O Exercício da Actividade da Construção Aspectos Legais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

Procedimentos do Programa em matéria de verificações
RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Controladoria Geral do Estado de Alagoas
Beneficios da Integração Regional
Técnico responsável por instalações eléctricas de serviço particular
Estadias de longa duração (Imigração)
Serviços Públicos Essenciais
Função accionista do Estado e ‘golden shares’
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS
Pós-graduação em Gestão Imobiliária FEP 29 Fevereiro 2008
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
REGISTROS PÚBLICOS AULA 04 TEMA 04 PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
SISOBRA CONSTRUÇÃO CIVIL.
PREVIDENCIA SOCIAL NOVOS PROCEDIMENTOS - MP 83
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
CONTRATO DE TRABALHO.
LICITAÇÃO Elizabete Nunes.
Promovido pela C&M Software
MÓDULO: MODALIDADES DE LICITAÇÃO
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Regularização de Obra de Construção Civil
Condições de sucesso nas intervenções no Património. Exemplos.
Responsável Tributário
Quadro de Pessoal Módulo 680 Preencher os mapas dos quadros de pessoal
Injunções Andreia Portela TSJ Direito Processual.
EPOCH - TELECOMSOLUTIONS, Lda. Entidade Certificadora
A NOVA ACÇÃO EXECUTIVA ORDEM DOS ADVOGADOS DELEGAÇÃO DA AMADORA 25 DE JUNHO 2009.
Decreto-lei 59/2000 de 19 de Abril – Regime Jurídico das ITED Infra-estruturas obrigatórias; Infra-estruturas obrigatórias; Certificação obrigatória.
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
Aproveitamento de Estudos
Prestação de Contas.
© Luís M.S. Oliveira
Documentação Comercial
2012 / Julho – Raul Costa Alves
PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
O ACESSO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE
Problemas e Propostas de Solução
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
1 REFLEXÕES SOBRE RESPONSABILIDADES NO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE ENGENHEIRO CIVIL J. AMORIM FARIA FEUP 2003 / Fevereiro.
RDC – REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO
1.
Novas Oportunidades para a Agricultura COMO CRIAR O SEU NEGÓCIO
REGULAMENTO SOBRE PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS APROVADO PELA DELIBERAÇÃO N.º 044/CD/2008 Manhã Informativa 14 de Fevereiro de 2008.
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE X CLIENTE
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
PREGÃO ELETRÔNICO TRADICIONAL
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
Planejamento e Controle e obras
Decreto-lei 59/2000 de 19 de Abril – Regime Jurídico das ITED Infra-estruturas obrigatórias; Certificação obrigatória da infra-estrutura; Projectista;
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
NOVO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO
AUDITORIA Ativo Imobilizado
1 REGRAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA CONSTRUÇÃO SERVIÇOS DE ECONOMIA.
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
SGUARDO REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS EM ÁREAS CENTRAIS PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
ANVISA Decreto GESP nº , de 18 de outubro de 1978 (Decreto do Governo do Estado de São Paulo) Aprova Norma Técnica Especial Relativa às Condições.
Direito Administrativo 2
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE CONTABILIDADE CONTABILIDADE DAS EMPRESAS DE
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE CONTABILIDADE CONTABILIDADE DAS EMPRESAS DE
Regimes de Contratação de Obras Públicas - Lei 8666 de 1993
EDITAL Nº 001/2012 TAV RIO DE JANEIRO – CAMPINAS ( )
“A Cosntituição das Empresas Administradoras de ZPE sob Controle Privado: Aspectos Legais.
Regime de Competência. Receitas e Despesas devem ser consideradas em função do seu fator gerador, independentemente dos recebimentos ou pagamentos. Receitas.
Procedimentos legais antes da iniciação de uma obra
Transcrição da apresentação:

O Exercício da Actividade da Construção Aspectos Legais SERVIÇOS DE ENGENHARIA/SEGURANÇA

EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DA CONSTRUÇÃO O Regime Jurídico Aplicável ao Exercício da Actividade da Construção é estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 12/2004, de 9 de Janeiro. Sendo a Actividade da Construção, aquela que tem por objecto a realização de obra, definindo, este diploma, que “Obra” é: “todo o trabalho de construção, reconstrução, ampliação, alteração, reparação, conservação, reabilitação, limpeza, restauro e demolição de bens imóveis, bem como qualquer outro trabalho que envolva o processo construtivo”.

EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DA CONSTRUÇÃO Assim, ao abrigo do disposto nos artigos 4º e 6º, o exercício da actividade da construção, depende de: Alvará de Construção a conceder pelo IMOPPI; Título de Registo a conceder pelo IMOPPI. As empresas detentoras de Alvará ficam autorizadas a executar os trabalhos enquadráveis nas habilitações e pelo valor constante na classe do mesmo. As empresas detentoras de Título de Registo ficam habilitadas a executar trabalhos, até 10% do valor limite da Classe 1 (até 15.000 €), enquadráveis nas subcategorias no mesmo relacionadas.

EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DA CONSTRUÇÃO O Alvará é válido pelo período de 12 meses, caducando no dia 31 de Janeiro, se não for revalidado. O Título de Registo é válido pelo período de 5 anos e revalidado por iguais períodos. Estes documentos habilitantes, Alvará e Título de Registo, são intransmissíveis, a qualquer título e para qualquer efeito.

EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DA CONSTRUÇÃO DEVERES DAS EMPRESAS Agir segundo as regras de boa fé na formação e execução do contrato; Proceder à realização da obra em conformidade com o que foi convencionado; Em todos os contratos, correspondência, documentos contabilísticos, publicações, publicidade e, de um modo geral, em toda a sua actividade externa, indicar a sua denominação social e o número de alvará ou do título de registo (n.ºs 1 e 3, artigo 24º, D.L. n.º 12/2004, de 9 de Janeiro)

EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DA CONSTRUÇÃO DEVERES DAS EMPRESAS Afixar, em cada obra, de forma bem visível placa identificativa com a sua denominação social e número do alvará no local de acesso ao estaleiro (no caso de empresas responsáveis pelas obras); Manter, durante a realização da obra, cópia dos Alvarás e Títulos de Registo de todos os subempreiteiros (no caso de empresas responsáveis pelas obras). (n.º 4, artigo 24º, D.L. n.º 12/2004, de 9 de Janeiro)

EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DA CONSTRUÇÃO DEVERES DAS EMPRESAS SUBCONTRATAÇÃO A Subcontratação total de qualquer obra não é permitida; Só podem ser subcontratadas empresas que estejam devidamente habilitadas (detentoras Alvará ou Título de Registo); As empresas construtoras devem confirmar as Declarações de Obra Executada (Mod. IMOPPI n.º 11) ou em Curso (Mod. IMOPPI n.º 10) solicitadas pelos seus subempreiteiros. (n.ºs 1 e 4, artigo 27º, D.L. n.º 12/2004, de 9 de Janeiro)

EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DA CONSTRUÇÃO DEVERES DAS EMPRESAS Os contratos de empreitada e subempreitada de obra particular cujo valor ultrapasse 15.000€, devem obrigatoriamente ser reduzidos a escrito, com o seguinte conteúdo mínimo: Outorgantes; Identificação dos alvarás; Objecto contrato; Valor; Prazo de execução; Forma e prazos de pagamentos. (n.º 1, artigo 29º, D.L. n.º 12/2004, de 9 de Janeiro)

EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DA CONSTRUÇÃO DEVERES DAS EMPRESAS As empresas são obrigadas a facultar ao IMOPPI, no exercício da sua competência de Inspecção, o acesso às instalações e estaleiros, bem como a toda a informação e documentação relacionada com a actividade. (n.º 3, artigo 25º, D.L. n.º 12/2004, de 9 de Janeiro)