O Cérebro..* É É menor que uma alface

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Advertisements

Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
Prof.ª Gláucia Lobo Sócio e Psicolinguística
Matemática para todos Educação Básica
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
trazido até vós por: Bruno Gonçalo Nazaré Gonçalves DEI-FCT/UC
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
Design e Criação de Personagens
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
DIENCÉFALO E TELENCÉFALO
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
LINGUAGEM E PENSAMENTO
A Natureza do Caminho Interior
Sistemas de Informação Inteligentes
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Enf. Neuropsiquiátrica Profª Dinamara Selbach Curso Técnico Enfermagem
A Natureza do Caminho Interior
Saúde, vida e cérebro.
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
Componentes do Sistema Nervoso Central
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Sistema Nervoso.
O Cérebro.
Conexionismo.
O Coração tem Cérebro Esther Hicks Abraham.
Sistema nervoso.
CÉREBRO Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso humano.
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha Notas de síntese
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
Mente Positiva.
Os Sete Princípios de André Vermeulen 1.. Estimule-se fisicamente. Mova-se. Dance, faça exercício aeróbico, nade, jogue tênis, futebol. Faça exercícios.
Projeto de Orientação de Estudo - 6º ano
Programação Neurolingüística
Hoje é sábado, 11 de abril de 2015 São 03:48 h. Relaxe por uns momentos e aprecie … Com som.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
A complexidade funcional do cérebro. Lateralização e dominância
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
NEUROPLASTICIDADE Click para avançar Elkhonon Goldberg, Neurologista da Universidade de New York, Diretor do Instituto de Neuropsicología e Funcionamento.
Funcionamento Global do Cérebro Humano
Inteligência Emocional
Sistema Nervoso.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
Inteligência Artificial
Professora: Janine Fernandes
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem: Um olhar em movimento
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência.
Sistema Nervoso.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Neuroanatofisiologia 2009
Também necessitamos da Natureza para que nos ensine o caminho para “CASA”, o caminho de saída da prisão das nossas mentes.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Transcrição da apresentação:

O Cérebro..* É É menor que uma alface Poderias colocá-lo na palma da mão O Cérebro..* É O território menos explorado do mundo é o espaço entre nossos ouvidos É pouco menor que um repolho E é milhares de vêzes mais potente que o melhor computador do mundo

Um chimpanzé tem 10 bilhões Uma mosca de frutas tem 100 mil células cerebrais ativas. Um rato tem 5 bilhões Um chimpanzé tem 10 bilhões E você tem 100 bilhões de células cerebrais desde que nasceu.

Destes bilhões de células cerebrais , aproximadamente um décimo se constitui de neurônios ativos ou células nervosas. Cada uma é capaz de fazer até 20.000 conexões diferentes com outras células. É como se fosse uma árvore, na qual se armazena a informação. Cada neurônio é como um computador potente, e cada um se conecta a outras células ao enviar mensagens químicas e elétricas pelos axônios.

Você sabia que tem quatro cérebros em um ? Isto mesmo. São 4 cérebros en um distribuidos en 3 níveis diferentes iniciando-se no tronco cerebral. A parte mais avançada do seu cérebro tem 6 capacidades diferentes. Também tem um cérebro consciente consciente e um cerebro subconsciente Seu cérebro tem dois hemisferios que controlan diferentes funções, e êles estão unidos por um sistema de comunicação composto por 300 milhões de células nervosas. Seu cérebro inferior controla muitas das suas atividades instintivas, tais como a respiração e a freqüência cardíaca. Seu cérebro também trabalha com pelo menos quatro tipos de onda elétricas diferentes. A parte central do seu cérebro controla as emoções. Seu cérebro superior permite pensar, falar. Raciocinar e criar. E a parte superior do cerebelo, desempenha un papel vital na memória muscular.

