Avaliação de efetividadedaRedeNacional de PromoçãoàSaúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Sistema de Indicadores de Percepção Social
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
Contribuição das Abordagens Socio-Cognitivas no Desenho de Programas de Intervenção no Mau Trato e Negligência Calheiros, M. ENCONTRO COM A CIÊNCIA 2009.
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Senarc: atribuições institucionais
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Informação em Saúde Suplementar
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Avaliação do desempenho dos serviços de saúde no controle da tuberculose: vínculo entre profissional de saúde e doente no processo de atenção à tuberculose.
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Quem é o jovem brasileiro?
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
PERCEPÇÃO A IMPACTOS FERROVIÁRIOS Aurélia Hermínia Castiglioni
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Felipe Farias de Andrade
Maio de 2009 PESQUISA SOBRE A AVALIAÇÃO DAS COMPRAS NO DIA DAS MÃES PESQUISA.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Protocolo de Gestão Integrada
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Impactos Ambientais – Edificações - USA
Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Planejamento do Posicionamento de Leitores e Etiquetas de Referência em Sistemas de Localização RFID SBRC – WGRS 2011 Bruno Almeida da Silva Paulo André.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Maio de 2009 Brasil Pesquisa de Opinião Pública 3 Roteiro I.METODOLOGIA II.OPINIÕES SOBRE O BRASIL III.PREFERÊNCIAS PARTIDÁRIAS DO ELEITORADO IV.IMAGEM.
Gestão das Recomendações do Controle Interno Estadual do RS
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary.
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Pesquisa de Clima Resultados NYK Line
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
ANÁLISE CRÍTICA DOS PROGRAMAS DE ASMA NO BRASIL Dr. Alcindo Cerci Neto Universidade Estadual de Londrina Secretaria Municipal de Saúde de Londrina.
Transcrição da apresentação:

Avaliação de efetividadedaRedeNacional de PromoçãoàSaúde Rodrigo S Reis, Adirano A F Hino PUCPR – UFPR Tales Amorim , Alan G Knuth, Pedro C Hallal UFPEL Rio de Janeiro - PR, 26 Maio 2010

OBJETIVOS Apresentar resultados preliminares da rede nacional de saúde – MS Relatar experiências de avaliação em programas amplos de atividade física Estabelecer uma agenda de pesquisa em políticas e ambiente para atividade física

Estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde para acompanhamento e avaliação da Rede Nacional de Atividade Física Ano 2007 2008 2009 2010* Modo de aplicação Auto-aplicado Administrado por entrevistador Metodologia de coleta Postado pelo correio FormSUS Questionário telefônico População-alvo Parte inicial de acompanhamento da rede em 2006 (pré). Parte final de acompanhamento da rede em 2006 (pós). Coleta única para a rede de 2007. Endereçado a toda rede, mas com foco prioritário na rede de 2008. Toda a rede de promoção da saúde em 2009, com cerca de 1500 entes federados Respondentes N=100 N=65 (pós) N=149 (2007) N=225 N=1500*

Quais as abordagens utilizadas nas ações dos projetos?

Quais as atividades implementadas nos projetos?

Quais os profissionais que atuam nos projetos?

Quais as estruturas utilizadas nas ações dos projetos?

Como você avalia as perspectivas do projeto ?

Elementos de Avaliação (RE-AIM) Dimensão Definição Reach - Alcance Quemvemaoprograma? Eficácia/Efetividade Quaisosdesfechosobtidos? Adoção Ondefuncionaoprograma? Implementação O programaéentregue com consistência? Manutenção Os resultadospermanecemaolongo do tempo? Qual aduração do programa?

Programa Comunitários de AF (%) *Inclui a participação em todos os programas da prefeitura

Knowledge score Participation score

Adjusted odds ratio for physical activity according the participation in any PA program (n=2,037)

The Spread of Ciclovias Across the Americas: A Healthy Epidemic CuritibaAtiva. The Spread of Ciclovias Across the Americas: A Healthy Epidemic Sectors involved Sports and recreation, health, security, environment and preservation, and urban planning Enablers -Policies at several sectors and at the local and national level -Community and local government support -Use of existing infrastructure Barriers -Availability of infrastructure -Clear identity of program by the users   -Budget definition within city’s financial planning Aqui inlcuir numero de participantes y tiempo

www.projectguia.org

Definindo uma Agenda para Pesquisa sobre Ambiente e Política em Atividade Física para o Brasil Rodrigo Reis, Ross Brownson, Cheryl Kelly Pontifícia Universidade Católica do Paraná Washington University in St. Louis

Objetivos gerais do projeto Obter informações de pesquisadores e profissionais sobre uma agenda de pesquisa em política e ambiente para a AF; Determinar a prioridade das informações em uma agenda de pesquisa concisa

Definição do Tema Questãofoco: “Na sua opinião, qual tópico de PESQUISA poderia auxiliar no desenvolvimento de intervenções ambientais ou políticas para promoção da atividade física?”

