Introdução a Programação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Linguagem C Professor: Juliano Lucas Gonçalves
Advertisements

VARIÁVEIS EM C Dilvan Moreira. Lembrando...  Variável: nome de um local na memória onde dados são armazenados  Evita ter que lembrar um endereço numérico.
CLASSES EM JAVA Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java)
Disciplina:PROA3V José Henrique Verhalem e Renan Tenório Professor: Alexandre Cassimiro Novembro 2015.
Revisão: Potenciação e propriedades.
Introdução à Informática com Software Livre 11:37.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO INTRODUÇÃO AO PYTHON EWERTON AMORIM DE OLIVEIRA.
Linguagem de Programação – Aula 03 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos MAC122 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Variáveis e Atribuições.
MATRIZ É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
Introdução à Computação para Engenharia MAC2166
Tópicos Preliminares Algorítmos I.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Algoritmo e Lógica Programação Vetores e Matrizes
XVIII Escola de Verão IAG/USP Python Contêiner Marcelo Bianchi
Registro de Dados (Parte 2)
Aprendizado de máquina
Recursividade, Entrada pelo teclado e Funções com retorno
Exercício Projete uma calculadora no LabVIEW capaz de adicionar, subtrair, dividir, multiplicar, extrair a raiz quadrada e elevar um número a uma potência.
Fundamentos de Aritmética
Banco de Registradores e ALU
Algoritmo de Euclides para o cálculo do mdc
Introdução a Programação
Estruturas de Repetição
IP – Começando no Python
Introdução a Programação
Linguagem C Para programadores Python
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Módulo I Capítulo 3: Fluxo de Código e Operador Condicional
Prof. Wellington Franco Estrutura de um Programa Usando o VisuAlg
Prof. Wellington Franco
Coleções: Listas Dilvan Moreira.
IP – Condicionais e controle de fluxo
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS
Estruturas de Dados Vetores.
IP – Variáveis e Entrada de Dados
Algoritmos e Técnicas CEFET/RN.
Arquitetura de Computadores
Logaritmos.
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Prof. Andrew Rodrigues.
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
IP – Repetições Prof. Eduardo Falcão.
Introdução à Programação
Agenda Tipos de Informação Tipos de Dados Variáveis Constantes
Funções do Usuário em Matlab
ALGORITMOS Dilvan Moreira.
Programação.
Aula 02 – Produtos Notáveis
Binário, Hexadecimal, Decimal
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
Revisão: Potenciação e propriedades.
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Estruturas de Decisão
Linguagem PASCAL Tipos Estruturados
Algorítmos e Técnicas de Programação
DHD – Desenvolvimento em Hardware
Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 3
ALGORITMOS.
ALGORITMOS.
Estruturas definidas pelo programador
Python: Comandos Básicos
Vetores.
Introdução a progrmação Comandos condicionais: if e switch
Cálculo Numérico Aula 3 – Arredondamento e Operações /04/2014
Constantes, Variáveis e Memória
Operadores Aritméticos
RESULUÇÃO DOS EXERCÍCIOS E
MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA.
Aula 3 Professores: Conteúdo: Dante Corbucci Filho
Transcrição da apresentação:

Introdução a Programação 1 – Ementa, Construção de Algoritmos Prof. Eduardo Falcão

2 – Começando no python

O Python é uma linguagem de programação fácil de aprender O Python é uma linguagem de programação fácil de aprender. Você pode usá-la para criar apps web, jogos, e até mesmo um sistema de buscas!

GitHub Criar conta no github Criar repositório starting-python Instalar github no seu notebook Abrir bash do github, usar cd para chegar na pasta em que deseja seu repositório Ex: cd Desktop/Dropbox/Eduardo/python Clonar: baixar o repositório nessa pasta git clone <link-do-repositório>

GitHub Entrar na pasta do repo Verificar arquivos no repositorio cd starting-python Verificar arquivos no repositorio git status Adicionar arquivos ou pastas: git add <arquivo> Commit: consolida as mudanças localmente git commit –m “mensagem” Enviar mudanças pro servidor git push

Variáveis Criar apps web, jogos e sistemas de busca envolve armazenar e trabalhar com diferentes tipos de dados. Eles fazem isso usando variáveis. Uma variável armazena um dado e dá a ele um nome específico. Exercício: Atribua o valor 10 à variável my_variable. spam = 5 A variável spam agora armazena o número 5.

Booleanos Um booleano é como um interruptor de luz. Ele pode ter apenas dois valores. Do mesmo modo que um interruptor pode estar apenas ligado ou desligado, um valor booleano pode ser apenas True (Verdadeiro) ou False (Falso). Atribua os valores seguintes às variáveis correspondentes: 7 à variável my_int 1.23 à variável my_float True à variável my_bool a = True b = False

Redefinindo Variáveis my_int = 7 Você pode mudar o valor de uma variável a "redefinindo", assim: my_int = 3 Experimente! Mude o valor de my_intde 7 para 3 no editor

Indentação In Python, espaços em branco são usados para estruturar o código. Espaços em branco são importantes, então você deve ter cuidado com como os usa. def spam(): eggs = 12 return eggs print spam() def spam(): eggs = 12 return eggs print spam() IndentationError: expected an indented block Você verá este erro sempre que seus espaços em branco estiverem incorretos. A indentação é feita com TAB ou 4 espaços.

