Julião Vice-presidente snig.igeo.pt.
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
© 2005, it - instituto de telecomunicações. Todos os direitos reservados. LOcalização de PESsoas em Ambientes Interiores 1º Workshop TELESAL 23 de Novembro.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Financiadora de Estudos e Projetos
Marfin sobre o Documentador;. Marfin sobre o Documentador;
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá-Tecnópolis Indagações e Perplexidades.
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Pós-Graduação - EAD FACINTER
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
AUDITORIA ELETRÔNICA DE ORGÃOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Preparado exclusivamente para: QUERO COMPRAR - A relevância dos meios de informação no processo de compra. PARTE II - DECISORES Outubro/2003.
III – Uso Infraestrutura Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
Marcelo Pimenta Brasília, dezembro de 2004 Portal Inovar Resultados obtidos – Maio a novembro de 2004.
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
SNV Moçambique.
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
O PROJECTO… Torres Vedras 16 de Novembro 2007.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE INFORMÁTICA Workshop de Testes PROSOFT Setembro/ 2010 Daniel Leitão Juliana Xavier.
“BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NAS ESCOLAS” FORMAÇÃO ESCOLAS
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
USI MODELO DE COLABORAÇÃO ORGANOGRAMAS ÁREAS DE INTERVENÇÃO PROJECTOS
PLENÁRIA FINAL.
Empreendedorismo – Unidade 1
PLANO DE NEGÓCIO.
Observatório Sistemas Saúde WorkShop 30 Outubro 2002.
Me Integra Projecto Mercados e Estratégias de Inserção de Jovens Licenciados
TIC 10º ano de escolaridade
Salas de Matemática.
Formação Técnica em Administração de Empresas ACI
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
Como estabelecer e organizar
Trabalho realizado por
Servisu ki CAMPO ta presta pa kenha ki kre volta pa Kabu Verdi Espanha, 26 de Junho de
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
COM O APOIO DE: Inovação do Automóvel à Velocidade do Ambiente INAVA.
dos Objectivos à Concretização
 - PSF Grupo: abc, agsj, fcac.
Gerência de Configuração - GC
IIAM – SALA SAVE 15 DE SETEMBRO DE 2014 RUI SANTOS “PLATAFORMA NACIONAL DE DIÁLOGO NO SECTOR DE SEMENTES”
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Millennium Challenge Account – MOÇAMBIQUE
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
Em andamento..... SUPORTE & MANUTENÇÃO MERCADO E CLIENTES CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA OUTSOURCING CAMADA DE.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão Docente: Fernanda Policarpo Discente: João Pacheco, nº15398 Administração de.
Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Transcrição da apresentação:

Oportunidades de Investimento para Emigrantes INSTITUTO DAS COMUNIDADES Cabo Verde: Oportunidades de Investimento para Emigrantes

Ficha do Projecto FICHA TÉCNICA Título: “Oportunidades de Investimento em Cabo Verde para emigrantes” Dono do projecto: MNE / INSTITUTO DAS COMUNIDADES Projecto executado por: PD Consult (Estudos e Projectos) PRIME Consulting (website) Coordenador geral: Paulino Dias (PD Consult) Equipa de projecto: Consultores: Paulino Dias José Luís Almeida Apoio: -Paulo Medina (IC) -Helena Santos João Tavares Coordenador informático: Paulo Noel Martins (PRIME Consulting)

Enquadramento do projecto Agenda de Transformação de Cabo Verde – 5 pilares: Boa Governação Capital Humano Competitividade Infra-estruturação Económica Coesão Social Visão do Governo para a Emigração: Importância dos emigrantes para o desenvolvimento do país: remessas, transferência de know-how, coesão social; Necessidade de promover o investimento produtivo de emigrantes em Cabo Verde  redireccionamento dos fluxos de transferência de emigrantes.

Objectivos do projecto Estimular o investimento produtivo de emigrantes em Cabo Verde; Identificar oportunidades de investimento em Cabo Verde que possam ser aproveitadas pelos emigrantes; Apoiar os emigrantes que queiram investir no país, através do fornecimento de informações úteis e do aconselhamento sobre em quê investir, onde investir, quando investir, quanto investir, como investir. Disponibilizar uma plataforma de orientação a emigrantes- investidores (internet) para facilitar o seu investimento.

