Tecnologia do Transporte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Propriedades físicas representativas de
Palestras, oficinas e outras atividades
TÉCNICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Engrenagens – Cilíndricas de Dentes retos
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
FUNÇÃO MODULAR.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Agosto / 2012.
Julho / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Julho/2012 Destaques Julho: -Exportação: 2º maior valor para julho (exp: US$ 21,0 bi); anterior jul-11 (US$
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Incoterm Termos ou Condições de Venda
EMBALAGENS PARA TRANSPORTE
Provas de Concursos Anteriores
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Renda até 2 SM.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Conceitos Fatores: Carga transportada (quantidade, peso e valor);
JULIO FONTANA.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Professoras Marcia e Vivian
Regulamento FMTKD adaptado para Categorias Não-Oficiais
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
Equilíbrio de uma Partícula Diagramas de Corpo Livre Cap. 3
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
NOVOS CONCEITOS DE DEPRECIAÇÃO PARA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS
Outubro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Maio/2011 Outubro/2011 Destaques de Outubro 2011  Outubro: -Exportação: recorde para out (US$ 22,1 bi, +20,5%);
Novembro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Novembro/2011 Destaques de Novembro 2011  Novembro: -Exportação: recorde para nov (US$ 21,8 bi, +23,1%);
Março / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Março/2012 Destaques  Março: -Exportação: recorde para março (US$ 20,9 bi, +3,5%); anterior mar-11: US$ 19,3.
Abril / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Abril/2013 Resultados de Abril de ABRIL/2013 -Exportação: maior valor para meses de abril (US$ 20,6 bi)
Setembro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Setembro/2012 Destaques  Setembro: -Exportação: 2ª maior média diária para setembro (US$ 1,053 bi); anterior.
Agosto / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Maio/2011 Agosto/2011 Destaques de Agosto 2011  Agosto: -Exportação: recorde mensal (US$ 26,2 bi, +30,1%);
Fevereiro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Fevereiro/2012 Destaques  Fevereiro: -Exportação: recorde para fev (US$ 18,0 bi, +13,4%); anterior fev-11:
Abril / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Abril/2012 Balança Comercial Brasileira Abril 2012 – US$ milhões FOB.
Maio / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Abril/2012 Maio/2012 Destaques  Maio: -Exportação: recorde para maio (US$ 23,215 bi); anterior mai-11: US$
Julho / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Maio/2011 Julho/2011 Destaques de julho 2011  Julho: -Exportação: recorde para meses de julho(US$ 22,3 bi);
Março / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Março/2013 Resultados de Março de MARÇO/2013 -Exportação: maior média diária para meses de março (US$
Setembro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Maio/2011 Setembro/2011 Destaques de Setembro 2011  Setembro: -Exportação: recorde para set (US$ 23,3 bi,
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
GERENCIAMENTO DE FROTA
Decisões de Transporte
Transportes e Seguros Internacionais
Custos Transportes Rodoviários
Termos Internacionais de Comércio (Incoterms)
Gestão de Transporte Professor: Welington.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia do Transporte

Características, dimensões, tara e lotação Modais e suas características, dimensões, tara e lotação dos modais estudados

Características, dimensões, tara e lotação Características = é um elemento constitutivo do conceito e resulta da análise das propriedades de um referente. Dimensões = Dimensão é a partir da onde se define e sistematiza as formas geométricas e a maneira como elas se distribuem no espaço. Tara = Peso de uma unidade de transporte intermodal ou veículo sem carga Lotação = a carga útil máxima (incluindo condutor e passageiros) que o veículo pode transportar, expressa em quilogramas, para os veículos de carga; ou número de pessoas, para os veículos de transporte coletivo. Peso Bruto Total (PBT) = peso máximo que o veículo pode transmitir ao pavimento, constituído da soma da tara mais a lotação.

