RADIOLOGIA DIGITAL CLAUDIO CARVALHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processamento de imagens e Radiologia digital
Advertisements

RADIOLOGIA DIGITAL.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física CONTROLE REMOTO.
Preceitos básicos da Introdução à informática: João Paulo de Lima Raphael Brasil.
Desenvolvimento de um integrador de sistemas por meio de leiautes parametrizáveis Marlon Fernando Dirksen Orientador: Jacques Robert Heckmann.
Visualização volumétrica de imagens DICOM para iOS Marcelo da Mata Oliveira Orientador: Dalton Solano dos Reis FURB - Universidade Regional de Blumenau.
Desenvolvimento de um calçado Baropodométrico Introdução Objetivo Materiais e Métodos Laura Cunha de Souza 1 ; Thiago de Campos Silva 2 ; Maurício Costa.
Disciplina de Fundamentos de Informática Professor Eduardo Alberto Felippsen Ensino Médio Integrado – Técnico em Informática 2015.
É um conjunto de programas responsável pelo arranque do computador, carregamento das aplicações e controlo do teclado, monitor, impressora, portas de.
CARACTERISTICAS DO CLP - Fácil diagnóstico de funcionamento ainda em fase de projeto do sistema e/ou reparos que venham a ocorrer.
Prof. Marcos Vinícius Luz.  Significado de tomografia.  A TC é um tipo especial de procedimento com raios X que envolve a medição da atenuação dos raios.
Ciências da Natureza e suas
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
Manutenção de Periféricos II
Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM)
Meios Físicos de Transmissão
Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
Projeto A Alan Sousa Santos Francisco Bruno Rocha Rafael Moreira
Jorge ramos 7ºb | nº12 André Carvalho 7ºb | nº2
Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores
Aula 07 Tipos de Sinais.
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
Arquitetura e organização de computadores
Geoprocessamento.
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
Prof. Wellington Franco
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
TRABALHO REALIZADO POR Fábio Rodrigues, Sandro Garcia, Rafael Lourenço
Sistemas Operacionais
HIPERTEXTO.
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
NOÇÕES DE HARDWARE.
GEOPROCESSAMENTO.
JPEG 2000 Compressor de Imagens.
FÍSICA E QUÍMICA APLICADA A RADIOLOGIA Professor Especialista Albério Lourenço Vieira Rocha.
DESENHO. DESENHO TÉCNICO E DESENHO ARTÍSTICO O homem se comunica por vários meios. Os mais importantes são a fala, a escrita e o desenho. Se alguém quer.
TRABALHO DE INTRODUÇÃO A RADIOLOGIA GRUPO 02 JUSCELINO ALVES DANILO MENEZES MARIA JOSÉ MORGANA CARDOSO VANUZIA YARA DIAS.
GEOPROCESSAMENTO.
Mídia, Mídia Digital e Pós Mídia Digital
1 ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIDADE RADIOLÓGICA. Profª Micherlles Coutinho.
Introdução à Ressonância Magnética. Introdução – Definição de RM  A ressonância magnética (RM) refere-se ao uso de campos magnéticos e ondas de rádio.
MEMORIAS.
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
Evolução dos Sistemas de Automação Jair Jonko Araujo
1. O que e? 2. Imagens 3. Video Video  A radiografia convencional é o processo de obtenção de imagens bidimensionais do corpo humano utilizando feixes.
Tomografia Computadorizada Ft. Ms Tatiana Félix. Histórico Godfrey Hounsfield desenvolveu esta técnica de obtenção de imagens em Os princípios físicos.
DETECÇÃO DE FRATURAS ÓSSEAS ATRAVÉS DA LUZ
TCP/IP CRD Filipe Pacheco.
Sistemas de Processamento de imagens de Sensoriamento remoto
Unidades de Medidas na Informática
Armazenamento de Dados Espaciais
O que é A Stefanini coloca juntas as tecnologias de certificação digital e cloud para transformar o processo de marcação de ponto no Brasil. O.
Teses e Dissertações Eletrônicas
Trabalho realizado por: Tiago freitas nº7
Aula 2 TOPOLOGÍAS.
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
Arquitetura de Computadores
REdes de comunicação Aula 02 - Topologias de Rede
O que é Comunicação?.
Professor: Wilson José da Silva, Ph.D.
A IMPORTÂNCIA DO PRONTUÁRIO MÉDICO DO PACIENTE
Euler Moreira Igor Rezende Janderson Oliveira Rafael Corbelli
Aluísio Pires Leonan Cordeiro Pedro Morais Vitor Chaia
Eletrônica (1): Sinais de pulsos e o padrão NIM
Eletrônica (1): Sinais de pulsos e o padrão NIM
CLP – Controladores Lógicos Programáveis Iniciou-se em 1968, pela General Motors. Foi uma alternativa para substituir as lógicas á relé.
Transcrição da apresentação:

