COMANDO VERBAL NA DEGLUTIÇÃO DE LÍQUIDOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Consulta Experimental de Terapia Familiar
Advertisements

Diagnóstico da Violência no Trânsito
Programa de Educação Continuada do
CASUÍSTICA DE ESTENOSE URETRAL DA SANTA CASA DE SÃO PAULO ROMERO F. R
CHARISMA Trial The Clopidogrel for High Atherothrombotic Risk and Ischemic Stabilization, Management, and Avoidance (CHARISMA) Dr. Eric J. Topol N. Engl.
A. Zanela - H. Freitas - J. L. Becker - GESID/EA/PPGA/UFRGS 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Programa de Pós-Graduação.
Objetivo Descrever o perfil da população pediátrica submetida ao exame videofluoroscópico da deglutição em um hospital público de Porto Alegre/RS entre.
Fontes, CMB e Mondini, CCD da S
SUPPER RISSUL FILIAL 019: INCREMENTO NAS VENDAS E AUMENTO DO ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR 2º semestre 2009.
Estudos retrospectivos de zoonoses no Estado do Paraná e municípios da Região Metropolitana de Curitiba Nathalia Terra Ferreira e Souza Iniciação Científica.
FONOAUDIOLOGIA ONCOLÓGICA: CABEÇA E PESCOÇO
Pesquisa HOSS, Osni.
MOTIVAÇÕES E ATRIBUTOS QUE DETERMINAM A IDA DO ESPECTADOR AO CINEMA E INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO FILME A SER ASSISTIDO João Pedro dos Santos Fleck Orientador:
Caso 01 Paciente feminino, 11 anos de idade realizou exames radiográficos para iniciar tratamento ortodôntico Cisto ósseo traumatico Paciente femenino.
Perfil comunicativo de crianças de 2 a 24 meses atendidas na atenção primária à saúde Ludimila Labanca, Lidia Lourenço Cunha Bragança, Avani de Fátima.
João Luiz Barbosa Nunes
Apraxias verbal e orofacial na Doença de Alzheimer.
PREDITIVIDADE DAS SENTENÇAS DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA INTELIGIBILIDADE DE FALA NAS DISARTRIAS Alexandre E, Barreto SS, Ortiz KZ Universidade.
Unidade de Saúde Hispano-Lusa Universidade de Huelva Universidade do Algarve A TIVIDADE 3.
AÇÕES NA PERSPECTIVA DO TRABALHO INTERPROFISSIONAL: CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE ASSESSORIA DE TERAPIA OCUPACIONAL Suelen M. de Lorenzo – Programa de.
Ministério da Educação Prefeitura Municipal de Alto Araguaia Prefeito: Alcides Batista Filho Secretaria Municipal de Educação e Cultura Secretária de.
ANTROPOMETRIA E MASTIGAÇÃO EM CRIANÇAS ASMÁTICAS
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU
Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Título do Trabalho Título do Trabalho Título do Trabalho.
Reabilitação nos Acidentes Vasculares Encefálicos
Incapacidade física e participação social em pessoas acometidas pela hanseníase após alta da poliquimioterapia Igor Eli Balassiano Natalia Regina.
ATUAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
SAÚDE ORAL E DESEMPENHO DA FUNÇÃO MASTIGATÓRIA DE ADULTOS NAS FASES PRÉ E PÓS-OPERATÓRIA DA CIRURGIA BARIÁTRICA: UM ESTUDO PILOTO NA CIDADE DO RECIFE –
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
Perfil clínico epidemiológico do vitiligo na criança e adolescente
ENZIMAS MUSCULARES DE EQUINOS DE CONCURSO COMPLETO DE EQUITAÇÃO SUBMETIDOS A TREINAMENTO Bruno Gonçalves de Souza, Luciana Lacerda, Juliano Martins Santiago,
Avaliação da semana de acolhimento – Matrículas 1.º ano 1.ª vez
Fatores de risco em crianças disfluentes sem recorrência familial: comparação entre o gênero masculino e feminino CMC Oliveira; D Cunha; AC Santos; HA.
Introdução à Estatística
1 T HE G ALLUP O RGANIZATION. 2 Introdução T HE G ALLUP O RGANIZATION 3 Copyright © 2004 The Gallup Organization, Princeton, NJ. All rights reserved.
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
DESEMPENHO DAS FUNÇÕES ORAIS NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SOBREPESO OU OBESIDADE: ESTUDO PILOTO EM CAMPINA GRANDE – PB Andréa Patrícia Marcelino de.
Vozes Verbais Fátima Liporage.
LIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia Ministério da Saúde Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF Universidade Federal do.
CHCB – Serviço de Gastrenterologia Director Serviço - Dr. Carlos Casteleiro Silva Fernandes J., Ramos R., Fernandes D., Duarte P., Vicente C., Cruto C.,
Tipos de Estudos Epidemiológicos
TEORIAS EMERGENTES Teoria Bioecológica Teorias Múltiplas
Concepção uma nova vida
USO DE FÁRMACOS EM TERAPIA INTENSIVA E SUA RELAÇÃO COM O TEMPO DE INTERNAÇÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO A unidade de terapia.
Anquiloglossia familial e funções orofaciais
PSEUDOTÍNEA AMIANTÁCEA: estudo de 7 casos
Ana Manhani Cáceres | Debora Maria Befi-Lopes
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
Presença de outros fumantes no domicílio reduz sucesso no tratamento do tabagismo? Presença de outros fumantes o domicílio reduz sucesso no tratamento.
Profa. Rita de Cassia Fernandes
Estratégias de Enfrentamento nos Distúrbios da Voz
Curso de Graduação em Enfermagem PUC Coração Eucarístico – 4° Período
Memórias de Experiências Traumáticas
“Rede de assistência e morbi-mortalidade da hipertensão arterial sistêmica na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil” Geraldo Bezerra da Silva Junior, Maria.
Lídia Andrade Lourinho
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Enfermagem AUTO-EXAME DAS MAMAS E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES.
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
Caracterização e intervenção fonoaudiológica de escolares – atividades grupais como recursos privilegiados da Fonoaudiologia Mariana Mendes Bahia, Gisele.
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar
Informações Gerais: Pré-requisito: Graduação em Fonoaudiologia Inscrições: de a Documentos para inscrição: ficha de inscrição preenchida.
Envelhecimento no Processo da Deglutição Fga Marcia Freitas dos Santos CREFONO 7505/RS
Unidade 2 TRANSMISSÃO DA VIDA
Aluno: Luiz Henrique; Professora: Paula Nogueira; Escola e classe: Pirlimpimpim 5ºano B.
PREVALENCIA DA INCONTINÊNCIA COMBINADA AUTO-RELATADA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS Vera Lucia Conceição Gouvêa Santos Claudia Regina de Souza Santos.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO FELIZ / SP CENTRO DE CONVIVÊNCIA AMPLIANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA IDADE.
DIETAS ENTERAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLOGICA ENTRE O GENO VALGO E OS PÉS PLANOS NAS CRIANÇAS TRATADAS NO AMBULATÓRIO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL INFANTIL MARTAGÃO GESTEIRA Autores:
Transcrição da apresentação:

