(ENEM) As figuras de linguagem são comumente encontradas nos textos literários, bem como em charges e tirinhas . Nessa tirinha, a personagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Advertisements

Precisa-se de um amigo Ligue o som Rolagem automática.
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.
Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir
Unicamp MARCAPASSO NATURAL  Uma alternativa menos invasiva pode substituir o implante do marcapasso eletrônico [...]. Cientistas do Hospital John.
Inferência, raciocíno e argumento Inferência é o processo pela qual concluímos algo por meio de um raciocínio. De várias proposições nós inferimos uma.
Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,
"Os Sapos": ironia ao discurso parnasiano.  O poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, escrito em 1918, e publicado em Foi declamado por Ronald.
Agostinho Falar é exteriorizar o sinal da vontade por meio da articulação do som (De Magistro). As palavras são sinais das coisas. Pelas palavras, as coisas.
Endechas a Bárbara.
Figuras de Linguagem Profª Zaine C. Câmara.
Bíblia na Catequese.
“Existem coisas que precisamos lembrar para não esquecer, mas tem coisas impossíveis de esquecer: você!” avanço manual.
Ensino Médio GRAMÁTICA E TEXTO Figuras de linguagem Aula 2.
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO FIGURAS DE LINGUAGEM.
Exercício da solitude 16 DE SETEMBRO DE 2017
Bagagem Paulo Valzacchi.
O braço do sofá é confortável .
Texto de :: Flávio Gikovate
GABARITO DE EXERCÍCIOS
Modelo de Carta formal e informal com exemplos. Formal e Informal.
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
#SQN. #SQN O que você seria capaz de fazer para ter o seu nome conhecido em todo o mundo? O que é necessário para se tornar famoso e ter seu nome lembrado.
FIGURAS DE LINGUAGEM NO TEXTO BÍBLICO Site Teologia & Discernimento
Outras 10 Maneiras Para bem viver…….
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
#portuguêsélindo #portnaveia
REVISÃO DE CONTEÚDO exercícios
Primeiro AUTOR1; Segundo Autor2
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
O Cachorro e o Coelho.
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
O mesmo Jesus é capaz de transformar o coração de
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Gêneros Lírico ou Poético
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
Funções da Linguagem.
"Os homens que perdem a saúde para j untar dinheiro e depois perdem o dinheiro para.
TEXTOS: Mulheres Famosas
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação.
FIGURAS DE LINGUAGEM Gramática.
R-1 TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Inserir nomes dos autores
Parábolas do Reino de Deus
Trabalho de Gramática Função referencial (denotativa) Feito por:
Evanisa Helena Maio de Brum Letícia Wilke Franco Martins
O que é saudade? Rosa Pena.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
ETERNIDADE Música Feelings Johnny Mathis Apresentação e Montagem
A desejada das gentes Os textos de Machado de Assis são complexo com muita interpretação e suposição. Além de uma arranjo diferenciado: troca de narradores,
Havia passado o dia inteiro com sua mãe, numa grande loja
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Escolha na árvore uma mensagem para você e clique sobre ela!
Professora elisa santos meier
TIPOS DE FICHAMENTO Profa. Judilma Aline.
26 Tipos de figuras de linguagem. Figuras de linguagem são palavras que criam novos significados para um texto, dando mais expressividade a ele.
Português Professora: Patrícia Portela. INTERTEXTUALIDADE.
TÍTULO: Subtítulo Introdução Materiais e métodos Considerações finais
“Existem coisas que precisamos lembrar para não esquecer, mas tem coisas impossíveis de esquecer: você!” avanço manual.
 São recursos utilizados pelos autores que fazem uso de simbologias, conotações,imagens e novas maneiras de empregar as palavras de modo que possam.
TÍTULO Autor Um; Autor Dois*; Autor Três; Autor Quatro; Autor Cinco
“Eu nunca encontrei uma pessoa amarga que estivesse grata; ou uma pessoa grata que fosse amarga”. Nick Vujicic.
CONSELHOS Autor Desconhecido Ria
Transcrição da apresentação:

(ENEM) As figuras de linguagem são comumente encontradas nos textos literários, bem como em charges e tirinhas . Nessa tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para a) condenar a prática de exercícios físicos. b) valorizar aspectos da vida moderna. c) desestimular o uso das bicicletas. d) caracterizar o diálogo entre gerações. e) criticar a falta de perspectiva do pai. 

