UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Utilização de biodigestor: Viabilidade técnica e econômica
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
Madeira como Combustível & Secagem de Cavacos de Madeira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA -UESB
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI ARIDO
Equações de primeiro grau com uma variável.
principais fases é técnicas de processamento da indústria de alimentos
Poedeiras Comerciais Prof: Dr. Almir Chalegre de Freitas
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Liofilização Freeze-Drying Operações Unitárias
Cultivo de plantas medicinais
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Sumário, aula 9 Elasticidade Elasticidade arco Elasticidade no ponto
Sumário – aula 3-4 1) Custo afundado 2) Valor médio / valor marginal
A razão como comparação
Energia e Matéria nos ecossistemas
Curso de ADMINISTRAÇÃO
São misturas homogêneas de duas ou mais substâncias.
CURSO DE BOAS PRÁTICAS PECUÁRIAS
AVICULTURA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Prof. Marcos Antonio Anciuti
Universidade Estadual de Campinas
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Daniel Kramer Fernanda Voltam Livia Matuda Tatiane Pereira
Queixas músculo-esqueléticas como causa de alto índice de absenteísmo
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
TREINAMENTO RAÇÕES COPAGRA
Treinamento de Produtos
CUSTOS EM RESTAURANTES
Treinamento de Produtos
Super Crac Bovinos Leite 4.0
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
O que são subprodutos Subproduto agrícola Subproduto agro-industrial
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
AMOSTRAGEM E PREPARAÇÃO DOS SOLOS
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Métodos gerais de análise
CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DE POA – CINZAS
Revisão para avaliação
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
Estudos de Estabilidade
SEDIMENTAÇÃO Curso: ENGENHARIA CIVIL
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Procedimento para Ensaios em laboratorio do “Sistema RKL Eco4Land”
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Qualidade e Composição Química da Carne de Bovinos de Corte Inteiros ou Castrados de Diferentes Grupos Genéticos Charolês x Nelore Objetivo: - Estudar.
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Linha Ruminantes - Matsuda
ALIMENTOS CONCENTRADOS.
Processamento e Conservação de Alimentos de Origem Vegetal - Cereais
Índices Físicos dos Solos
HIGIENE NA OPERAÇÃO CARNES EM GERAL.
Manejo de solo no sistema plantio direto
ÍNDICES FÍSICOS DOS SOLOS
TECNOLOGIA EM RAÇÃO EXTRUSADA PARA RUMINANTES
TRANFORMAÇÃO DO TRAÇO EM MASSA PARA AS CONDIÇÕES DA OBRA
Agenda A Empresa - Haarslev Principais Tecnologias Baixa Temperatura
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS E FORMULAÇÃO DE RAÇÃO
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
Ministério de Educação Universidade Federal do Pampa Curso de Zootecnia Campus Dom Pedrito Disciplina de Bioquímica || Discentes: Leonardo Viega, Rafael.
Manejo na clinica. Cães – No passado a caça era a forma alimentar de busca de alimentos, competindo e integrando nos grupos suas fontes alimentares.
INTRODUÇÃO A BROMATOLOGIA
Aula Curva de Lactação - Fases
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DE DOM PEDRITO CURSO DE ZOOTECNIA Nutrição de Ruminantes Aula 4 – COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE ALIMENTOS Prof. Luciane Rumpel Segabinazzi Zootecnista

COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS ENN = 100 – (% de PB) + (% de EE) + (% de FB) + (% de MM) + (% de água)

COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS 1- Como é feita a determinação das frações do alimento? Duas formas: Direta: - água: evaporação em estufa a 105o C (55 a 60o C e depois a 105o C). - Fibra: Fervura em álcalis e ácidos fracos; - Extrato Etéreo: extração em com éter; - Proteína: Determina-se o Nitrogêgio total, cujo valor é multiplicado por 6,25; Cinzas: incineração do alimento em mufla a 600o C Compara alimentos: economicidade...teor de niutrientes A agua dilui o o valor nutritivo .kg e aumenta o custo liquido do nutriente.

COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS 1- Como é feita a determinação das frações do alimento? Duas formas: Indireta: Extrativo Não Nitrogenado (ENN) = 100 - (água + PB + FB + MM + EE) Matéria Seca (MS) = 100 - (água) Matéria Orgânica = Matéria seca - cinzas Compara alimentos: economicidade...teor de niutrientes A agua dilui o o valor nutritivo .kg e aumenta o custo liquido do nutriente.

COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS 1- Qual o modo de apresentação do alimento? Duas formas: A) Na matéria original ou natural: é a composição do alimento na forma natural e como é ingerido pelo animal, como também é a composição utilizada no cálculo de rações; B) Na matéria seca: considera a composição dos frações no alimento 100% seco. É a composição centesimal do alimento. Para efeitos de comparação entre diferentes fontes do alimento, deve-se referir ao teor de nutrientes no alimento 100% seco ou na forma de MS (Matéria Seca) Compara alimentos: economicidade...teor de niutrientes A agua dilui o o valor nutritivo .kg e aumenta o custo liquido do nutriente.

COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS 1- MATÉRIA SECA (MS): É o ponto de partida da análise de alimentos: A composição dos alimentos podem ser expressa: - forma natural (como o alimento é oferecido); - na matéria seca; A água no alimento é encontrada nas seguintes formas: - Livre: mais fácil de ser eliminada; - Estrutural: importante no aspecto físico químico mas pouco representativa; Compara alimentos: economicidade...teor de niutrientes A agua dilui o o valor nutritivo .kg e aumenta o custo liquido do nutriente.

COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS 1- MATÉRIA SECA (MS): - Importância da sua quantificação: Sob o aspecto de preservação do alimento; - qual o teor de Umidade indicado para conservação? máximo 14% de Umidade Comparação entre alimentos: - Concentração de nutrientes (qualidade) - Economicidade; Escolha dos alimentos : - A composição dos alimentos, o cálculo das necessidades dos animais e o consumo de alimentos são expressos em termos de MS. Compara alimentos: economicidade...teor de niutrientes A agua dilui o o valor nutritivo .kg e aumenta o custo liquido do nutriente.

COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS 1- MATÉRIA SECA (MS): Ex: Considerando duas amostras de milho, conservadas em dois ambientes: livre de umidade e em ambiente úmido. Amostras MS* MM* PB* EE* FB* ENN* Ambiente seco 94,5 4,5 7,3 4,4 6,5 71,8 Ambiente úmido 88,0 4,2 6,8 4,1 6,1 66,8 Exemplo: 94,5 MS____7,3 PB 100 MS_____x= 7,7 PB - Vamos fazer cálculo para o restante dos nutrientes? - Considerando o mesmo preço (R$/kg), você, como Zootecnista encarregado de adquirir o ingrediente para a fabricação da ração optaria por qual deles? Será que teria diferença no custo benefício??? Compara alimentos: a) economicidade...teor de niutrientes

Quais os passos para a quantificação da MS? 1 - MATÉRIA SECA (MS): Quais os passos para a quantificação da MS? Duas fases: A) Secagem Prévia e B) secagem definitiva: Secagem Prévia ou Pré-secagem: Indicada para amostras de alimentos com alta umidade como gramíneas, silagens, etc. É realizada em estufas de circulação de ar forçado, a 60 ± 5o C. O tempo de secagem varia de 24 a 72 hs (fezes), e o material deve apresentar consistência quebradiça, permitindo perfeita moagem. Compara alimentos: economicidade...teor de niutrientes A agua dilui o o valor nutritivo .kg e aumenta o custo liquido do nutriente.

