PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Universidade Católica
UNIDADE I: INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
PROMOTOR DE JUSTIÇA LEONARDO CASTRO MAIA
Desenvolvimento Sustentável
RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL: AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E
Direito Ambiental na Sociedade de Risco
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
O Risco e a Responsabilização Acidente de Trabalho Reparação forfaitaire: Indenização do valor correspondente ao salário que a vítima perde em decorrência.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
O Que é Meio Ambiente??.
Prof. Dr. Fernando Rei IBRADEMP – 14/03/2006
\.
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
Trabalho.
Ademar Ribeiro Romeiro
Curso Direito à Memória e à Verdade
DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACULDADE PARAÍSO
CONCEITOS e PRINCÍPIOS AMBIENTAIS
Teoria Geral do Direito Ambiental
Teoria Geral do Direito Ambiental
Unih+ Curso Preparatório OAB
Direito Ambiental na Sociedade de Risco
DIREITO AMBIENTAL LUCIANE FERREIRA.
Política Pública Ambiental Brasileira
MOBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL URBANA
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Enem.
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA DIREITO AMBIENTAL E URBANÍSTICO
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Prof. Angela Issa Haonat
Os princípios que regem o Direito Ambiental
Direito Ambiental Meio ambiente – significa o lugar, o sítio, o recinto , o espaço que envolve os seres vivos ou as coisas.
Política Nacional do Meio Ambiente
Augusto Henrique Lio Horta
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Direito ambiental – introdução
Curso Técnico em Meio Ambiente
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
PRINCÍPIOS DA DECLARAÇÃO DO RIO - 92
JOSÉ MANUEL PUREZA O Direito Nacional do Ambiente - Aula 1 - Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRINCÍPIOS DE DIREITO AMBIENTAL
AULA TRÊS CONCEITO E PRINCÍPIOS.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Professor ARTHUR ROLLO
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Direito Ambiental Introdução  Histórico  Conceito
Direito Ambiental.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
1. Com relação aos princípios reconhecidos como princípios gerais na área ambiental e suas aplicações, julgue os itens a seguir:   I – Caso um empreendedor.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. Conceito: No Brasil, a primeira definição legal da expressão meio ambiente veio na Lei nº 6.938/1981 (Lei.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
DIREITO À PAZ.
Princípios do Direito Ambiental
Princípios do Direito Ambiental na Constituição Federal Direito Ambiental – Aula 3 Prof. MSc. Laura.
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Transcrição da apresentação:

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL

PRINCÍPIOS São os princípios que permitem compreender a autonomia do Direito Ambiental em face dos outros ramos do Direito; São os princípios que auxiliam no entendimento e na identificação da unidade e coerência existentes entre todas as normas jurídicas que compõem o sistema legislativo ambiental; É dos princípios que se extraem as diretrizes básicas que permitem compreender a forma pela qual a proteção do meio ambiente é vista na sociedade; São os princípios que servem de critério básico e inafastável para a exata inteligência e interpretação de todas as normas que compõem o sistema jurídico ambiental, condição indispensável para a boa aplicação do Direito nessa área.

RAMOS DO DIREITO

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIO DO MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO COMO UM DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL Teve sua origem na Declaração de Estocolmo/72 (CNUMAH). O homem tem o direito ao ambiente ecologicamente equilibrado, pois havendo o desequilíbrio ecológico, está em risco a própria vida humana. Todos os demais princípios decorrem deste. Do ponto de vista do direito brasileiro, o mais relevante reconhecimento deste princípio está no caput do artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIO DA PREVENÇÃO ( PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO E DA ATUAÇÃO PREVENTIVA ) O poder público e os particulares têm o dever de prevenir os danos ambientais. Tal princípio desdobra-se na precaução. “Para proteger o meio ambiente, medidas de precauções devem ser largamente e aplicadas pelos Estados segundo suas capacidades. Em caso de risco de danos graves ou irreversíveis, a ausência de certeza absoluta não deve servir de pretexto para procrastinar a adoção de medidas efetivas visando a prevenir a degradação do meio ambiente” (Declaração do Rio/CNUMAD/92). No aspecto da prevenção específica, a degradação deve ser prevenida através de medidas de combate à poluição, por exemplo. Prevenção leva a idéia de que se há um perigo comprovado, deve ser eliminado. Já na Precaução, as ações positivas em favor do ambiente devem ser tomadas mesmo sem evidência científica absoluta. A Precaução “é anterior à manifestação do perigo“

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO (Informação/Participação) Tal princípio tem raízes nos movimentos reivindicatórios da sociedade civil e, como tal, é essencialmente democrático. Ele concretiza-se através do direito à informação (publicidade) e do direito à participação. Assegura ao cidadão o direito pleno de participar na elaboração e na execução das políticas públicas ambientais. A Constituição brasileira estatui: 1)-O dever jurídico do povo defender e preservar o meio ambiente; 2)- direito de opinar sobre as políticas públicas, através das audiências públicas e integrando os órgãos colegiados ambientais.

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL PRINCIPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Se há o direito dos povos à busca do desenvolvimento, este não se deve efetivar à custa da degradação do meio ambiente. A busca do desenvolvimento sustentável implica no uso de ações racionais que preservem os processos e sistemas essenciais à vida e à manutenção do equilíbrio ecológico. PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE INTERGERAÇÃO A solidariedade e perpetuidade da vida humana enquanto espécie, faz com que o homem pense não só na existência presente, mas nas gerações que virão sucessivamente.

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL HOJE AMANHÃ

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIO DA CONSIDERAÇÃO DA VARIÁVEL AMBIENTAL Há que se "levar em conta a variável ambiental em qualquer ação ou decisão , pública ou privada , que possa causar algum impacto negativo sobre o meio". É o princípio da ubiqüidade

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE OS POVOS Os países têm que se pautar pela busca da cooperação internacional. Também aqui se inclui a responsabilidade por ações e omissões cometidas num dado território que podem afetar seus vizinhos. Os países têm responsabilidades ambientais comuns, mas diferenciadas, segundo seu desenvolvimento e sua capacidade. A Cooperação Internacional expressa-se na solidariedade entre os povos. Neste princípio está incluída a cooperação no sentido de repassar os conhecimentos de tecnologia limpa e conhecimentos de proteção do ambiente obtidos pelos países mais avançados e que têm possibilidade econômica de investir e obter resultados nas pesquisas ambientais.

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIO DA NATUREZA PÚBLICA DA PROTEÇÃO AMBIENTAL Ao lado da participação comunitária, o poder público tem o dever indeclinável de exercer tal proteção, devendo levar em consideração a variável ambiental no processo decisório político administrativo.

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIO DO POLUIDOR PAGADOR O poluidor tem que arcar com o ônus dos danos de sua atividade. O que se quer é a prevenção, a precaução, o cuidado prévio (e aqui, cabe ao potencial poluidor custeá-los). No entanto, ocorrida a degradação e a poluição, cabe ao poluidor pagar tal reparação. Como o princípio enuncia, não se deve inferir que paga-se para poluir. Assim, o poluidor deve não só pagar, mas reparar o dano."Visa sinteticamente à internalização dos custos externos de deterioração ambiental”

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIO DO USUÁRIO-PAGADOR Dada a escassez e a sensibilidade dos recursos ambientais, é um direito do poder público cobrar do usuário do recurso, a devida contrapartida financeira para custear direta ou indiretamente, o movimentar da máquina administrativa pública visando a proteção em todos os níveis destes recursos ambientais.