MERCADOS GLOBALIZADOS, ALEXANDRE ASSAF NETO www.institutoassaf.com.br assaf@terra.com.br MERCADOS GLOBALIZADOS, EMPRESAS E DESAFIOS PROFISSIONAIS
PRINCIPAIS TEMAS SUCESSO PESSOAL E EMPREGOS COMO SABER SE UMA EMPRESA É VIÁVEL COMO ESTÃO AS COMPANHIAS BRASILEIRAS DESAFIOS E FATORES DE SUCESSO
SUCESSO PESSOAL E EMPREGOS
SUCESSO PESSOAL E EMPREGOS O QUE É SUCESSO - Vontade de viver - Paixão pelo que faz - Deixar um legado A única certeza é a MUDANÇA Reciclar e aprender habilidades NOVAS pelo menos quatro vezes na vida.
SUCESSO PESSOAL E EMPREGOS FIM DO EMPREGO Empresa: núcleo de especialistas no negócio principal, convivendo com terceirizados e temporários. RAZÃO DO SUCESSO: VOCÊ BASE DO MUNDO: CONHECIMENTO
EMPREGO E EMPREGABILIDADE INVISTA MENOS EM PROCURAR NOVO EMPREGO, E INVISTA MAIS NA SUA EMPREGABILIDADE. EMPREGO: DEFINIDO PELO MERCADO EMPREGABILIDADE: FRUTO DE SUA COMPETÊNCIA.
APRENDER A APRENDER. NINGUÉM ENSINA NADA: VOCÊ É QUE APRENDE. PARA PENSARMOS APRENDER A APRENDER. NINGUÉM ENSINA NADA: VOCÊ É QUE APRENDE.
COMPETÊNCIA MULTI E INTERDISCIPLINAR ADMINISTRAR: DECIDIR. VISÃO DO TODO. ECONOMIA: “PONTE” ENTRE A EMPRESA E O MERCADO CONTABILIDADE: ANÁLISE DE DESEMPENHO, PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO.
PROFISSIONAL DE CONTROLADORIA E FINANÇAS DIREITO ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE O SEGREDO NÃO É CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS . . . É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ Mário Quintana
COMO SABER SE UMA EMPRESA É VIÁVEL
EMPRESA E VALOR UNILEVER COMPRA A KIBON (1997) - VALOR: US$ 930,0 mil. - VENDAS (1996): US$ 332,0 mil. - LUCRO LÍQUIDO (1996): US$ 75,0 mil. VALOR DA EMPRESA O QUE A UNILEVER COMPROU?
EMPRESA E VALOR PHILIP MORRIS COMPRA A INDS. ALIMENTOS KRAFT (1985) - VALOR: US$ 10,0 bil. - VALOR FÍSICO: US$ 1,0 bil. DESAFIO: MUDAR O HÁBITO DE RELACIONAR VALOR COM PARÂMETROS FÍSICOS
EMPRESA E VALOR PERÍODO: 1995 – 1997 BRAHMA CAPTA US$ 1 bilhão DIVIDENDOS E RECOMPRA DE AÇÕES ACIONISTAS MAIS RICOS RETORNO DA EMPRESA : 20% CUSTO DO ACIONISTA : 16% CUSTO DÍVIDA : 8% EMPRESA APURA MENOR LUCRO CONTÁBIL NOVAS ESTRATÉGIAS DE VALOR.
EMPRESA E VALOR MICROSOFT oferece US$ 44,6 bilhões pela YAHOO Conselho da YAHOO rejeita: “desvaloriza enormemente” a empresa.
