PERCEPÇÃO A IMPACTOS FERROVIÁRIOS Aurélia Hermínia Castiglioni

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Professora Michelle Luz
Transcrição da apresentação:

PERCEPÇÃO A IMPACTOS FERROVIÁRIOS Aurélia Hermínia Castiglioni PLURIS 2006 Braga, 27 de setembro de 2006 PERCEPÇÃO A IMPACTOS FERROVIÁRIOS Eduardo Fausto Kuster Cid Aurélia Hermínia Castiglioni Maria Inês Faé

Estrutura da Apresentação Introdução, justificativa e objetivos; Passos metodológicos; Seleção da amostra, definição das variáveis e desenho do questionário; Análise estatística descritiva; Análise de Componentes Principais; Comparação dos resultados das pesquisas; Considerações finais.

Introdução As Estradas de Ferro são um fator de desenvolvimento para as localidades situadas ao longo da via ao prover acesso da população lindeira às atividades essenciais e gerar benefícios econômicos (Pereira 2000); A operação de ferrovias provoca impactos que necessitam ser avaliados e controlados; Necessidade de estudos para prever e avaliar os efeitos da atividade humana sobre condições do ambiente (Filippo, 1999).

Justificativa Pouco conhecimento no Brasil dos impactos provenientes das operações ferroviárias.

Objetivos Identificar e hierarquizar indicadores de desempenho ambiental de operações ferroviárias na visão de moradores próximos à linha férrea; Comparar com resultados obtidos em pesquisa semelhante realizada com especialistas das áreas de transportes e meio ambiente.

Passos Metodológicos Revisão bibliográfica e cartográfica; Visita técnica a EFVM e consultas a técnicos do setor; Estabelecimento das variáveis; Estruturação do primeiro modelo de questionário; Realização de pesquisa piloto com 15 pessoas; Seleção dos possíveis respondentes para a 2ª versão do questionário; Elaboração da segunda versão do questionário; Aplicação do questionário; Triagem dos questionários preenchidos; Montagem do banco de dados no software SPSS 8.0; Análise descritiva dos dados levantados e redução da matriz de dados por meio de aplicação de Análise de Componentes Principais; Comparação dos resultados com os anteriormente obtidos em estudo semelhante.

Seleção da Amostra A coleta de dados foi feita na localidade de Baixo Guandu/ES, Brasil, escolhida por ser uma pequena cidade de 28.000 habitantes, sem indústrias e fontes poluidoras que pudessem mascarar a percepção dos entrevistados; A malha urbana se estende em ambos os lados da ferrovia e há residências muito próximas ao leito da estrada de ferro.

Desenho do Questionário O questionário aplicado aos especialistas continha questões sobre características pessoais e 25 indicadores para avaliação do desempenho ambiental da operação ferroviária; Na elaboração do questionário de Baixo Guandu as 25 variáveis estabelecidas por Cid (2004) foram condensadas em apenas 10; O texto das perguntas foi alterado e ajustado para facilitar o entendimento dos respondentes.

Desenho do Questionário O questionário foi elaborado com 11 variáveis; Sendo: 10 questões de múltipla escolha; 01 questão aberta. ESCALA DE VALORES ADOTADA Variável de alta importância ------------------------- 8 a 10 Variável de média importância ---------------------- 6 a 7 Variável de pouca importância ---------------------- 4 a 5 Variável de nenhuma importância ------------------ 1 a 3

Definição das Variáveis Carga que cai sobre a linha férrea; Poluição emitida pela chaminé da locomotiva; Barulho emitido pelo funcionamento da locomotiva; Lixo produzido nos carros de passageiros; Descarga dos banheiros dos trens; Atropelamentos de animais; Acidentes envolvendo produtos perigosos; Acidentes com pessoas e automóveis na via férrea; Atropelamento de pessoas nos terminais ferroviários; Vibração provocada pelo trem.

Análise Descritiva

Análise Descritiva

Análise Descritiva – Avaliação do grau de importância dos impactos

Análise de Componentes Principais

Análise de Componentes Principais

Análise de Componentes Principais As saturações permitem a identificação do significado do fator, a partir das variáveis que resume; Dois fatores agrupam impactos relativos a acidentes (fatores 1 e 4); O segundo fator apresenta valores mais elevados para as variáveis que caracterizam os resíduos; No fator 3 encontram-se associados os impactos produzidos pelos trens de carga, que produzem incômodos para o dia-a-dia da população; A carga que cai sobre a linha férrea, indicador considerado como um dos mais importantes pela população, determina o fator 5.

Comparação dos Resultados 59 ESPECIALISTAS ENTREVISTADOS EM 2004

Comparação dos Resultados 402 INDIVÍDUOS DA COMUNIDADE DE BAIXO GUANDU ENTREVISTADOS EM 2005

Agrupamento das Variáveis em 2004

Agrupamento das Variáveis em 2005

Considerações Finais As ferrovias representam um importante papel para o povoamento e desenvolvimento das regiões às suas margens; Os impactos ambientais e os custos sociais decorrentes das operações ferroviárias merecem ser estudados e avaliados para subsidiar o estabelecimento de possíveis estratégias de ação; A população consultada convive com problemas advindos das operações ferroviárias, no entanto, percebem e avaliam diferentemente os impactos propostos, numa ótica que traduz sua situação social, econômica e cultural, assim como seu conhecimento sobre o tema;

Considerações Finais Diferenças de gênero e de ocupação não são determinantes na percepção dos impactos, no entanto, quando se considera a idade e a escolaridade: as pessoas mais jovens e de nível mais elevado de escolaridade têm maior percepção dos impactos, o que pode significar uma população mais receptiva às ações educativas de preservação ambiental; Os moradores podem se tornar agentes pró-ativos em um Programa de Gestão Ambiental, com vistas a minimizar as ações que agridem o homem e o ambiente. Isso pode proporcionar melhorias para a qualidade de vida dos residentes ao longo da ferrovia e tornar a convivência com a via férrea mais amena.

Agradecimentos