Elementos de transmissão flexívies

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Elementos de transmissão flexívies Capítulo 17 Elementos de transmissão flexívies © 2015 by McGraw-Hill Education.  This is proprietary material solely for authorized instructor use. Not authorized for sale or distribution in any manner.  This document may not be copied, scanned, duplicated, forwarded, distributed, or posted on a website, in whole or part.

Chapter Outline Shigley’s Mechanical Engineering Design

Correias planas metálica Vantagens: Alta relação entre carga útil e peso; Estabilidade dimensional elevada devida a elevada rigidez Sincronismo preciso Utilizável até 370°C Boas propriedades de condutibilidade térmica e elétrica Shigley’s Mechanical Engineering Design

Tensões e torques nas correias metálicas Fig.17–13 Shigley’s Mechanical Engineering Design

Tensão de flexão sobre a polia nas polias metálicas Onde: sb= Tensão de flexão na polia t = Espessura da correia[m]; n = Coeficiente Poison; D = Diâmetro da polia; Shigley’s Mechanical Engineering Design

Tensões de tração nas correias metálicas Máxima tensão durante a passage da correia pela polia: Mínima tensão durante a passage da correia pela polia: Shigley’s Mechanical Engineering Design

Vida da polia metálica em função no número de passagens pelas polias Table 17–6 Shigley’s Mechanical Engineering Design

Tensão equivalente a ser considerada de acordo com os ciclos de passagem Para inox 301 e 302 Onde: sf = Tensão limite de fadiga Np= Número de massagens cada polia Para os demais aços Shigley’s Mechanical Engineering Design

Diâmetros mínimos para as correias metálicas Table 17–7 Shigley’s Mechanical Engineering Design

Propriedades típicas dos materiais para correias metálicas Table 17–8 Shigley’s Mechanical Engineering Design

Passo a passo para dimensionar uma transmissão com correia metálica Calcule emq da geometria e do atrito; Calcule a tensão limite de fadiga: inox 301, 302 para demais aços; Tensão máxima aplicável por unidade de largura: DF = 2T/D; F2 = Fa – DF = fab –DF Shigley’s Mechanical Engineering Design

Passo a passo para dimensionar a correia metálica 7. 8. Escolha b > bmin, que define: 9. Fa = fa*b; 10. F2 = Fa-DF; 11. Fi = Fa-DF/2; 12. Verifique a condição de atrito: µ’ < µ 13. Calcule a frequência natural da correia tensionada para o ajuste: Shigley’s Mechanical Engineering Design

Exemplo 17–3 Shigley’s Mechanical Engineering Design

Correias em V Shigley’s Mechanical Engineering Design

Correias em V padronizadas Table 17–9 Este padrão de correias é inserido em polias com ranhuras: a (°) ma m 30 0,50 0,129 34 0,45 0,132 38 0,40 0,130 O fabricante Gates informa: ma=0,5123 Shigley’s Mechanical Engineering Design

Correias em V padronizadas Fonte: Manual de Tecnologia Metal Mecânica Tradução da 43ª edição Alemã: ISBN 978-85-212-0427-5 Editora Edgard Blücher Ltda Shigley’s Mechanical Engineering Design

Perímeros padronizados para as correias em V. Table 17–10 Shigley’s Mechanical Engineering Design

Conversão de perímetro interno para perímetro primitivo Shigley’s Mechanical Engineering Design

Distância entre centros para crreias em V Shigley’s Mechanical Engineering Design

Capacidade de transmissão de potência para correias em V Table 17–12 Dados em kW Shigley’s Mechanical Engineering Design

Ajuste de Potência Onde: Pa: Potência ajustada K1: Fator de correção do ângulo de abraçamento, da tabela 17-13 K2: Fator de correção do comprimento da correia, da tabela 17-14 Shigley’s Mechanical Engineering Design

Fator de ângulo de abraçamento da polia (K1) Table 17–13 Shigley’s Mechanical Engineering Design

Fator de correção de compriemento (K2) Table 17–14 Shigley’s Mechanical Engineering Design

Fator de diferença de tensão Shigley’s Mechanical Engineering Design

Design Power for V-Belt Onde: Pefe: Potência efetiva; Pnom: Potência nominal no projeto Ks: Fator de serviço da tabela 17-15 Nc=Pefe/Pa Com Nc = 1, 2,3, ... Shigley’s Mechanical Engineering Design

Fator de serviço para correias em V Table 17–15 Shigley’s Mechanical Engineering Design

Tensões em correias em V Fig.17–14 Shigley’s Mechanical Engineering Design

Tensões nas correias em V Onde: Fc = Força devida a aceleração centrípeta [N]; V = Velocidade [m/s]; m` = Massa específica por metro da correia (tabela GATES) Onde: DF = Diferencial de tensão devido ao torque transmitido [N]; Pefe = Potência efetiva a ser transmitida [W]; w = Velocidade Ângular [rad/s] d = Diâmetro da polia [m]; Nc=Número de correias Shigley’s Mechanical Engineering Design

Tensões nas correias em V Massa específica das correias em gramas/m por linhas de perfil heavy_duty_vbelt_drive_design_manual Shigley’s Mechanical Engineering Design

Tensões nas correias em V Onde: ma = 0,5123 (Conforme o fabricante Gates) qd = Ângulo de abraçamento Shigley’s Mechanical Engineering Design

Alguns parâmetros de correias A constante Kb está em lbf*in Table 17–16 Shigley’s Mechanical Engineering Design

Vida de correias em V t em segundos Shigley’s Mechanical Engineering Design

Durability Parameters for Some V-Belt Sections Table 17–17 K está em N Shigley’s Mechanical Engineering Design

Example 17–4 Shigley’s Mechanical Engineering Design