(ENEM) Cidade grande Que beleza, Montes Claros. Como cresceu Montes Claros. Quanta indústria em Montes Claros. Montes Claros cresceu tanto, ficou urbe tão notória, prima-rica do Rio de Janeiro, que já tem cinco favelas por enquanto, e mais promete. (Carlos Drummond de Andrade) Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a a) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem. b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos. c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica. d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo. e) prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.

(UEMG) Em cada uma das alternativas a seguir, é apresentada uma passagem da obra O velho que acordou menino, de Rubem Alves, e, entre parênteses, o nome da figura de linguagem nela presente.  Assinale a alternativa em que essa correspondência está ADEQUADA.  a)“... rio é uma palavra mágica para conjugar eternidade.” (p. 43) - prosopopeia  b)“ O tempo é uma taça vazia que pode ser cheia de vida.” (p. 164) - metáfora  c)“... o sentimento que mora nos vãos das palavras, esse sentimento é sentido.” (p. 141) - metonímia  d)“Esperança é uma fantasia do futuro que alegra o presente.” (p. 101) - hipérbole

(FUVEST) É impossível colocar em série exata os fatos da infância porque há aqueles que já acontecem permanentes, que vêm para ficar e doer, que nunca mais são esquecidos, que são sempre trazidos tempo afora, como se fossem dagora. É a carga. Há os outros, miúdos fatos, incolores e quase sem som – que mal se deram, a memória os atira nos abismos do esquecimento. Mesmo próximos eles viram logo passado remoto. Surgem às vezes, na lembrança, como se fossem uma incongruência. Só aparentemente sem razão, porque não há associação de idéias que seja ilógica. O que assim parece, em verdade, liga-se e harmoniza-se no subconsciente pelas raízes subterrâneas – raízes lógicas! – de que emergem os pequenos caules isolados – aparentemente ilógicos! só aparentemente! – às vezes chegados à memória vindos do esquecimento, que é outra função ativa dessa mesma memória. Pedro Nava, Baú de ossos. 16 - O que Pedro Nava afirma no final do texto ajuda a compreender o título do livro Esquecer para lembrar, de Carlos Drummond de Andrade, título que contém: um paradoxo apenas aparente, já que designa uma das operações próprias da memória. uma contradição insuperável, justificada apenas pelo valor poético que alcança. uma explicação para a dificuldade de se organizar de modo sistemático os fatos lembrados. uma fina ironia, pois a antítese entre os dois verbos dá a entender o inverso do que nele se afirma. uma metáfora, já que o tempo do esquecimento e o tempo da lembrança não podem ser simultâneos.

(EFOA) Dar mais atenção a você é uma prioridade do Ministério da Saúde, mas é um compromisso que você também deve ter principalmente quem tem pressão alta. Se você é hipertenso, evite sal na comida. É importantíssimo uma alimentação saudável. Não fume, controle o seu peso e a taxa de colesterol. Faça acompanhamento periódico e pratique atividade física regularmente, mas nunca sem consultar um médico. Os postos de saúde estão prontos para atender você. “Os postos de saúde estão prontos para atender você.” No fragmento acima ocorre um processo de substituição de um termo por outro que com ele apresenta relação de sentido. Assinale a afirmativa abaixo em que ocorre tal processo lógico-semântico: a) O avião decolou, ganhou altura e caiu. b) O leão do imposto comeu todo o meu dinheiro. c) Faltaram braços para se concluir o livro. d) O carro era um foguete passando por mim. e) O dente de alho está em cima da mesa.