COMANDO VERBAL NA DEGLUTIÇÃO DE LÍQUIDOS INFLUÊNCIA DO COMANDO VERBAL NA DEGLUTIÇÃO DE LÍQUIDOS EM ADULTOS SEM DISFAGIA Moisés Andrade dos Santos de Queiroz, Rita de Cássia de Araújo Almeida, Renata Cavalcante Barbosa Haguette e Izabella Santos Nogueira de Andrade UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR COMANDO VERBAL NA DEGLUTIÇÃO DE LÍQUIDOS

COMANDO VERBAL NA DEGLUTIÇÃO DE LÍQUIDOS OBJETIVO Investigar a influência do comando verbal na deglutição de líquidos em adultos sem disfagia. MÉTODO Estudo quantitativo, transversal e observacional, no período de janeiro a março de 2010; 40 adultos jovens, com idade média de 23,5 anos; 87,5% (35/40) do gênero feminino e 12,5% (5/40) do gênero masculino; Protocolo de Videofluoroscopia da Deglutição referente à ingestão da consistência líquida com e sem comando verbal; Variáveis: início da fase faríngea da deglutição; presença de estase alimentar; e presença de aumento do tempo do trânsito oral, deglutição múltipla e perda prematura. COMANDO VERBAL NA DEGLUTIÇÃO DE LÍQUIDOS

COMANDO VERBAL NA DEGLUTIÇÃO DE LÍQUIDOS RESULTADOS Comando verbal sem influência no início de fase faríngea da deglutição e na presença de estase alimentar; Comando verbal com influência de 95% (p=0.012) na ausência de trânsito oral aumentado e perda prematura do alimento. CONCLUSÕES A deglutição torna-se mais eficaz na presença de comandos verbais para deglutir, com a redução da perda prematura do alimento e do aumento do tempo do trânsito oral de líquidos em adultos jovens sem queixa de disfagia. Demais estudos devem ser realizados, principalmente em pacientes disfágicos, para a verificação da eficácia do comando verbal na terapia fonoaudiológica da disfagia orofaríngea. COMANDO VERBAL NA DEGLUTIÇÃO DE LÍQUIDOS