Os detalhes do projeto “Geração de idéias”: Extrair conhecimento e opiniões 189 pesquisadores/profissionais convidados a participar, 82 opinaram (54% pesquisadores, 43% profissionais, 3% não-identificados) Participantes geraram 266 frases em resposta à consulta, A lista de frases foi editada de acordo com a relevância e representatividade, A síntese resultou numa lista final de 52 idéias para abordar o tema (questão foco)

Os detalhes do projeto “Estruturação”: Coleta de dados para a construção de uma estrutura conceitual (Avaliação e classificação das idéias) 177 participantes foram convidados para classificar as 52 idéias de acordo com a importância 37 pessoas forneceram respostas sobre a classificação da importância 51% pesquisadores, 49% profissionais 33 pessoas forneceram respostas sobre a classificação de viabilidade 55% pesquisadores, 45% profissionais 21 pessoas foram convidadas para organizar a 52 idéias em conjuntos ou temas similares

Características dos participantes (n=189) Profissionais (49%) Pesquisadores (51%)

Posição de cada frase em relação às demais frases A point map for each group was created from these matrices, A point map locates each statement as a separate point on the map, The closer together the points, the more frequently they were sorted together, The map is produced through two-dimensional non-metric multidimensional scaling (MDS) of the group similarity matrix, MDS analysis generates X-Y coordinates in two-dimensional space for each statement based on its mathematical similarity to other statements, Items that were sorted together by several participants appear closer together than those items that were not frequently sorted together by participants,

Idéias (frases) conceitualmente similares estão mais próximas 15 Identificar as relações entre multiculturalismo e situação socioeconomica, com a adesão a programas de atividade física 52 Determinar os fatores de adesão da atividade física A point map for each group was created from these matrices, A point map locates each statement as a separate point on the map, The closer together the points, the more frequently they were sorted together, The map is produced through two-dimensional non-metric multidimensional scaling (MDS) of the group similarity matrix, MDS analysis generates X-Y coordinates in two-dimensional space for each statement based on its mathematical similarity to other statements, Items that were sorted together by several participants appear closer together than those items that were not frequently sorted together by participants, 16 Identificar a eficácia das alterações do ambiente urbano (calçadas, ciclovias, parques) na promoção da atividade física da população

5. Benefícios da atividade física para economia e saúde 2. Correlatos individuais e ambientais da AF 4. Promoção de AF através do ambiente urbano, transporte ativo e redes sociais 1. Avaliação e impacto das Políticas de AF 3. Efetividade e inovação das Intervenções em Atividade Física

Comparações: Importância e Viabilidade Por favor, avalie o quão importante cada tópico de pesquisa é em relação aos outros tópicos para o desenvolvimento de uma agenda de pesquisa em políticas de atividade física 0 = Não é Importante 10 = Extremamente Importante Por favor, avalie o quão viável é cada tópico de pesquisa em relação aos demais tópicos para implementação dentro dos próximos 5 anos 0 = Nem um pouco viável 10 = Extremamente viável

Classificação da Importância Pesquisadores (n=19) Profissionais (n=18) 7,99 7,36 8,96 8,42 Promoção de AF através do ambiente urbano, transporte ativo e redes sociais Avaliação e impacto das políticas de AF Avaliação e impacto de políticas de AF Efetividade e inovação das Intervenções em atividade física Classificação da Importância Benefícios da AF para a economia e saúde Efetividade e inovação das intervenções em atividade física Correlatos individuais e ambientais da AF Correlatos individuais e ambientais da AF Promoção de AF através do ambiente urbano, transporte ativo e redes sociais Benefícios da AF para a economia e saúde

Classificação da Viabilidade r = -0,76 Pesquisadores (n=18) Profissionais (n=15) 7,70 7,43 8,28 7,44 Classificação da Viabilidade Promoção de AF através do ambiente urbano, transporte ativo e redes sociais Avaliação e impacto das políticas de AF Correlatos individuais e ambientais da AF Benefícios da AF para a economia e saúde Efetividade e inovação das Intervenções em atividade física Correlatos individuais e ambientais da AF Avaliação e impacto das políticas de AF Efetividade e inovação das Intervenções em atividade física Promoção de AF através do ambiente urbano, transporte ativo e redes sociais Benefícios da AF para a economia e saúde

r = -0,94 Profissionais: Importância (n=18) Pesquisadores: Viabilidade (n=18) 8,96 8,42 7,7 7,43 Avaliação e impacto das políticas de AF Promoção de AF através do ambiente urbano, transporte ativo e redes sociais Benefícios da AF para a economia e saúde Correlatos individuais e ambientais da AF Efetividade e inovação das Intervenções em atividade física Avaliação e impacto das políticas de AF Correlatos individuais e ambientais da AF Efetividade e inovação das Intervenções em atividade física Promoção de AF através do ambiente urbano, transporte ativo e redes sociais Benefícios da AF para a economia e saúde

Áreas de Ação: Importância & Viabilidade 66 Significado de viabilidade neste agrupamento Alta 54 Baixa importância Alta viabilidade Alta importância Alta viabilidade Avaliar as rotas seguras para caminhar para a escola e a atividade física (16) Viabilidade Baixa importância Baixa viabilidade Alta importância Baixa viabilidade Determinar a causalidade entre ambiente, atividade física e políticas (13) Baixa 25 13 Not our data Importância Baixa Alta Significado de importância neste agrupamento Avaliar a percepção do tempo necessário para desempenhar tarefas diárias a pé versus carro (ex: fazer compras) (54) Indentificar quais as politicas e intervenções ambientais para promoção de AF são mais efetivas depois de um desastre natural (25)

Todos os Agrupamentos (Clusters) 8,23 6,37 9,59 5,89 8,89 Importância Viabilidade 7,77 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 r = 0,65 #7: Implementar intervenções de atividade física no sistema público de saúde e no programa de saúde da família #7 is important and feasible #50 is not important and not feasible #50: Identificar o impacto do processo de municipalização do programa Agita São Paulo

OBJETIVOS Apresentar resultados preliminares da rede nacional de saúde – MS Relatar experiências de avaliação em programas amplos de atividade física Estabelecer uma agenda de pesquisa em políticas e ambiente para atividade física

www.gpaq.com.br

Muito Obrigado!!! Wire Opera House