Características, dimensões, tara e lotação INCOTERMS Os INCOTERMS (International Commercial Terms - Condições Internacionais de Comércio) definem os direitos e obrigações mínimas do vendedor (exportador) e do comprador (importador), no que diz respeito a fretes, seguros, movimentações em terminais, liberações em alfândegas, pagamento de direitos aduaneiros e obtenção de documentos de um contrato internacional de venda de mercadorias. As regras estabelecidas internacionalmente são uniformes e imparciais, servindo de base para negociações entre países. São no total 13 termos divididos em 4 grupos que se distinguem por aumentar gradativamente a responsabilidade de uma das partes em detrimento da outra.

INCOTERMS Alguns exemplos: Características, dimensões, tara e lotação INCOTERMS Alguns exemplos: FCA (“Free Carrier Point”) pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte internacional. O “Critical Point” é a entrega da mercadoria ao transportador. Esta poderá ocorrer diretamente no terminal portuário ou, se for previamente acordado, entregue em determinado local onde a mercadoria aguardará para futuro carregamento marítimo. A partir deste ponto, como já dito, a responsabilidade será inteiramente do importador, quem irá suportar eventual perda ou dano à mercadoria. CFR ou C&R (“Cost and Freight [named port of destination]) tem como característica que fim da responsabilidade do exportador ocorre com o simples transpasso da mercadoria pela murada do navio (“ship’s rail”). Este Termo é de uso exclusivo para o modal marítimo. Importante ressaltar que nesse caso, apesar do exportador ter de se responsabilizar pelo custo do transporte, a questão do seguro ficará, caso queira, ao custo do próprio importador.

Características, dimensões, tara e lotação Rodoviário

Terrestres Características, dimensões, tara e lotação Rodoviário Esta modalidade possui medidas, que são habitualmente utilizadas pelos profissionais de logística, nos seus trabalhos do dia-a-dia, para cálculos, planejamentos, projeções, etc. Poderá haver pequenas variações, de acordo com padrões de fabricantes. Peso Bruto Máximo autorizado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito )

Terrestres Características, dimensões, tara e lotação Rodoviário Veículo Urbano de Carga (VUC): O VUC é o caminhão de menor porte, mais apropriado para áreas urbanas. Esta característica de veículo deve respeitar as seguintes características: largura máxima de 2,2 metros; comprimento máximo de 6,3 metros e limite de emissão de poluentes.  A capacidade do VUC é de 3 toneladas.

Terrestres Características, dimensões, tara e lotação Rodoviário Toco ou caminhão semi-pesado: caminhão que tem eixo simples na carroceria, ou seja,  um eixo frontal e outro traseiro de rodagem simples. Sua capacidade é de até 6 toneladas, tem peso bruto máximo de 16 toneladas e comprimento máximo de 14 metros. Truck ou caminhão pesado: caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos juntos. O objetivo é poder carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. Um dos eixos traseiros deve necessariamente receber a força do motor. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possui peso bruto máximo de 23 toneladas e seu comprimento é também de 14 metros, como no caminhão toco.

Terrestres Características, dimensões, tara e lotação Rodoviário Carretas: são uma categoria em que uma parte possui a força motriz (motor), rodas de tração e a cabine do motorista e a outra parte recebe a carga. A parte motriz recebe o nome de cavalo mecânico, e este pode ser acoplado a diferentes tipos de módulos de carga, chamados de semi-reboque. Veja abaixo alguns modelos: Cavalo Mecânico ou caminhão extra-pesado: é o conjunto formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão com eixo simples (apenas 2 rodas de tração). Pode-ser engatado em vários tipos de carretas e semi-reboques, para o transporte. Cavalo Mecânico Trucado: tem o mesmo conceito do cavalo mecânico, mas com o diferencial de ter eixo duplo em seu conjunto, para poder carregar mais peso. Assim o peso da carga do semi-reboque distribui-se por mais rodas, e a pressão exercida por cada uma no chão é menor.

Terrestres Características, dimensões, tara e lotação Rodoviário Carreta 2 eixos: utiliza um cavalo mecânico e um semi-reboque com 2 eixos cada. Possui peso bruto máximo de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros. Carreta 3 eixos: utiliza um cavalo mecânico simples (2 eixos) e um semi-reboque com 3 eixos. Possui peso bruto máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros. Carreta cavalo trucado: utiliza um cavalo mecânico trucado e um semi-reboque também com 3 eixos. Possui peso bruto máximo de 45 toneladas e comprimento máximo também de 18,15 metros. Bitrem ou treminhão: é uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos, que permite o transporte de um peso bruto total de 57 toneladas. Os semi-reboques dessa combinação podem ser tracionados por um cavalo-mecânico trucado.