RADIOLOGIA DIGITAL CLAUDIO CARVALHO

RADIOLOGIA DIGITAL CLAUDIO CARVALHO

Desde a invenção dos Raios-X por Roentgën, os exames de imagem vem sendo cada vez mais sofisticados, tornando-se mais precisos e acurados, além de serem mais e mais requisitados na prática médica atual. A partir da simples visualização do esqueleto humano através dos Raios-X, a radiologia tem evoluído a ponto de hoje não nos limitarmos a simples análise de estruturas anatômicas, podendo acompanhar alterações funcionais (medicina nuclear) ou até mesmo realizar associações de técnicas, permitindo uma avaliação muito mais rica e completa.

ANALÓGICO OU DIGITAL?

Em resumo pixel é o menor ponto bidimensional de uma imagem. O que é pixel? A palavra pixel é oriunda da junção dos termos picture e element, formando, ao pé da letra, a expressão elemento de imagem. Então pixel é definido como a menor parcela de uma imagem. A partir da noção do pixel como uma medida da qualidade das imagens, foi propagado o termo “resolução” para atribuir quantos pixels em altura e largura uma radiografia ou foto tem. Em resumo pixel é o menor ponto bidimensional de uma imagem.

O que é Voxel? Em resumo Voxel é o elemento da imagem que dá a noção de profundidade, ou seja, é o menor ponto tridimensional de uma imagem digital.

A radiografia digital é mais eficiente do que a radiografia convencional, no que diz respeito a tempo e espaço, além de ser melhor para os profissionais da área.

CR O CR digitaliza as imagens adquiridas pelo aparelho de Rx através de uma placa de fósforo contida no chassis.

DR Imagens adquiridas por aparelhos de raios-X que, ao invés de utilizar filmes radiográficos, possuem uma placa de circuitos sensíveis aos raios X que gera uma imagem digital e a envia diretamente para o computador na forma de sinais elétricos.

As imagens adquiridas nos dois processos são visualizadas diretamente na estação de trabalho para pré-processamento e enviado para as estações de laudo médico.

As estações de digitalização podem perfeitamente ser instaladas nas unidades de Rx já existentes na unidade de saúde.

As vantagens dos sistemas de radiografia digitais 1º) Facilidade de exibição da imagem – Na radiografia digital a imagem vai ser mostrada em um monitor de vídeo, em vez do processo tradicional de expor o filme contra a luz. 2º) Redução da dose de raios-X – Ajustando-se a dose para que a imagem tenha uma relação sinal ruído conveniente, consegue-se uma diminuição real da radiação absorvida pelo paciente. 3º) Facilidade de processamento de imagem – O aumento do contraste ou a equalização por histograma são técnicas digitais que podem ser usadas. A técnica de subtração de imagens pode remover grande parte da arquitetura de fundo não desejado, melhorando assim a visualização das características importantes da radiografia. 4º) Facilidade de aquisição, armazenamento e recuperação da imagem – Armazenamento em bases de dados eletrônicas, facilitando a pesquisa de dados e a transmissão para longas distâncias, usando redes de comunicações de dados.

Fatores determinantes da imagem A. Densidade B. Contraste C. Detalhe D. Distorção

PACS O PACS é um sistema que proporciona o armazenamento e comunicação de imagens geradas por equipamentos médicos que trabalham com imagens originadas em equipamento de TC, RNM, US, RX, MN, PET, etc., de uma forma normalizada possibilitando que as informações dos pacientes e suas respectivas imagens digitalizadas e, armazenadas em mídia eletrônica sejam compartilhadas e visualizadas em monitores de alta resolução, distribuídos em locais fisicamente distintos.

Os principais elementos a serem observados na estrutura do PACS são:                          Dispositivos de entrada (RX, RNM, TC, US, MN, PET, etc.)                          Rede de computadores                          Servidor de DICOM                          Integração com o RIS e HIS                         Dispositivos de saída (monitores, impressoras, gravadoras)

O DICOM - Digital Imaging and Communications in Medicene é o padrão desenvolvido por este comitê que publicou a primeira versão em 1985, chamada de ACR-NEMA 300-1985 ou (ACR-NEMA Version 1.0) e a segunda versão em 1988, chamada de ACR-NEMA 300-1988 ou (ACR-NEMA Version 2.0). A terceira versão do padrão, que recebeu então o nome de DICOM 3.0 foi apresentado em 1993.

Imagem digital

Digital e analógico

MUITO OBRIGADO