Países marcados pela cultura islâmica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁFRICA BRANCA E ISLÂMICA
Advertisements

ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica.
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
África um continente explorado.
CAPÍTULO 1: O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI MAIS INFLUENCIADA PELA TECNOLOGIA.
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
TIPOS DE CLIMA.
Audiência Pública Situação no Grande Oriente Médio Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Senado Federal Embaixador Fernando José Marroni de.
CONTINENTEEUROPEUCONTINENTEEUROPEU  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Europa: Aspectos naturais (capítulo 4 pág. 57 a 69)
SUDÃO السوٌدان.
O CONTINENTE AFRICANO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74) (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74)
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Anthony Giddens O Mundo na Era da Globalização. O conceito de globalização, dado por Giddens, refere-se a intensificação das relações sociais em escala.
Trabalho De História ● Aluna: Priscila N:10 Tema: Ásia, África.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
DEFESA NACIONAL E SEGURANÇA PÚBLICA Curso de extensão: Segurança e Defesa Nacional – Da competição à Cooperação Regional Fundação Memorial da América Latina.
África: unidade e diversidade 608 á 619 África: unidade e diversidade 608 á 619  Prof.º Fylipe Alves Minikovski.
Mais de 50 países. A África tem 1 bilhão de habitantes, cerca de 15% da Humanidade, que aliás foi nela que teve a sua origem. Nos países africanos mais.
ESCOLA ESTADUAL ERNESTO SOLON BORGES DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: MARGARETE PERES RAEL ANO:9° TURMA: A TURNO: MATUTINO DATA: ALUNA: Paola.
GEOGRAFIA – 9.O ANO LICEU ALBERT SABIN A SUPERPOTÊNCIA MUNDIAL- EUA.
Países mais ricos da África Entre os mais ricos podemos citar, o Egito, a África do Sul, Argélia e Nigéria. Já entre os mais pobres, a Somália, Gâmbia,
África: pobre ou empobrecida?. A África contemporânea O continente mais pobre Grandes riquezas naturais Como explicar o tamanho do berço da humanidade.
Região Nordeste A região Nordeste é a que apresenta o maior número de estados (PI, CE, RN, PB, AL, SE, BA, PE e MA) As más condições socioeconômicas do.
Prof. Wilson- Geografia
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
América do Sul.
Sudão do sul Sempre houveram conflitos entre o Sudão e as regiões do sul do país pela independência destas, o que se concretizou em 2011, com a independência.
GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.
África um Continente Explorado.
África.
GEOPOLÍTICA DA ÁFRICA CIC/GEOGRAFIA
CAPÍTULO 12 - ÁFRICA DO NORTE: PAÍSES DE CULTURA ISLÂMICA
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Um continente de contrastes
Região Norte Crescente atividade de mineração (ex: Carajás)
ORIENTE MÉDIO.
Trabalho de História Alunos: Fernando,Caio,Bernardo Oliveira
O que é região? Regionalização
África: divisões regionais
Revisão TSE 8 ano geografia
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Alunas: Ana Paula, Bruna Nogueira
África O Velho Mundo.
Capítulo 4 A representação das paisagens e do espaço geográfico
Elementos naturais e humanos
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Desertificação.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
CANADÁ E ESTADOS UNIDOS.
OS GRANDES DOMÍNIOS CLIMÁTICOS NO BRASIL
Japão (Aspectos Físico-Naturais) 30 de agosto de 2016
China regiões autônomas e províncias
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA
FATORES DO CLIMA.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
TIPOS DE CLIMA 6.os anos PROFESSORA ROSELI BARAÇAL.
Preparatório EsPCEx História Geral
Geografia – Professor Fernando
Geografia de Santa Catarina
Os grandes ciclos migratórios
A NÚBIA E O REINO DE KUSH Professora: Janaína Vargas 6° ano CAESP.
1 – Antecedentes/causas (década de 1930):
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
China regiões autônomas e províncias
Como fazer uma boa pesquisa?
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Esplendor noturno da Espanha
Densidade populacional no Mundo (estimativa para 2015)
Transcrição da apresentação:

Países marcados pela cultura islâmica África Setentrional Países marcados pela cultura islâmica

Mundo árabe Referem-se ao conjunto de países que falam o árabe e se distribuem, geograficamente, do oceano Atlântico, a oeste, até o mar Arábico, a leste, e do mar Mediterrâneo, a norte do Corno de África, até o nordeste do oceano Índico. É constituído por 22 países e territórios com uma população combinada de 360 milhões de pessoas abrangendo o Norte de África e a Ásia Ocidental.