Os níveis do cérebro..* Parte central: seu cérebro mamífero antigo- que é similar ao cérebro de outros mamíferos de sangue quente. Controla as emoções e a sexualidade. Parte baixa: é o tronco cerebral que fica perto da parte superior do pescoço. Também denominado cérebro reptiliano porque é similar ao dos repteis. Parte alta: é o córtex (superfície). Utilizado para pensar, falar, ver, escutar y criar.

Howard Gardner da Universidade de Harvard considera que existam pelo menos 8 diferentes tipos de inteligências. Gardner afirma todos temos diferentes tipos de inteligências. Inteligência lingüística: nossa habilidade de ler, escrever e comunicar-se. Inteligência intrapessoal: habilidade de ver-se a si mesmo, conhecer-se, classe de habilidade que dá a algumas pessoas uma grande intuição. Inteligência lógico- matemática : habilidad para raciocinar e calcular Inteligência interpessoal: habilidade de relacionar-se com los outros. Habilidade característica dos vendedores, motivadores ou comerciantes. Inteligência musical: Muito desenvolvida em compositores, músicos, cantores etc. Inteligência naturalista: a habilidade de trabalhar e harmonizar-se com a natureza. Inteligência espacial-visual: classe de habilidade utilizada pelos arquitetos, escultores, pintores entre outros. Inteligência corpóreo-cinestésica: altamente desenvolvida nos atletas, bailarinos, ginastas e talvez nos cirurgiões.

Partes do cérebro que se relacionam com diferentes funções. Cortex frontal anterior: Pensamento. Córtex motor: Actividade motora. Lóbulo temporal: Centro da linguagem Lóbulo parietal: Habilidade espacial Lóbulo occipital: Centro visual. Filtros e conectores: São 3 os mais importantes a amígdala, o hipocampo e o núcleo caudado; todos eles filtram, modulam e fazem importantes conexões entre diferentes partes do cérebro. Cerebelo: Papel chave no controle da postura e equilíbrio.

Os lados do seu cérebro O lado direito do cérebro se encarrega do ritmo, da música, dos desenhos e do sonhar acordado: as chamadas atividades criativas. O lado esquerdo do seu cérebro tem uma grande participação no processamento da lógica, das palabras, das matemáticas, e das seqüências: as chamadas partes acadêmicas

Mirian Diamond Seu lema: O cérebro é muito mais complexo que qualquer explicação que mencione apenas o lado esquerdo e direito. Seu lema: Seu cérebro pode aprender do nascimento até o fim da vida. Separar o cérebro em várias partes permite identificar as muitas e pequenas partes que controlam os movimentos dos braços, pernas e dedos, assim como as que controlam os sentimentos os sentimentos, a dor, temperatura, tato, pressão e audição. Se exposto a ambientes estimulantes pode modificar-se de maneira positiva. Da mesma forma, regride ou modifica-se de forma negativa, na ausência de estimulação.

Seis são portas de entrada principais por meio das quais aprendemos: O que tocamos O que vemos O que ouvimos O que cheiramos O que provamos O que fazemos

Há pelo menos três estilos de aprendizagem: Estudantes hápticos: Palavra grega que significa mover-se com. São pessoas que aprenden melhor quando se envolvem com o conteúdo, quando se movem e experimentam. Estudantes visuais, que aprendem melhor quando vêem imagens do que estão estudando. Três aspectos que são muito importantes para a aprendizagem: Estudantes auditivos, que aprendem melhor por meio do som, da música e da fala. A forma que você arlmazena e recupera a informação, rápida e eficientemente. Como a utiliza para resolver problemas. Como a utiliza para criar novas ideas. Quanto mais você integra estas formas mais você aprende.

Como se armazena a informação no seu cérebro..* Com um sistema de padrões qu é capaz de armazenar prácticamente qualquer quantidade de informação que receba. Seu cérebro classifica la informação en muitos arquivos diferentes. Armazena a informaçõa com uma grande quantidade de associaçõess. Esta forma de armazenagem pode relacionar coisas que se parecem entre si.