Secagem Prévia ou Pré-secagem: 1 - MATÉRIA SECA (MS): Secagem Prévia ou Pré-secagem: O material antes de ser colocado em estufa deve ser pesado identificado; É recomendado uso de bandejas de aluminio (fina), perfurada na tampa, ou sacos de papel abertos ou perfurados,a fim da entrada de ar. Ao terminar a pré-secagem, retire o material da estufa, deixe esfriar até a amostra atingir a temperatura e umidade do ar, após, pesar a amostra. Compara alimentos: economicidade...teor de niutrientes A agua dilui o o valor nutritivo .kg e aumenta o custo liquido do nutriente.

Secagem Prévia ou Pré-secagem: 1 - MATÉRIA SECA (MS): Secagem Prévia ou Pré-secagem: Chamamos essa amostra de “amostra seca ao ar” (ASA) ou a “amostra parcialmente seca” ou “amostra pré-seca” Compara alimentos: economicidade...teor de niutrientes A agua dilui o o valor nutritivo .kg e aumenta o custo liquido do nutriente. Amostra de fezes

Secagem Prévia ou Pré-secagem: 1 - MATÉRIA SECA (MS): Secagem Prévia ou Pré-secagem: Cálculo da pré- secagem ou da amostra seca ao ar (ASA): Peso da amostra verde……………..227,5g Peso do material pré-seco(após a estufa a 60oC)………………100,5g % de Matéria seca da ASA = 227,5___100% 100,5___x= 44,17% Compara alimentos: economicidade...teor de niutrientes A agua dilui o o valor nutritivo .kg e aumenta o custo liquido do nutriente.

MOAGEM

MOAGEM MOINHO TIPO WILLYE

b) Secagem Definitiva: 1 - MATÉRIA SECA (MS): b) Secagem Definitiva: - É realizada em estufa de circulação de ar forçado a 105o C. - O tempo média é de 16 hs (durante a noite); - A amostras são colocadas em recepientes especiais (cadinhos); - Essa amostra é chamada de “amostra seca à estufa” - ASE Compara alimentos: economicidade...teor de niutrientes A agua dilui o o valor nutritivo .kg e aumenta o custo liquido do nutriente.

b) Cálculo da Secagem Definitiva: 1 - MATÉRIA SECA (MS): b) Cálculo da Secagem Definitiva: Peso do cadinho vazio……………………………….42,3031g Peso cadinho + amostra…………………………….45,4961g Peso da amostra………………………………………..3,1930g Peso cadinho + amostra seca…………………….45,1541g Peso da amostra seca…………………………………2,8510g % de ASE (amostra seca em estufa)= 3,1930_____100% 2,8510_____x= 89,28% Compara alimentos: economicidade...teor de niutrientes A agua dilui o o valor nutritivo .kg e aumenta o custo liquido do nutriente.

b) Cálculo da Secagem Definitiva: 1 - MATÉRIA SECA (MS): b) Cálculo da Secagem Definitiva: % de Matéria seca do alimento: ASE * ASA 100 ASA (Amostra seca ao ar) = 44,17 % ASE (Amostra seca na estufa) = 89,29% % de MS do alimento = [(44,17 * 89,29)/100] = 39,43% % de Umidade do alimento= 100- (% de MS) = 100 - 39,43 = 60,55% Compara alimentos: economicidade...teor de niutrientes A agua dilui o o valor nutritivo .kg e aumenta o custo liquido do nutriente.

Pré-secagem Secagem definitiva Vamos calcular? b) Uma vaca leiteira de 500 kg, confinada, consome em torno de 2,5% do PV de MS. Essa vaca consome uma dieta com 70% de volumoso. Você como zootecnista precisa informar quantos kg de silagem deve ser retirado do silo/dia para essa vaca. Então,primeiramente calcular a MS dessa silagem? Pré-secagem Secagem definitiva Peso amostra verde: 431g Peso amostra antes: 2,0016g Peso amostra pré-seca: 129g Peso amostra depois estufa: 1,9882 g ASA= ?? ASE = ?? Qual a % de MS e o % de Umidade dessa dessa silagem?? Compara alimentos: economicidade...teor de niutrientes A agua dilui o o valor nutritivo .kg e aumenta o custo liquido do nutriente.