África Setentrional  É a parte norte do continente africano, onde estão os seguintes países: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Saara Ocidental e Egito.  A população predominante é a árabe, o relevo é planáltico, recente, com altitudes de mais de 3.000 m e com possibilidade de terremotos.  O clima é predominante árido, especialmente nas regiões do Saara  A África Setentrional é uma área estratégica, pois está próximo do território europeu, tendo contato direto e recebendo grande influência deste continente.  https://www.youtube.com/watch?v=adXe7Jef0Yk

Egito e Sudão Rio Nilo – organizou o espaço socioeconômico. Apresentam composição étnica e cultural diferenciada do restante da África. População de pele branca, idioma árabe e professa a religião islâmica.

Deserto do Saara A proximidade das capitais dos países setentrionais com o Rio Nilo, Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico contribui para atenuar o rigor climático saariano. Cairo e Cartum (Egito e Sudão): Rio Nilo Trípoli, Túnis e Argel (Líbia, Tunísia e Argélia): Mar mediterrâneo Rabat (Marrocos): Oceano Atlântico – Estreito de Gibraltar.

Montanhas Atlas Proporciona índices pluviométricos elevados. Adensamento populacional.

Rio Nilo  É o principal rio que banha o Egito, a Uganda e o Sudão. O segundo maior rio do mundo em extensão com 6.650 km, perdendo apenas para o Rio Amazonas, nasce no lago Vitória, na Uganda e deságua em forma de delta, no Mar Mediterrâneo onde deposita 2.700 m³ de água por segundo.

Magreb Significa “onde o Sol se põe”. É uma região que compreende o Marrocos, Argélia e Tunísia. Está limitada ao norte pelo Mar Mediterrâneo e pela cadeia do Atlas, e ao sul pelo Deserto do Saara.  Países colônias da França. Chuva responsável pelo desenvolvimento da agricultura e da criação de animais. Clima Subtropical Mediterrâneo (verões secos e invernos frios). Favorece o cultivo da oliveira, da videira, de tâmaras e frutas cítricas.

Argélia: país exportado de petróleo. OPEP. Marrocos e Tunísia: exportadores de fosfato. Cidades Portuárias: Mar Mediterrâneo: Argel e Túnis Oceano Atlântico: Rabat. Oran e Casablanca: centros portuários das atividades industriais. Turismo Marrocos: produção de tapetes e belas praias. Cidades imperiais de Fes, Marrakech e Meknes. Tunísia: praias e as ruínas de Cartago.

Da África do Norte para a Europa Migrações 15 km distanciam o Magreb da Europa. Estreito de Gibraltar. Razões socioeconômicas: desemprego Mão de obra barata Fluxos ilegais

Egito, o terceiro país mais populoso da África 90% da população concentrada nas margens ou proximidade do Rio Nilo, cujo vale corresponde a apenas 4% do território egípcio. Maior cidade: Cairo. 12 milhões de hab. Segunda maior cidade: Alexandria. Centro portuário. 4 milhões de hab. Nilo: Abastecimento. Agricultura. Transporte. Energia. Turismo.

A mediterrânea Líbia e o nilótico Sudão Localiza-se na borda do Mar Mediterrâneo. Pop. Concentrada no litoral. Árabes e berberes. Exporta: petróleo cru e seus derivados e gás natural. Parceiro comercial: UE. Maiores cidades: Trípoli e Bengasi. Pop. concentrada no Vale do Nilo. Negros e árabes. Exporta: petróleo, milho, algodão, gergelim, amendoim e produtos da pecuária. Parceiro comercial: China e Japão. Cartum: capital. Portão Sudão: centro portuário. Mar Vermelho.

Saara Ocidental, território ocupado pelo Marrocos Última colônia da África. 1975: Espanha retira-se e território é invadido pelo Marrocos e Mauritânia. Frente Polisário – Frente Popular para a Libertação de Saguia el Hamra e Rio de Ouro. Acordo de Paz em 1979: custos com o conflito. Território rico em minerais, como fosfato, cobre, ferro e urânio. 1987: muralha de concreto de 1.800 km e instalação de minas terrestres. 1991: ONU promove um acordo de paz. 2007: reiniciam conversações. Mediador EUA.

O fim das ditaduras 2011: protestos populares. Egito: Hosni Mubarak Reformas políticas Tunísia: Zine el Abidine - Denúncias de corrupção e violação dos direitos humanos Líbia: Muammar Kadafi