PERCEPÇÕES DO OBJETIVO MISSÃO DA EMPRESA PRIVADA POPULAÇÃO Geração de Emprego : 95% EMPRESÁRIOS E EXECUTIVOS Lucro e Geração de Valor : 82%
MORTALIDADE DAS EMPRESAS DAS 500 MAIORES EMPRESAS EM 1973, SOMENTE 117 (23%) AINDA TÊM ALGUM DESTAQUE EM SEUS SETORES DE ATUAÇÃO. O QUE ACONTECERÁ DAQUI A 35 ANOS? FONTE: PESQUISA DOM CABRAL
COMO ESTÃO AS COMPANHIAS BRASILEIRAS
COMO ESTÃO AS EMPRESAS BRASILEIRAS CRIAÇÃO DE VALOR 2005 2006 2007 PRÊMIO PELO RISCO DO ACIONISTA – TAXA REAL 7,7% 0,7% 9,7% RETORNO ECONÔMICO DO ACIONISTA - 2,5% - 1,2% - 2,2% FONTE: www.institutoassaf.com.br
COMO ESTÃO AS EMPRESAS BRASILEIRAS 2005 2006 2007 Retorno do Acionista SEM Dívidas 13,6% 12,5% 11,8% Retorno do Acionista COM Dívidas 15,5% 13,5% 14,7% Resultado do Acionista pela ALAVANCAGEM 1,9% 1,0% 2,9% Fonte: www.institutoassaf.com.br
COMO ESTÃO AS EMPRESAS BRASILEIRAS ENDIVIDAMENTO 2005 2006 2007 PASSIVO SEM ÔNUS 30,6% 29,0% 28,7% PASSIVO COM ÔNUS 31,4% 31,9% 30,9% PASSIVO TOTAL 62,0% 60,9% 59,6% PATRIMÔNIO LÍQUIDO 38,0% 39,1% 40,4% FONTE: www.institutoassaf.com.br
COMO ESTÃO AS EMPRESAS BRASILEIRAS 2005 2006 2007 GIRO DOS INVESTIMENTOS 0,90 0,83 0,76 MARGEM OPERAC. AMPLA 15,1% 15,0% 15,5% ROCE 13,6% 12,5% 11,8% FONTE: www.institutoassaf.com.br
DESEMPENHO DOS BANCOS NO BRASIL 2005 2006 2007 RETORNO DO ATIVO 2,5% 2,1% 2,4% LEVERAGE 11,1x 10,9x RETORNO DO ACIONISTA 28,6% 23,5% 27,0%
DESEMPENHO DOS BANCOS NO BRASIL 2005 2006 2007 PARTICIPAÇÃO DOS CRÉDITOS 34,9% 35,3% 35,9% PRÊMIO RISCO DO ACIONISTA 9,5% 8,4% 15,1% ROE ECONÔMICO 8,9% 6,3% 8,6%
OS VERDADEIROS ANALFABETOS SÃO OS QUE APRENDERAM A LER E NÃO LÊEM Mário Quintana
DESAFIOS E FATORES DE SUCESSO
VANTAGEM COMPETITIVA OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR NECESSITAM DE CRIAR VANTAGENS COMPETITIVAS. EMPRESAS DURADOURAS DEVEM MANTER ALGUMA DIFERENCIAÇÃO SOBRE AS DEMAIS.
VALOR EMPRESA X RIQUEZA VELHA ECONOMIA NOVA ECONOMIA EMPRESA 100,0 50,0 CAPITAL 90,0 10,0 RIQUEZA
CONCENTRAÇÃO DE CAPITAL NO BRASIL MERCADO EMPRESAS BRASIL 61,3% 19 CHILE 56,4% 12 COLÔMBIA 55,2% 5 PERÚ 60,0% 10 NYSE 38,2% 91 FONTE: www.fibv.com - 2005
MAIORES ACIONISTAS QTD DE ACIONISTAS 2000 2003 2006 01 48,1% 51,9% 53,3% 02 59,2% 62,7% 64,4% 03 66,4% 68,9% TOTAL AÇÕES NEGOCIADAS NA BOVESPA – ORD. E PREF. FONTE: Economática/2006
BOVESPA X DOW JONES QTD DE ACIONISTAS DOW JONES BOVESPA 01 6,3% 36,2% 02 10,9% 46,1% 03 14,5% 50,5% FONTES: Reuters e Economática. Dez/2006.
FATORES DE SUCESSO CRISE É NÃO PERCEBER QUE O MUNDO MUDOU DESCOBRIR O NEGÓCIO
FATORES DE SUCESSO CORTAR CUSTOS CONTINUIDADE
FATORES DE SUCESSO SUCESSO É OPERACIONAL CICLO DAS EMPRESA Entender o CICLO DE VIDA da empresa Na prosperidade, INVESTIR para a recessão
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL GRADUAÇÃO Sonho PÓS-GRADUAÇÃO Cuidar do Jardim. Investir em Você.
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL MUDANÇA Crises. Mundo começou a mudar. Relevância perdida. PROFISSIONAL DE MERCADO Crescimento. Avaliado pelo que faz.
PARA PENSARMOS As espécies mais bem sucedidas na evolução não são as mais fortes e nem as mais inteligentes . . . . . . São as que se adaptam melhor a MUDANÇA Charles Darwin
OBRIGADO assaf@terra.com.br