Como o projecto foi desenvolvido: 1ª Fase Elaboração do projecto de pesquisa e mobilização da equipa; Recolha de informações sobre economia, demografia, sociedade, entre outros; Caracterização da situação actual de Cabo Verde, com identificação genérica de oportunidades por sector da economia e por ilha. 2ª Fase Identificação de modelos de negócios com potencialidades de sucesso em Cabo Verde; Recolha de informações para analisar a viabilidade dos modelos de negócio identificados; Selecção de 20 modelos de negócio com base na sua inovação, rentabilidade e facilidade de implementação; Elaboração de Planos de Negócio indicativos para cada um dos 20 modelos seleccionados. 3ª Fase Construção de website para disponibilizar as informações úteis e resumos dos planos de negócios; Apresentação pública e divulgação do website e do projecto como um todo; Manutenção contínua do site.

Resultados do projecto: http://ie.ic.cv Website sobre oportunidades de investimento em Cabo Verde Planos de Negócios 20 planos de negócios elaborados, com sugestões de investimento nas mais diversas áreas Manutenção de conteúdo Actualização periódica das informações do website e dos planos de negócio

1) WEBSITE: HTTP://IE.IC.CV

O que se pode encontrar no site http://ie.ic.cv Informações genéricas Cabo Verde, com identificação de oportunidades de investimento por sector e por ilha; Resumo de 20 modelos de negócio que podem ser explorados por emigrantes-investidores; Indicações de como abrir uma empresa em Cabo Verde; Simuladores de transferência de valores do exterior para Cabo Verde; Notícias e eventos relevantes; Campo que permite ao emigrante solicitar um ou mais planos de negócios ao Instituto das Comunidades; Outras funcionalidades.

2) “20 Planos de Negócios” (Exemplos) Agricultura, Pecuária e Pescas Sector Designação Investimento estimado (contos) Recuperação do investim. (anos) TIR (%) Pessoal Agricultura Processamento e comercialização de frutas e legumes desidratados 19.110 3 30% 8 Produção e comercialização de gel de Aloe Vera (Babosa) 32.492 4 13% 16 Produção de flores e plantas ornamentais 29.542 24% 13 Pecuária Suinicultura - criação de porcos para produção de carne e derivados 67.056 12% 10 Aviário para produção de carne de frango e ovos de terra 15.448 6 Pescas Criação de lagostas em viveiros 79.629 9 Comercialização de peixe fresco e congelado 50.629 16% 15

2) “20 Planos de Negócios” (Exemplos) Indústria Sector Designação Investimento estimado (contos) Recuperação do investim. (anos) TIR (%) Pessoal Indústria Produção de batata pré-frita congelada 20.302 4 17% 7 Confecções personalizadas para Hotéis e Restaurantes 64.225 18% 18 Produção de comida tradicional de Cabo Verde enlatada 65.850 15% 17 Produção de sumos naturais (com especialidade em caldo de cana) 54.710 11% 12 Produção de sabões e detergentes 111.049 12% 25 Produção de pizza congelada e relacionados (pastéis / rissóis, etc.) 28.514 3 37% 6 Comercialização e aplicação de gesso na construção civil 35.104 13% 8

2) “20 Planos de Negócios” (Exemplos) Serviços Sector Designação Investimento estimado (contos) Recuperação do investim. (anos) TIR (%) Pessoal Serviços Serviços distribuição - entregas ao domicílio 5.256 3 53% 9 Serviços de assistência ao domicílio - Home Care 5.015 38% 12 Implementação e gestão de arquivos documentais digitais 56.071 4 20% Montagem e manutenção de instalações de gás e equipamentos de queima 19.655 19% Design e decoração de interiores para hotéis, restaurantes e bares 16.088 2 51% 7 Montagem e manutenção de piscinas 17.863 33% 8

2) “20 Planos de Negócios” – Como proceder? - 1º) Consultar o site http:ie.ic.cv e seleccionar o plano de negócio que melhor lhe interessa; 2º) No final do resumo de cada plano encontra um link “TRÊS PASSOS PARA OBTER O SEU PLANO DE NEGÓCIOS” – seguir as instruções, receberá via e-mail o plano seleccionado, na versão completa em pdf; 3º) Ao obter o seu plano, analisar detalhadamente e recolher mais informações sobre o mesmo - o plano é apenas indicativo, é da responsabilidade do investidor certificar-se de que há condições para o sucesso do negócio; 4º) Contactar o Instituto das Comunidades para mais informações

3) Manutenção de conteúdo O site e os planos de negócio serão revistos periodicamente, para actualizar as informações sobre o mercado ; Consulte sempre o site do projecto para estar por dentro das novas oportunidades! Em caso de dúvida ou esclarecimento adicional, contactar o Instituto das Comunidades (ver contactos no site)

Obrigado! Preparado por: