FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A RAZÃO: INATA OU ADQUIRIDA?
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Dois modos de ler a Bíblia.
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
Curso Livre de Humanidades
A pesquisa científica DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
A Concepção Objetiva da Arte
REFLEXÃO Professor Marcelo Rocha Contin
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
FILOSOFIA O que faz um filósofo?
FILOSOFIA.
1 - Ética, sociedade e tecnologia CLAUDIO LUIS DE ALVARENGA BARBOSA
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
Ciência - Conhecimento/saber/poder
Teorias do Conhecimento
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Filosofia
Divisões da Filosofia.
Filosofia.
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
A atitude e a experiência filosófica
FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
Prof. Dr. Evilázio Teixeira
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Teorias do conhecimento
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
FILOSOFIA 02/04/2017
Amor e Sexualidade.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Orientação Especial Março/2011.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Filosofia e filosofia da educação
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª Aline da Costa Luz Curso e Colégio Específico
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
O conhecimento científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
TEOR CIENTÍFICO DOS FILMES ASSISTIDOS
FILOSOFIA.
Unidade 1: A Origem da Filosofia
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
René Descartes ..
As bases da ciência moderna
Filosofia moderna.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Immanuel Kant
ANTROPOLOGIA.
Professor: Suderlan Tozo Binda
O que é Sociologia?.
Introdução ao pensamento “filosófico”
FILOSOFIA.
Surgimento do pensamento filosófico
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
O que é conhecimento?.
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Aristóteles de Estagira
Ateus e Agnósticos. Ateus – negam a existência de qualquer DEUS e da veracidade de qualquer religião teísta. Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando.
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA Prof. Flávio de Oliveira

DIFERENTES FORMAS DE SE CONHECER A REALIDADE MITO RELIGIAO SENSO COMUM CIÊNCIA ARTE FILOSOFIA

MITO É uma intuição compreensiva da realidade, uma forma espontânea de o homem situar-se no mundo. Intuição é um conhecimento imediato, que dispensa argumentos e fundamentações. O mito não é mentira nem delírio e até hoje faz parte da nossa vida: no futebol, no carnaval, nos heróis populares.

Pela fé a religião aceita princípios que não podem ser demonstrados. Procura conhecer e explicar o Universo, porém o faz através da fé, que se fundamenta nos livros sagrados, revelados, como a biblia no caso dos cristãos. Pela fé a religião aceita princípios que não podem ser demonstrados.

SENSO COMUM É o conhecimento herdado por um grupo social que repete as experiências dos antepassados, sem muito questionamento. Não é conhecimento inferior desde que as pessoas saibam reelaborar a herança recebida – o senso comum se transforma em bom senso. Esta sabedoria não depende de erudição, mas em dar um sentido humano à vida. O perigo é a proibição do questionamento e o aproveitamento da simplicidade das pessoas para dominá-las. O conhecimento deve estar sempre a serviço da emancipação humana.

CIÊNCIA Conquista recente da humanidade (século XVII, com Galileu – experimentação e matemática, novo método). Assim surgem as leis gerais dos fenômenos. Trata-se de um saber rigoroso e elaborado que mudou a face do mundo com as transformações tecnológicas. Apesar do sucesso da ciência ela não pode ser supervalorizada nem os demais tipos de conhecimentos podem ser banidos.

ARTE A arte também é um conhecimento intuitivo do mundo, pois não recorre a conceitos logicamente organizados. A arte fala ao sentimento e à imaginação. O artista percebe a realidade e provoca naquele que observa sua obra, uma nova interpretação da experiência da vida.

A FILOSOFIA De certa forma todos nós filosofamos. Um acidente grave nos faz pensar na finitude da vida e na fragilidade humana. A escolha de um emprego considerando não apenas o salário, mas o grau de felicidade que ele oferece. Quando escolhemos não dar propina aos funcionários públicos. Quando escolhemos lutar pela igualdade entre os homens. Isto é elaborar uma filosofia de vida. Filosofar é uma atitude de colocar em questão o que para muitos parece indiscutível. O filósofo questiona o que é convencional procurando a verdade das coisas.

O filósofo não se interessa em perguntar as horas e os dias, mas em questionar o que é o tempo. Ele não quer saber se tem alguém sonhando, mas lhe interessa saber o que é o sonho. Ao invés de perguntar se alguém é mais bonito que outro, o filósofo quer saber o que é o belo. Enquanto alguns gritam: Mentiroso!! O filósofo quer saber o que é verdade. Para o filósofo não importa muito o quê um casal de namorado está sentindo, mas ele vai perguntar, o que é o amor, o que é o desejo. Esta é uma atitude filosófica. Perguntar pelas coisas universais.

O que é filosofia? Segundo Marilena Chauí é a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido. Filosofia é a visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura.

Qual a finalidade e a importância da filosofia? Em nossa sociedade, só é relevante aquilo que tem utilidade prática, imediata, e seja muito visível. Em relação à ciência, a filosofia oferece os conceitos de verdade, pensamento, relação entre teoria e prática. Em relação à ética e a arte do bem viver, a filosofia vai perguntar: o que é o homem, o que é a vontade, o que é paixão, o que é liberdade, o que é o vício e o que é a virtude.

A atitude filosófica é indagar A atitude filosófica é indagar. A filosofia pergunta o que é a coisa, a ideia ou o valor. Depois pergunta como a coisa, a ideia ou o valor é. Finalmente pergunta porque a coisa, a ideia ou o valor é como é (origem, causa). Ser útil em nossa sociedade é o que dá prestígio, poder, fama e riqueza, logo, neste sentido a filosofia é inútil e defende o direito de ser inútil.

Platão definia a Filosofia como um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos. Kant afirmou que a Filosofia é o conhecimento que a razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer e o que pode fazer, tendo como finalidade a felicidade humana. Marx declarou que a Filosofia havia passado muito tempo apenas contemplando o mundo e que se tratava, agora, de conhecê-lo para transformá-lo, transformação que traria justiça, abundância e felicidade para todos. Merleau-Ponty escreveu que a Filosofia é um despertar para ver e mudar nosso mundo.

Qual seria, então, a utilidade da Filosofia? Abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum; Não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos; Buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história; Dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos.

Podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.