OFICINA DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Stephane Rodrigues Uhlmann¹ ¹Aluna do 2° ano do Curso de Farmácia
Contextualização de Química numa abordagem cotidiana Público-alvo: alunos do ensino médio. Objetivo: realizar experimentos com material de baixo custo e fácil obtenção que apresentam conceitos e mecanismos relacionados à química.
Metodologia Introdução teórica em sala de aula. Recursos: giz e lousa. Experimentação realizada pelos alunos e supervisionada pelas monitoras. Recursos materiais de baixo custo e fácil obtenção. Discussão final. Recursos: giz e lousa.
Observação Durante o período de oferecimento da oficina, os alunos pesquisaram e desenvolveram um projeto para apresentar ao grupo, nos mesmos moldes daqueles realizados pelas monitoras.
Resultados Alguns experimentos realizados pelos alunos: Confecção de desinfetante. Vulcão químico (vinagre + sal de fruta).
Resultados Gota de óleo dançante (óleo + água + sal de cozinha).
Resultados Bailarina (refrigerante + uvas passas).
Resultados Coca-Cola com Mentos.
Resultados Massa do ar com balança de nível.
Resultados Finais Um dos alunos confeccionou com argila um vulcão para sua apresentação. Houve poucas faltas e atrasos. Para suas pesquisas, os alunos buscaram ajuda da professora de química de sua escola com a preocupação de realizar uma boa apresentação.