Terrestres Características, dimensões, tara e lotação Rodoviário Rodotrem: é uma combinação de veículos de carga (dois semi-reboques) composta por um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total de 74 toneladas. Os dois semi-reboques dessa combinação são interligados por um veículo intermediário denominado Dolly. Essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET). O bitrem é um conjunto que possui duas articulações (quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do semi-reboque dianteiro) e o rodotrem é um conjunto que possui três articulações (quinta-roda do caminhão, engate dianteiro do dolly e quinta-roda do dolly). http://www.logisticadescomplicada.com/tipos-de-caminhoes-tamanhos-e-capacidades/

Terrestres Características, dimensões, tara e lotação Rodoviário Exemplo de Truck = 3 eixos Comprimento máximo = 14 metros

Terrestres Características, dimensões, tara e lotação Rodoviário Exemplo de Romeu e Julieta = 5 eixos Comprimento máximo = 18,5 metros

Terrestres Características, dimensões, tara e lotação Rodoviário Exemplo de Cavalo Truckado – 6 eixos Comprimento máximo = 18,5 metros

Terrestres - Documentação Características, dimensões, tara e lotação Terrestres - Documentação Rodoviário Exemplo de Rodotrem – 9 eixos Comprimento máximo = 30 metros

Terrestres Características, dimensões, tara e lotação Rodoviário Exemplo de Bi-trem – 7 eixos Comprimento máximo = 19,8 metros

Terrestres Características, dimensões, tara e lotação Rodoviário Exemplo de Bi-trem – 9 eixos Comprimento máximo = 30 metros

Características, dimensões, tara e lotação Ferroviário Fonte:

Características, dimensões, tara e lotação Gôndola Vagão Gôndola (GDT) Peso bruto máximo: 130.000 kg Tara: 21.000 kg Capacidade de carga: 109.000 kg Capacidade volumétrica: 41 m³ Principais usos: minério de ferro Característica: descarga em “car-dumpers” Vagão Gôndola (GDT) Peso bruto máximo: 120.000 kg Tara: 24.000 kg Capacidade de carga: 96.000 kg Capacidade volumétrica: 45 m³ Principais usos: concentrado de cobre Característica: descarga em “car-dumpers”

Características, dimensões, tara e lotação Vagão Gôndola (GTD) de Bordas Tombante Peso bruto máximo: 80.000 kg Tara: 20.000 kg Capacidade de carga: 60.000 kg Capacidade volumétrica: 46 m³ Principais usos: carga geral Característica: possui laterais tombantes, facilitando carga e descarga Vagão Gôndola (GDT) - MRS Peso bruto máximo: 120.000 kg Tara: 20.500 kg Capacidade de carga: 99.500 Kg Capacidade volumétrica: 45 m³ Principais usos: minério de ferro Característica: descarga em “car-dumpers”

Características, dimensões, tara e lotação Vagão Gôndola GDU Peso bruto máximo: 150.000 kg Tara: 23.000 kg Capacidade de carga: 150.000 kg Capacidade volumétrica: 45 m³ Principais usos: minério de ferro Característica: Vagão com maior capacidade de carga do Brasil

Características, dimensões, tara e lotação Hopper Vagão Hopper Fechado (HFT) em Alumínio Peso bruto máximo: 130.000 kg Tara: 25.000 kg Capacidade de carga: 105.000 kg Capacidade volumétrica: 135 m³ Principais usos: grãos e calcário agrícola Característica: estrutura em alumínio com baixa tara Vagão Hopper Fechado (HFT) em Aço Peso bruto máximo: 130.000 kg Tara: 31.000 kg Capacidade de carga: 99.000 kg Capacidade volumétrica: 145 m³ Principais usos: grãos e calcário agrícola Característica: estrutura em aço de baixa liga, com grande capacidade e volume