O Interpretador O interpretador executa seu código linha por linha, e verifica quaisquer erros. 1. Crie uma variável chamada spam e atribua a ela o valor de True. 2. Crie uma variável chamada eggs e atribua a ela o valor de False.

Comentários Um comentário é uma linha de texto que o Python não tentará executar como código. É para para os humanos lerem. Comentários tornam seu programa mais fácil de entender. Quando você lê seu código, ou outros querem colaborar com você, eles podem ler seus comentários e entender facilmente o que seu código faz. Para comentar uma linha use # Para comentar múltiplas linhas use ””” comentário “”” Teste um comentário de linha e outro comentário de múltiplas linhas no seu código.

Matemática Agora vamos fazer alguma matemática. Você pode somar, subtrair, multiplicar, dividir números assim: Todas essas contas podem ser feitas com uma calculadora, então por que usar Python? Porque que você pode combinar matemática com outros tipos de dados (por exemplo booleanos) e comandos para criar programas úteis. As calculadoras trabalham apenas com números! addition = 72 + 23 subtraction = 108 - 204 multiplication = 108 * 0.5 division = 108 / 9 Iguale a variável count_to à soma de dois números grandes.

Exponenciação eight = 2 ** 3 No exemplo acima, criamos uma nova variável chamada eight e atribuímos a ela o valor 8, ou o resultado de 2 elevado a 3 (2^3). Note que usamos ** em vez de * ou operador da multiplicação. Crie uma nova variável chamada eggse use expoentes para igualar eggs a 100. Tente elevar 10 à potência de 2.

Resto da Divisão Inteira teste = 3 % 2 Nosso último operador é o resto da divisão inteira. Resto retorna o resto de uma divisão. Então, se você digitar 3 % 2, ele retornará 1, porque 2 cabe uma vez em 3, com resto 1. Também é chamado de módulo Use resto para igualar spam a 1. Você pode usar quaisquer dois números que gerem um resto 1 para fazer isso.

So far so good Bom trabalho! Até agora, nós aprendemos sobre: Variáveis, que armazenam valores para uso posterior Tipos de dados, como números e booleanos Espaços em branco, que separam declarações comentários, que tornam seu código mais fácil de ler Operadores aritméticos, incluindo +, -, *, /, **, e %

Exercício Escreva um comentário de uma única linha na linha 1. Pode ser qualquer coisa! (Tenha certeza de que ele começa com #) Iguale a variável monty a True Iguale outra variável python a 1.234 Iguale uma terceira variável monty_python a python ao quadrado #my first code monty = True python = 1.234 monty_python = python ** 2

Quizz Peguem um papel, anotem os nomes de vocês, e criem um gabarito com 6 questões. Vocês terão 15 segundos pra cada questão.  O que é Python? Linguagem de marcação Linguagem de programação Um réptil Linguagem oral

Quizz - Continuação Qual o valor dessa variável? 12 12.11 9.9 11 division = 108 / 9

Quizz - Continuação Qual o valor dessa variável? 1 2 4 modulo = 8 % 2

Quizz - Continuação Qual o valor dessa variável? 9 3 27 1 exp = 3 ** 3

Quizz - Continuação Qual dos seguintes operadores é a exponenciação? $ ** ^ %

Quizz - Continuação Qual é o tipo de dado da variável b? array boolean string number b = “False”

Gabarito Troquem os gabaritos. Cada aluno corrige o gabarito de outra pessoa. B A D C

A refeição Agora vamos aplicar os conceitos da seção anterior a um exemplo do mundo real. Você acaba de comer em um restaurante, e recebeu esta conta (valores em notação com ponto decimal): Custo da refeição: $44.50 Impostos: 6.75% gorjeta: 15% Você calculará a gorjeta com base no custo total da refeição (incluindo impostos).

A refeição Instruções Primeiro, vamos declarar a variável “refeicao" e atribuir a ela o valor 44.50. Crie a variável “imposto" e atribua a ela o valor decimal de 6.75%. Atribua a ”gorjeta” o valor decimal de 15%. Mude ”refeicao” para o valor de ele mesmo + ele mesmo * imposto. E sim, você pode reatribuir uma variável em termos dela mesma! Atribua à variável ”gorjeta” a multiplicação dela mesma pelo valor de “refeicao”. Imprima gorjeta. import time refeicao = 44.5 impostos = 0.0675 gorjeta = 0.15 refeicao = refeicao + (refeicao * impostos) gorjeta = gorjeta * refeicao print("%.2f" % gorjeta) time.sleep(5.5) # pause 5.5 seconds

Jogar código no GIT! git add refeicao.py git commit –m “exercicio da licao 1” git push

Refs Curso de Python do Codecademy