Paulo Ricardo O. da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Orientadora Gabriela Studzinski
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Apresentadora: Marilia Gabriela da Costa
Atenção a saúde do Hipertenso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Paulo Ricardo O. da Silva Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Qualificação do Programa de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Dr. Raimundo Fernandes, Areia Branca/RN. Paulo Ricardo O. da Silva Orientadora: Talita Helena Monteiro de Moura Pelotas, 2014

Introdução O câncer de colo uterino é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. (BRASIL, 2014).

Introdução Ponta do Mel, zona rural de Areia Branca/RN População do Município: 25.263 habitantes (IBGE, 2010) Serviços de Saúde no Município: 1 hospital de pequeno porte; 9 USF; 1 CAPS I População Cadastrada na USF: 1.963 pessoas (SIAB, 2013) Equipe: 4 Agentes Comunitários de Saúde 1 Dentista; 1 Enfermeira; 1 Médico; 2 Técnicas de enfermagem.

Objetivo Geral Melhorar a detecção de câncer de colo do útero e de mama

Metodologia Ações realizadas: Divulgação do programa para a comunidade; Capacitação para os profissionais; Acolhimento das usuárias; Atendimento clínico; Registros por meio da Ficha Espelho e Prontuário; Monitoramento das ações por meio da Planilha Eletrônica.

Metodologia Ações realizadas: Rastreamento do câncer de colo de útero e do câncer de mama incorporados à rotina da UBS; Melhoria da prática clínica; Fortalecimento de vínculo com a comunidade; Trabalho em equipe.

Logística Materiais e insumos necessários Exames e medicações Protocolos utilizados: Caderno de Atenção Básica nº 13 (Controle dos Cânceres de Colo do Útero e Mama) (BRASIL, 2013); Caderno de Atenção Básica nº 29 referente ao rastreamento (BRASIL, 2010)

Resultados 43,5% 55,7% % Figura 2: Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de mama. Areia Branca/RN, 2013. Figura 1: Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero. Areia Branca/RN, 2013. Meta: 75%

Resultados 97,6 % 1,2 % 0,9 % 2,5 % Meta: Buscar 100% Meta 100% Figura 3: Proporção de mulheres com exame citopatológico alterado. Areia Branca/RN, 2013. Figura 4: Proporção de mulheres com amostras satisfatórias do exame citopatológico do colo do útero. Areia Branca/RN, 2013. Meta: Buscar 100% Meta 100%

Resultados 74,4 % Figura 5: Proporção de mulheres com registro adequado da mamografia. Areia Branca/RN, 2013. Meta: 100%

Resultados Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com pesquisa para sinais de alerta para câncer de colo de útero. Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com avaliação de risco para câncer de mama durante os três meses. As proporções anteriores à intervenção eram de 42% para a faixa etária entre 25 e 64 anos e de 71% para a faixa etária entre 50 e 69 anos referente a esses indicadores 100% 100%

Resultados Todas as mulheres receberam orientações sobre DSTs nos três meses As mulheres entre 25 e 64 anos receberam orientações sobre fatores de risco para câncer de colo de útero. As mulheres entre 50 e 69 anos receberam orientações sobre fatores de risco para câncer de mama durante os três meses. 100% 100% 100%

Discussão Importância da intervenção para o serviço e a comunidade; Qualificação da atenção à mulher; Inclusão de toda a equipe no processo de atenção à saúde da mulher; Fortalecimento de vínculo; Incorporação à rotina da UBS.

Reflexão crítica Melhorias na prática clínica; Ampliou meu conhecimento a respeito do trabalho multidisciplinar; Excelente material pedagógico e eletrônico; Troca de experiência com os colegas e orientadora; Importância das ações educativas/preventivas; Importância dos registros para planejar novas ações.

Agradecimentos A Instituição, pela oportunidade de ter realizado esse curso. A minha orientadora Talita Helena, pela disponibilidade, considerações, aprendizado e por ter guiado meus passos neste projeto. A minha equipe pelo apoio, empenho e trabalho dedicados ao projeto. E, aos meus familiares, pelo apoio constante durante todas as etapas da minha vida.

Obrigado!