Características, dimensões, tara e lotação Vagão Hopper Fechado (HFE) em Aço Peso bruto máximo: 100.000 kg Tara: 23.000 kg Capacidade de carga: 77.000 kg Capacidade volumétrica: 100 m³ Principais usos: grãos Característica: aproveitamento total de circulação em gabaritos de bitola métrica Vagão Hopper (HFE) ALL Peso bruto máximo: 100.000 kg Tara: 23.000 kg Capacidade volumétrica: 100 m³ Principais usos: grãos e farelo Característica: carga superior e descarga inferior através de tremonhas

Características, dimensões, tara e lotação Vagão Hopper Fechado (HPE) em Aço Peso bruto máximo: 100.000 kg Tara: 27.000 kg Capacidade de carga: 73.000 kg Capacidade volumétrica: 65 m³ Principais usos: matéria prima para fertilizantes Característica: pintado internamente com resistência à corrosão e sistema especial de porta de descarga Vagão Hopper Aberto (HAE) em Aço Peso bruto máximo: 100.000 kg Tara: 22.000 kg Capacidade de carga: 78.000 kg Capacidade volumétrica: 30 m³ Principais usos: minério de ferro e ferro gusa Característica: sistema de descarga automático para carga e descarga em movimento

Características, dimensões, tara e lotação Vagão Hopper (HAN) Venezuela Peso bruto máximo: 119.500 kg Tara: 29.500 kg Capacidade de carga: 90.000 kg Capacidade volumétrica: 40,2 m³ Principais usos: minério de ferro Característica: descarga automática

Características, dimensões, tara e lotação Tanque Vagão Tanque (TPS) para Cimento a Granel Peso bruto máximo: 100.000 Kg Tara: 25.0000 Kg Capacidade de carga: 75.000 Kg Capacidade volumétrica: 65 m³ Principais usos: transporte de cimento a granel Característica: possui sistema de fluidificação para facilitar a descarga Vagão Tanque (TAS) para Ácido Sulfúrico Peso bruto máximo: 100.000 Kg Tara: 25.0000 Kg Capacidade de carga: 75.000 Kg Capacidade volumétrica: 43 m³ Principais usos: ácido sulfúrico concentrado a 98% Característica: possui ponto de descarga superior e inferior.

Características, dimensões, tara e lotação Vagão Tanque (TCT) para derivados de Petróleo e Álcool Peso bruto máximo: 130.000 kg Tara: 37.0000 kg Capacidade de carga: 93.000 kg Capacidade volumétrica: 118 m³ Principais usos: gasolina, diesel, querosene e álcool Vagão Tanque (TCD) ALL Peso bruto máximo: 80.000 kg Tara: 24.500 kg Capacidade volumétrica: 67 m³ Principais usos: óleo vegetal

Características, dimensões, tara e lotação Multicarga Vagão FFF - ALL Peso bruto máximo: 118.000 kg Tara: 34.000 kg Capacidade de carga: 84.000 kg Capacidade volumétrica: 112 m³ Principais usos: granel e sacarias Características: multicarga com truque de 3 eixos All Door Vagão All Door Peso bruto máximo: 100.000 kg Tara: 27.000 kg Capacidade de carga: 73.000 kg Capacidade volumétrica: 116 m³ Principais usos: fardos de celulose Característica: lona da lateral à prova de roubo e vandalismo

Características, dimensões, tara e lotação Plataforma Vagão Plataforma (PES) para Carga Geral Peso bruto máximo: 100.000 kg Tara: 27.0000 kg Capacidade de carga: 73.000 kg Principais usos: carga geral, produtos siderúrgicos etc. Característica: pode possuir travas para containers Vagão Plataforma (PDT) de Alta Capacidade Peso bruto máximo: 130.000 kg Tara: 35.000 kg Capacidade de carga: 95.000 kg Principais usos: produtos de alto peso, trilhos, tubos, containers e semi-reboques rodoviários Característica: estrutura de alta capacidade e baixa tara