Seus quatro tipos de onda O segundo passo para aprender a utilizar el subconsciente . É aquí onde nos encontramos com as ondas do cérebro. Muitos pesquisadores agora estão convencidos de que podemos absorver información muito mais rápida e efetivamente quando nosso cérebro está em um estado especial de consciência

Seu cérebro trabalha com oxigênio e nutrientes..* Como qualquer outra maquina complexa, seu cérebro necessita energia. Energia obtida dos nutrientes que consome. Se você é adulto seu cérebro utiliza 20% da energía que produz. Alimente-o com uma dieta pobre em energía e êle não funcionará bem.

Para obter energia, o cérebro precisa muito de glicose Para obter energia, o cérebro precisa muito de glicose. Esta é a razão pela qual frutas e verduras são tão essenciais: porque são ricas em glicose. Cada mensagem flui pelo seu corpo elétrica e químicamente, e todo o tempo muda de um modo a outro. Mas de onde vem a eletricidade cerebral ? Vem de uma boa alimentação combinada con oxigênio.

Brian y Roberta Morgan dizem: Qualquer deficiência nutricional pode reduzir os níveis de certos neurotransmissores e afetar de maneira adversa o tipo de comportamento pelo qual são responsáveis. E vice-versa, um problema físico ou mental pode ser corrigido aumentando-se o nível do transmissor principal. SOMOS O QUE COMEMOS..*

RICHARD M. RESTAK O funcionamento do cérebro depende muito do que se come no café da manhã

Na melhor das hipóteses, o quociente de inteligência contribui em aproximadamente em 20% para o sucesso na vida, o que deixa os 80% restantes a outras forças que se agrupan como inteligência emocional. Daniel Goleman

Alguns conselhos simples sobre alimentos para o seu cérebro: Tome um bom café da manhã, que contenha de preferência grandes quantidades de fruta fresca. Almoce bem, de preferência incluindo uma salada de verduras frescas. Faça com que peixes, nozes e gorduras vegetais sejam uma parcela importante de sua dieta. Exercite-se de maneira regular, para oxigenar o sangue. Evite tudo o que possa intoxicá-lo.

Corpo e mente unidos..* As moléculas das emoções fazem funcionar todos os sistemas do corpo. Candace. B. Pert. O corpo é a mente inconsciente. E a mente e o corpo trabalham como um só para filtrar, armazenar, aprender e recordar: elementos chaves da aprendizaje.

Os primeiros 20 passos fáceis para melhorar a aprendizagem: *Comece com esporte. *Atreva-se a sonhar. *Estabeleça una meta específica- e ponha datas limite. *Consiga un mentor entusiasta-rápidamente * Comece con el panorama global. *Pergunte ! *Descubra o principio mais importante. *Encontre los três melhores livros escritos por vencedores práticos. *Volte a aprender como leer de maneira inteligente. *Refuércelo con imágenes y sonidos. *Aprenda fazendo. *Haga mapas mentales en vez de mapas lineales. *Aprenda novas formas de recordar o que aprendeu. *Aprenda a arte de la consciência relaxada. *Pratique, pratique, pratique. *Revise y reflexione. *Utilize ferramentas de relacionamento tais como ganchos de memoria. *Divirta-se, Brinque. *Ensine os outros. *Faça um curso de aprendizagem acelerada.

UNIVERSIDAD MÉXICO INTERNACIONAL MATERIA: Desarrollo de habilidades del pensamiento. MAESTRO: Sergio Moreno. LICENCIATURA EN DIRECCIÓN DE NEGOCIOS ALUMNA: Chávez Urías Cinthia Maricruz. TEMA: Diapositivas del cerebro. Septiembre de 2007 Culiacán Sinaloa México

Leia o blog da Officina da Mente. Traduzido do espanhol por: Mauricio A. P. Peixoto www.officinadamente.com.br Diagramação, texto, imagens e efeitos mantidos da apresentação original: diapositivas-cerebr-oo4412.ppt Leia o blog da Officina da Mente. Acesse: http://www.officinadamente.com.br/blog/index.php