Priscilla Koppe Edson José Pacheco Percy Nohama Stefan Schulz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
Advertisements

Projeto de Prevenção Secundária de Eventos Cardiovasculares no CBMERJ
PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Occluded Artery Trial (OAT)
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
Programa Educação Continuada C R E M E S P
Software Básico Silvio Fernandes
Título do Trabalho Nome do apresentador Orientador Demais autores
Gerenciamento do escopo do projeto
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
Escola de Ciência da Informação (ECI)
Análise e Projeto de Sistemas
Joelson Ricardo Stroparo Gerson Linck Bichinho e Roberto Max Protil
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Márcio Geovani Jasinski
Prevenção de PAV Como implantar uma rotina ? Simone Nouér
Gerenciamento do Escopo
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
A Enfermagem na Era da Informática
Síndromes coronarianas agudas
CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS (CID)
Prontuário Médico Orientado para Problemas (POP) Dr. Lawrence Weed Beth Israel Hospital (EUA)
Tratamento Percutâneo da Cardiomiopatia hipertrófica
Planejamento e Execução da Auditoria
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR E METABÓLICA: ASPECTOSPRÁTICOS
Universidade Federal de Lavras - UFLA
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA AGUDA
Segurança e auditoria de sistemas
Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho
Angioplastia de Carótidas Direita e Esquerda
Auditoria em Serviços de Saúde. Análise de Contas Hospitalares 8º P
Construindo tesauros Prof. José Antonio M. Nascimento.
AVALIAÇÃO DA ADESÃO DE MÉDICOS AO PROTOCOLO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA SILVA, JOANA. B. 1 ; RAMOS, MARCOS P.
Identificação Identificação: Nome: Djalma Cardoso de Macedo
Complicações do Sitio de Punção
Trabalho em grupo.
Vânia Maria P. Vidal, José Maria Monteiro, Luís Eufrasio T. Neto
Como escrever um artigo
Tema 1 – Linguagem e línguas Universidade de Vigo, 2007.
The MORPHOSAURUS Medical Subword Lexicon: Lexicographic and Semantic Aspects Stefan Schulz 12, Kornél Markó 14, Percy Nohama 23, Roosewelt Leite de Andrade.
Nome do Curso – Área de Pesquisa
Documentação de Software
Objetivo da Atividade o objetivo principal de melhorar os índices de pressão arterial e do nível sérico de glicose e estimulando o auto cuidado.Com isso.
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
Ontologias Biológicas para Endemias Stefan Schulz Grupo de Informática Médica Universidade de Freiburg (Alemanha) Recife 1 / 11 / 07 Freiburg Recife.
Auditoria de Enfermagem nos Hospitais 8º P. Enf. Profª. Luciene.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Perguntas de Modelação
Apresentação Visio + VisioCase.
SNOMED CT Padrão Terminológico e Ontológico Internacional
Infarto Agudo do Miocárdio
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?
Cardiologia e Alimentos Funcionais 2012
TÍTULO EM CAIXA ALTA | NEGRITO
Sistema de Faturamento Eletrônico
sistemas de informação
American Journal of Cardiology 2011; 108: Cardiovascular Departament, Ferrarotto Hospital, University of Catania, Italy. Apresentação Drº Jorge.
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
Metodologia de modelagem etapa 7
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
Conteúdo programático
Título do trabalho Nome do aluno
Metodologia da Pesquisa
Terapia nutricional no cuidado do paciente
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
MODELO PARA APRESENTAÇÃO DOS CASOS CLÍNICOS DIRIGIDOS.
Transcrição da apresentação:

Priscilla Koppe Edson José Pacheco Percy Nohama Stefan Schulz Modelo para codificação de narrativas clínicas para uma ontologia de domínio utilizando SNOMED CT Priscilla Koppe Edson José Pacheco Percy Nohama Stefan Schulz Pontifícia Universidade Católica do Paraná Universidade de Freiburg, Alemanha

INTRODUÇÃO Crescente expansão de informações não estruturada em prontuários eletrônicos Necessidade de implementação de sistemas que lidam com terminologias clínicas Importância da codificação na comunicação eletrônica Criação de regras para codificação

OBJETIVO O objetivo da pesquisa é propor uma metodologia para o mapeamento de texto livre, especificamente de narrativas clínicas, para SNOMED CT, através de regras de codificação. Finalidade é a criação de um padrão-ouro para permitir a avaliação de um sistema PLN

SNOMED CT SNOMED CT é um vocabulário médico padronizado que define o significado dos termos médicos, visando melhorar a interoperabilidade entre sistemas. Inclui: sinais sintomas doenças procedimentos medicamentos