Características, dimensões, tara e lotação Vagão Plataforma (PCD) Articulado Peso bruto máximo: 80.000 kg (por vagão) Tara: 12.000 kg (por vagão) Capacidade de carga: 68.000 kg (por vagão) Principais usos: transporte de containers e semi-reboques rodoviários Característica: vagão articulado, com menor quantidade de truques, engates e freio. Vagão de baixa tara e alta capacidade de se inscrever em pequenos raios de curva para bitolas 1,00 m / 1,60 m

Características, dimensões, tara e lotação Cegonheiro Vagão PAS Tara: 27.600 Kg. Capacidade de carga: 100.000 Kg. Principais usos: transporte de automóveis. Características: equipados com fechaduras localizado na parte inferior dos chassis, a fim de permitir o transporte seguro de automóveis

Características, dimensões, tara e lotação Locomotiva Diesel-Hidráulica DH10 Potência bruta 1.000kW (1.340HP) Peso aderente 80t a 88t (20 a 22,5t / eixo) Velocidade max / min sem restrição 60km/h Largura / Altura 2.7m / 4.1m Motor diesel 1.340 HP

Características, dimensões, tara e lotação Aquaviário

Características, dimensões, tara e lotação Tipos de conteiners

Características, dimensões, tara e lotação Tipos de conteiners

Características, dimensões, tara e lotação Tipos de conteiners

Características, dimensões, tara e lotação Tipos de conteiners

Características, dimensões, tara e lotação Tipos de conteiners

Características, dimensões, tara e lotação Tipos de conteiners

Características, dimensões, tara e lotação Tipos de conteiners

Características, dimensões, tara e lotação Tipos de conteiners

Tipos de Navios - Navios Petroleiros Características, dimensões, tara e lotação Tipos de Navios - Navios Petroleiros Em média 800 mil barris de petróleo / 1 barril = 158,98 Litros

Tipos de Navios - Navios Rô Rô Características, dimensões, tara e lotação Tipos de Navios - Navios Rô Rô Capacidade média para 4.200 a 4.400 carros por viagem

Tipos de Navios – Navio Gaseiro Características, dimensões, tara e lotação Tipos de Navios – Navio Gaseiro Capacidade média de 8 mil m³ / butijão de casa = 5,4 metros cúbicos sendo que cada 1 metro cúbico equivale a 2,5kg outra medida seria o volume líquido que é igual a 21,5 litros

Tipos de Navios – Navio porta conteiners Características, dimensões, tara e lotação Tipos de Navios – Navio porta conteiners Com 397 metros de comprimento e 63 metros de largura. O navio tem capacidade para transportar 12.508 conteiners. Essa capacidade equivale a 1.400 conteiners a mais do que qualquer outro navio de carga. Para descarregar e carregar tanta carga, o navio possui 11 gruas.

Barcaças Hidroviárias Características, dimensões, tara e lotação Barcaças Hidroviárias - 4 barcaças de 40 metros de comprimento por 8 m de largura, com 2 m de calado em média + + empurrador com 20 m de comprimento, ao todo esse conjunto tem 180 m de comprimento e capacidade para transportar 3 mil toneladas, o equivalente a um volume de carga levado por 170 caminhões. 4 X 40 + 20 = 180m

Características, dimensões, tara e lotação Aeroviário

Gestão de Transportes Tipos de Aeronaves – Antonov – All Cargo Este é disponível comercialmente para carregar cargas excessivamente pesadas e grandes, para até 250.000 kg internamente, ou ainda 200.000 kg na área superior à fuselagem. Cargas grandes somente.

Gestão de Transportes Tipos de Aeronaves – Full Cargo - Boing - 747 Transporta acima de 120 toneladas úteis de carga paletizada e o porão da mesma tem acesso pelo bico da aeronave, recebendo grandes cargas.

Características, dimensões, tara e lotação Tipos de conteiners

Características, dimensões, tara e lotação Tipos de conteiners

Características, dimensões, tara e lotação Tipos de conteiners

Características, dimensões, tara e lotação Tipos de embalagens

Características, dimensões, tara e lotação Dutoviário

Características, dimensões, tara e lotação Dutos Mineroduto

Características, dimensões, tara e lotação Dutos Gasoduto