O Portefólio “Outra forma de avaliar”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Visão Global do Projecto
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA
Actividades do Formador
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Tecnologias da Informação e Comunicação
Técnicas de Avaliação na Formação - Modalidade a Distância
Seminário Pedagógico "O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação" “Os E-Portefólios como estratégia para o Processo de Reconhecimento.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
PROJETO DE PESQUISA.
1. Identificação do Produto Global Nós
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
O Aluno a Distância.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
Curso de Formação de Base de Equipas EFA Santa Maria da Feira Maio 2008 a Agosto 2008 Entidade promotora:Entidade formadora:Acreditada por:
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Encontro de Profissionais e Formadores de RVCC
Departamento do Ensino Secundário
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Portefólio no âmbito dos Cursos EFA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Mercados de trabalho e competências profissionais
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
CURSOS EFA – NS.
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
Curso de Educação e Formação de Adultos
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Planear um Website Principais etapas.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
Formador (M/F) Perfil Profissional.
«NOVAS OPORTUNIDADES»
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos.
Psicologia da Educação
Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Metodologias e instrumentos de avaliação online
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO.
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
Transcrição da apresentação:

O Portefólio “Outra forma de avaliar” INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÁO PROFISSIONAL CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO SEIXAL O Portefólio “Outra forma de avaliar” Educação e Formação de Adultos (EFA) Nível Secundário (NS) O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

Dois exemplos práticos Auxiliares de acção educativa Técnicos de Informática/sistemas O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

O PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS Um Portefólio nos Cursos NS é ...um conjunto de documentos (fotografias, trabalhos de pesquisa, textos escritos, desenhos, …), reunidos num dossier ou CD, acompanhados de uma reflexão do Formando e organizados tendo em conta os objectivos que se pretende atingir/desenvolver. Nos cursos de carácter técnico é necessário a colocação em prática das aprendizagens efectuadas. O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

ESTRUTURA DO PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS (SUGESTÃO) Autobiografia do Formando, como fio condutor do Portefólio Trabalhos, actividades, documentos, já avaliados pelo Formador (mesmo quando reformulados) Reflexão de cada Trabalho, actividade e documento incluídos no Portefólio e razões da sua inclusão Cada Reflexão tem ligação à Autobiografia dada a especificidade desta como fio condutor Reflexão final de cada Módulo O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

O DESENVOLVIMENTO DO PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS As várias fases: Organização e planeamento Aprendizagem e Recolha de elementos Desenvolvimento e concretização dos Conteúdos Reflexão Apresentação na sessão de PRA O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DO PRA Hipótese conjunta: Personalização Contextualização Partilhar conclusões/ resultados Direccionar para novos desafios Recolher Informação PRA Relacionar Ligações Construção de sentido Reflectir Seleccionar

O PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS Objectivos Elevar a auto-estima do Formando; Desenvolver uma maior autonomia no trabalho do Formando; Assumir o Formando um papel mais activo no seu processo de ensino-aprendizagem; Exercitar a capacidade reflexiva do Formando; Observar a capacidade de organização do Formando; Compreender e conhecer melhor o Formando na sua genialidade; Colocação em prática, dos conhecimentos adquiridos Acompanhar a evolução dos Formandos. O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

Planeamento/Organização do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens. INDICADORES QUE AUXILIAM NO MOMENTO DE AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO (SUGESTÃO) Planeamento/Organização do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens. Representatividade dos trabalhos seleccionados, como evidência de aprendizagens significativas. Coerência entre os trabalhos e a reflexão sobre as aprendizagens feitas. Qualidade das reflexões – nível de problematização e profundidade . Adequação às competências definidas nos referenciais de formação. O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS Apresentação, criatividade, originalidade, autonomia, responsabilidade Organização: estruturação, sequencialidade Qualidade das reflexões e da (auto)análise desenvolvida Adequada justificação/fundamentação dos Trabalhos, Actividades e Documentos incluídos O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

O PORTEFÓLIO NOS CURSOS NS .... como Instrumento de avaliação De seguida apresentaremos um pequeno filme com alguns dos nossos formandos com os seus Portefólios e as suas experiências O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos

Respostas às perguntas mais frequentes O portefólio reflexivo de aprendizagem reflecte o conjunto de aprendizagens que o formando adquire ao longo do processo formativo. Não é obrigatório começar pela autobiografia, mas utiliza-se esse procedimento para que o formando se identifique com o trabalho que está a realizar. O mediador orienta o formando para que na sessão de PRA este possa ser validado e auxilia na organização do portefólio. Os três slides seguintes são os documentos utilizados no IEFP Seixal, após várias reuniões de todos os intervenientes nos cursos EFA NS

O futuro está ... em cada aprendizagem “(…) ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa.” Paulo Freire O futuro está ... em cada aprendizagem Elaborado por: Sandra Rodrigues Corália Sequeira Vera Ferreira O Portefólio no processo de certificação profissional e escolar dos Adultos