Método de Resolução de Problemas O que é?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Advertisements

Visão Global do Projecto
Os Navegadores António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto TIAGOS SOLARES PROFESSORES: VICTOR BAIRRADA ALUNOS:RICARDO JORGE ESTEVES HENRIQUES; PATRICIA.
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto TIAGOS SOLARES PROFESSORES: VICTOR BAIRRADA ; LAURINDA ROQUE ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO.
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
António Jorge Melo Lopes Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Freiria Freiria – Torres Vedras - Lisboa 9º ano – Física e Química Carochas Solares
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSORES: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO COOPERATIVA.
Tecnologias da Informação e Comunicação
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
PROJETO DE PESQUISA.
Construção de Projectos de Intervenção
O Trabalho De Projecto.
Metodologia Científica
TEMA DA PESQUISA. TEMA DA PESQUISA # Esta etapa pode ser considerada como a mais importante da pesquisa (determinando o sucesso, ou insucesso, de todo.
Transformando o ambiente das organizações e a atitude das pessoas
Logotipo para o Projecto Educativo da ESSA
Etapas do trabalho de Projecto
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Unidade 1-Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSOR: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS:ANA RITA CARDOSO ; MARCO.
Metodologia Breve para arquitetos, estudantes, engenheiros e clientes
AVALIAÇÃO.
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
Projecto de Identidade
CEPMAT Curso Técnico em Informática
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz Amarante - Porto 9º ano (Educação Tecnológica) TecnoVC
Modelagem Matemática: Elaboração de Atividades
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Análise e Projeto de Sistemas
O Método Científico Prof Ocimar Santos.
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
O DESIGN © antónio de campos, 2011.
PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL G.P.S.I TÍTULO NOME DO AUTOR.
Análise e Projeto de Sistemas
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
Objectivos Principais SSSSensibilizar-te para o estudo AAAAjudar-te a estudar AAAAjudar-te a melhorar o teu aproveitamento escolar AAAAjudar-te.
Programação e Sistemas de Informação
Aplicação do método experimental
ÁREA PROJECTO.
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
Processos do Design 27/09.
PROJETO DE PESQUISA.
Ferramentas da Qualidade
TEMA E PROBLEMA.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
FASES NA ELABORAÇÃO DE UM PROJECTO
CAÇADORES DE CONHECIMENTO
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
Etapas do Trabalho de Projecto
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Interface Homem/Máquina
7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
“COMO PLANEJAR UM GRUPO DE JOVENS EVANGÉLICOS”
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Tcc- Artigo Científico
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Aceleras 6 alunos – 1 Professor.
Parlamento Jovem 2010 Estudo de casos RESÍDUOS SÓLIDOS Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - GGCT / ALMG - março de 2010.
7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Exercícios Manual, volume 2, páginas 33 e 34, exercício 23, 24, 25, 26 e 27 Exercícios Manual, volume 2, páginas 33 e 34, exercício 23, 24, 25, 26 e 27.
Tamanho da Placa Atual: 2,32 m Area da Placa Atual: 16,7 m²
Método de Resolução de Problemas O que é?.
Transcrição da apresentação:

Método de Resolução de Problemas O que é?

Método de Resolução de Problemas Um método é uma forma organizada e eficiente de realizar qualquer tarefa. Serve para nos facilitar o trabalho que pretendemos realizar com sucesso. O Método de Resolução de Problemas na nossa disciplina, vai nos ajudar a encontrar soluções e realizações mais adequadas aos nossos projectos de trabalho METODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – O QUE É? Prof. Cristina Godinho

Método de Resolução de Problemas METODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – SITUAÇÃO PROBLEMA Este método de trabalho, como todos os métodos, tem várias fases: Situação/Problema – Encontrar um problema ou uma necessidade no meio envolvente. 1.º Prof. Cristina Godinho

Método de Resolução de Problemas METODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - ENUNCIADO Por exemplo: Como deslocar esta pedra?!?!?!?!?!? Enunciado do problema – Enunciar a situação problemática de forma a que esta se transforme numa proposta para a solução do problema ou da necessidade sentida. 2.º Prof. Cristina Godinho

Método de Resolução de Problemas MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - INVESTIGAÇÃO Investigação – Recolha de informação e de material para ajudar a conhecer melhor o problema e para ajudar a encontrar ideias e soluções. 3.º Prof. Cristina Godinho

Método de Resolução de Problemas MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – SOLUÇÕES/PROJECTO Soluções / Projecto – Elaboração de propostas das soluções mais adequadas através de estudos feitos a partir de desenhos, maquetas... 4.º Prof. Cristina Godinho

Método de Resolução de Problemas MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - REALIZAÇÃO Prof. Cristina Godinho Realização – Do que foi projectado, utilizando técnicas e materiais adequados. 5.º

Método de Resolução de Problemas MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – AVALIAR E TESTAR Avaliar e testar – Análise e reflexão sobre o trabalho desenvolvido nas várias fases. Testar a qualidade e eficácia do produto final – saber se responde ao enunciado do problema, porque senão deverá ser recomeçado do ponto de investigação. 6.º Prof. Cristina Godinho

Textos e imagens retirados e readaptados de uma ficha de trabalho. FIM FIM Textos e imagens retirados e readaptados de uma ficha de trabalho. Prof. Cristina Godinho Cristina Godinho