SNOMED CT Os elementos básicos que compõem SNOMED CT são: Conceito: unidade básica de SNOMED CT. Cada conceito é identificado por um código numérico único, tem um nome único (Fully Specified Name) e um conjunto de termos sinônimos (descriptions). Hierarquias: são 19 as principais (ex: Disorder, Procedure, Substance, Clinical findings, etc.); Relações: associações entre conceitos, usadas para formalmente definir e descrever um conceito

SNOMED CT

METODOLOGIA 120 sumários de alta oriundos da área de cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foram selecionados para a efetuação da codificação do conteúdo Utilização do Virginia Tech Browser Desenvolvimento de uma estrutura tabular para relacionar elementos do texto com conceitos SNOMED

Hipertensão Arterial Sistêmica METODOLOGIA Chunk Context Structure Polarity Code Observation Paciente   com história de HAS e HIS LIS 38341003 Hipertensão Arterial Sistêmica DM tipo 2 44054006 Diabetes Mellitus Submetido a cat 41976001 cateterismo que evidenciou lesão suboclusiva 2929001 na coronária DA. 59438005 Descendente Anterior Realizado angioplastia. 41339005 Recomendação na alta: em caso de intercorrência, UNC vir à emergência. 185265000

METODOLOGIA O processo de codificação foi realizado por dois profissionais da área da saúde. A composição de um guideline foi necessária para dar suporte à criação de um padrão ouro de codificação objetivando a avaliação de um processo computadorizado de mapeamento usando tecnologias de processamento de linguagem natural.

GUIDELINE As principais regras implantadas foram: Somente use a hierarquia “Morphologies” se não houver código correspondente nas hierarquias preferidas: “Clinical Findings” ou “Procedure”; Para codificar resultados de laboratório, utilize a categoria “Observable concepts”; Para codificar um medicamento, utilize o código SNOMED CT referente a Substance ao invés de Product. Ex: digoxin (substance) preferencialmente a digoxin (product)

GUIDELINE Para conceitos anatômicos, a SNOMED CT apresenta sempre dois conceitos: “Entire X” e “ X structure ”. Nesses casos, codifique o último, termo mais geral. Ex.: “Right coronary artery structure” ao invés de “Entire right coronary artery”; Utilize conceitos SNOMED CT da categoria “Qualifier value” apenas quando esta referir-se a características importantes de outros conceitos. Ex.: “laterality, episodicity, severity”; Se um termo estiver presente na hierarquia SNOMED CT “Anatomical concepts” e o mesmo conceito estiver nas hierarquias “Clinical Findings” ou “ Procedure”, codifique o termo obtido na “ Clinical Findings”;

RESULTADOS Efetividade do Guideline através da avaliação da concordância do trabalho de codificação realizado pelos profissionais 12 sumários de alta foram aleatoriamente selecionados e submetidos ao processo de codificação pelos dois especialistas envolvidos nesta atividade 89% de concordância (Cohen’s Kappa)

DISCUSSÕES Avaliação das discordâncias existentes: Termo: “TABAGISTA”

Termo: “ELETROCARDIOGRAMA” DISCUSSÕES Termo: “ELETROCARDIOGRAMA”

Termo: “SATURAÇÃO DE OXIGÊNIO” DISCUSSÕES Termo: “SATURAÇÃO DE OXIGÊNIO”

Termo: “PARADA RESPIRATÓRIA” DISCUSSÕES Termo: “PARADA RESPIRATÓRIA”

DISCUSSÕES Termo: “HEMATÚRIA”

DISCUSSÕES Avaliação das concordâncias existentes: Medicamentos (Hierarquia Substance): Aspirina, Sinvastatina, Metoprolol, Captopril, Furosemida, etc. Doenças (Hierarquia Disorder): Hipertensão arterial sistêmica, Diabetes mellitus, Cardiopatia isquêmica, etc. Procedimentos (Hierarquia Procedure): Angioplastia transluminal percutânea, Cateterismo, Rx de tórax, Ecocardiograma, etc. Estruturas anatômicas (Hierarquia Body Structure): Ventrículo direito, Septo cardíaco, Artéria coronária direita, etc.

CONCLUSÃO O Guideline desenvolvido abordou tópicos importantes para a obtenção de um resultado satisfatório de codificação manual. Com base no resultado alcançado com o mapeamento manual, uma rotina automatizada de mapeamento está sendo desenvolvida, com base em ferramentas de processamento de linguagem natural (PLN).